As melhores cidades para empreender no Brasil são a capital paulista, além de Florianópolis e Joinville, ambas em Santa Catarina. Quem responde a pergunta é o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).
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A pesquisa é divulgada anualmente e sua mais recente versão, referente ao período 2022/2023, foi publicada recentemente. O levantamento é realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com apoio da Endeavor.
Antes de mais nada, para chegar ao ranking, são os 101 municípios mais populosos do país desde 2014. A seleção envolve a adoção de sete critérios ou pilares de avaliação:
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- Ambiente regulatório
- Infraestrutura
- Mercado
- Acesso a capital
- Inovação
- Capital humano
- Cultura
O ICE foi lançado em 2014, sendo esta a sua sétima edição. Foram investigadas as mesmas 101 cidades do ano anterior.
As 20 melhores cidades para empreender no Brasil
De acordo com o ICE 2023, estas são as melhores cidades para empreender no Brasil atualmente:
- São Paulo (SP)
- Florianópolis 9(C)
- Joinville (SC)
- Brasília (DF)
- Niterói (RJ)
- Boa Vista (PR)
- Curitiba (PR)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Macapá (AP)
- Goiânia (GO)
- Osasco (SP)
- Jundiaí (SP)
- Blumenau (SC)
- Porto Alegre (RS)
- Palmas (TO)
- São Bernardo do Campo (SP)
- São José dos Campos (SP)
- Belo Horizonte (MG)
- Santo André (SP)
- Maringá (PR)
Dessa forma, como a própria pesquisa aponta, para empreendedores esses dados podem ser usados para realizar escolhas informadas, analisando onde estão as melhores oportunidades para desenvolver seus negócios no país.
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Como escolher a região para abrir seu negócio?
Agora que você sabe quais são as 20 melhores cidades para empreender no Brasil, basta escolher qualquer uma e iniciar seu negócio, certo?
Errado!
A escolha da região certa é um dos passos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Mas existem diversos fatores que devem ser levados em consideração, não somente os macroeconômicos, mas também fatores individuais.
Por exemplo: dependendo de qual é nicho de atuação do seu negócio, uma determinada cidade pode ter um público alvo mais adequado o os recursos necessários disponíveis em maior quantidade.
Portanto, o primeiro ponto a se considerar é o mercado. Avalie se a região em questão possui uma demanda suficiente para o tipo de produto ou serviço que a empresa oferece.
Além disso, analise a concorrência e verifique se a região não está saturada de negócios similares.
Além disso, outro fator importante é a infraestrutura necessária para o seu tipo de empresa. Pesquise, por exemplo, se a cidade em vista conta com acesso facilitado para fornecedores, clientes e funcionários, bem como a disponibilidade de serviços.
A localização também deve ser estratégica para a logística de distribuição dos produtos ou serviços, assim como a segurança, as condições econômicas.
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* Colaboração: Tamires Silva