Como o MIA ensina mulheres a investir em startups

0
2532
Mulher analisando finanças
0
(0)

O número de mulheres que estão entrando no mercado de empreendedorismo vem crescendo. É o que aponta uma pesquisa realizada, em 2013, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o IBGE. E foi com o intuito de dar apoio a essas empreendedoras que surgiu o Movimento de Investidoras Anjo (MIA).

Anúncios

Neste dia 8 de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o FinanceOne fala desse movimento que é considerado a primeira iniciativa de Mulheres Investidoras do Brasil. O MIA tem como principal objetivo investir em startups que são lideradas por elas, além de ser um incentivo e apoio para as empreendedoras de negócios de alto impacto.

MIA
O MIA é voltado para ajudar mulheres empreendedoras

Além disso, os principais objetivos do MIA são: investir, sensibilizar e capacitar as mulheres para que elas atuem como investidoras anjo. Quer investir em startups? Entenda como funciona!

Anúncios

O sexo feminino ainda é minoria quando o assunto é empreendedorismo de startups, mesmo o percentual sendo de 34,9%, em 2010, segundo o Sebrae. Por isso, o MIA promove encontros entre mulheres que tenham um potencial ou que sejam investidoras anjo, para que elas compartilhem conhecimentos sobre o assunto.

O Movimento também apresenta projetos que estão em busca de investimento anjo para que as startups sofram algum tipo de aceleração e para que possam crescer no mercado. É importante frisar que o MIA não exclui o co-investimento com investidores homens, mas tem como foco acrescentar mais mulheres nesse setor.

O perfil da investidora anjo do MIA

Para saber qual o perfil que o Movimento de Investidoras Anjo busca, primeiro é preciso entender que tipo de pessoa é essa e como ela poderá te ajudar na sua startup. Um investidor anjo é um indivíduo que realiza investimentos com o próprio dinheiro em empresas que estão surgindo e têm um alto potencial de crescimento.

Anúncios

Além disso, os investidores anjo também ajudam no crescimento das startups para quais eles depositaram o seu capital. Outra característica deles é se tornarem mentores, acompanhando toda a evolução da empresa enquanto têm ações nas instituições.

. Cursos de empreendedorismo via internet e de graça

E se você pensa que o termo “anjo” é usado somente para uma ajuda financeira, está enganado. Ele também serve para dar a possibilidade de transmitir os próprios conhecimentos, experiências e redes de relacionamento. Isso faz com que aumentem as chances de sucesso das startups que estão ajudando.

Agora que você já sabe o que significa e a importância de um investidor anjo, é preciso conhecer as principais características que compõem o perfil de investidora do MIA. O Movimento busca mulheres que tenham potencial para investir como anjo, e para isso é necessário:

  • Capital;
  • Experiência empreendedora ou corporativa;
  • Ética;
  • Interesse em apoiar negócios nascentes.

No Brasil, de modo geral, o tipo de perfil do investidor anjo é o de ex-empreendedor. Principalmente os que já alcançaram o sucesso e, atualmente querem ajudar os que estão iniciando no mercado de empreendedorismo.

MIA conta com cinco parceiros para o projeto

como investir em startupsAssim como todo projeto conta com alguns parceiros, o MIA também tem cinco empresas que ajudam na aceleração de startups. Além de darem o apoio necessário a essas instituições e, claro, às empreendedoras. Das cinco empresas que são parceiras, três são das fundadoras do MIA.

Conheça cada uma das cinco empresas parceiras do MIA:

Anjos do Brasil: Organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de incentivar o crescimento do investimento anjo para dar apoio ao empreendedorismo de inovação no Brasil. A instituição busca compartilhar conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios tanto para empreendedores quanto para os investidores anjo. Além de apoiar a formação de redes de relacionamento.

Siglas e termos que todo empreendedor deve saber

Lab 22: A empresa investe e cria startups, mas é importante ressaltar que ela não é um fundo, uma aceleradora ou incubadora. A instituição se concentra em construir grandes empresas oferecendo tudo o que elas necessitam.

Microsoft BizSpark: Programa global da Microsoft que acelerar startups de base tecnológica, além de disponibilizar a essas empresas, de forma gratuita, software, suporte e visibilidade.

Rede Mulher Empreendedora: Plataforma de serviços com o objetivo de unir e apoiar mulheres empreendedoras do Brasil para desenvolver o próprio negócio. As empreendedoras podem publicar o perfil da startup no site, acessar dicas e notícias importantes. Além de participarem de fóruns de discussões, mas para isso é necessário realizar um cadastro gratuito.

WeXchange: Outra plataforma que promove o desenvolvimento das empresárias latino-americanas por meio de redes, mentoria e competições de pitch. Além de dar oportunidades para falar com investidores para ajudar a levar os negócios ao sucesso.

Como participar do MIA?

Para quem se interessou e quer se tornar uma investidora anjo do MIA, é bem simples. Basta apenas entrar no site e se cadastrar. Depois isso, a própria equipe do Movimento Investidoras Anjo irá convidá-la para os próximos eventos que serão realizados pela instituição. Que tal?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui