Como o MIA ensina mulheres a investir em startups | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como o MIA ensina mulheres a investir em startups

O número de mulheres que estão entrando no mercado de empreendedorismo vem crescendo. É o que aponta uma pesquisa realizada, em 2013, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o IBGE. E foi com o intuito de dar apoio a essas empreendedoras que surgiu o Movimento de Investidoras Anjo (MIA).

Neste dia 8 de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o FinanceOne fala desse movimento que é considerado a primeira iniciativa de Mulheres Investidoras do Brasil. O MIA tem como principal objetivo investir em startups que são lideradas por elas, além de ser um incentivo e apoio para as empreendedoras de negócios de alto impacto.

MIA
O MIA é voltado para ajudar mulheres empreendedoras

Além disso, os principais objetivos do MIA são: investir, sensibilizar e capacitar as mulheres para que elas atuem como investidoras anjo. Quer investir em startups? Entenda como funciona!

O sexo feminino ainda é minoria quando o assunto é empreendedorismo de startups, mesmo o percentual sendo de 34,9%, em 2010, segundo o Sebrae. Por isso, o MIA promove encontros entre mulheres que tenham um potencial ou que sejam investidoras anjo, para que elas compartilhem conhecimentos sobre o assunto.

O Movimento também apresenta projetos que estão em busca de investimento anjo para que as startups sofram algum tipo de aceleração e para que possam crescer no mercado. É importante frisar que o MIA não exclui o co-investimento com investidores homens, mas tem como foco acrescentar mais mulheres nesse setor.

O perfil da investidora anjo do MIA

Para saber qual o perfil que o Movimento de Investidoras Anjo busca, primeiro é preciso entender que tipo de pessoa é essa e como ela poderá te ajudar na sua startup. Um investidor anjo é um indivíduo que realiza investimentos com o próprio dinheiro em empresas que estão surgindo e têm um alto potencial de crescimento.

Além disso, os investidores anjo também ajudam no crescimento das startups para quais eles depositaram o seu capital. Outra característica deles é se tornarem mentores, acompanhando toda a evolução da empresa enquanto têm ações nas instituições.

. Cursos de empreendedorismo via internet e de graça

E se você pensa que o termo “anjo” é usado somente para uma ajuda financeira, está enganado. Ele também serve para dar a possibilidade de transmitir os próprios conhecimentos, experiências e redes de relacionamento. Isso faz com que aumentem as chances de sucesso das startups que estão ajudando.

Agora que você já sabe o que significa e a importância de um investidor anjo, é preciso conhecer as principais características que compõem o perfil de investidora do MIA. O Movimento busca mulheres que tenham potencial para investir como anjo, e para isso é necessário:

  • Capital;
  • Experiência empreendedora ou corporativa;
  • Ética;
  • Interesse em apoiar negócios nascentes.

No Brasil, de modo geral, o tipo de perfil do investidor anjo é o de ex-empreendedor. Principalmente os que já alcançaram o sucesso e, atualmente querem ajudar os que estão iniciando no mercado de empreendedorismo.

MIA conta com cinco parceiros para o projeto

como investir em startupsAssim como todo projeto conta com alguns parceiros, o MIA também tem cinco empresas que ajudam na aceleração de startups. Além de darem o apoio necessário a essas instituições e, claro, às empreendedoras. Das cinco empresas que são parceiras, três são das fundadoras do MIA.

Conheça cada uma das cinco empresas parceiras do MIA:

Anjos do Brasil: Organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de incentivar o crescimento do investimento anjo para dar apoio ao empreendedorismo de inovação no Brasil. A instituição busca compartilhar conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios tanto para empreendedores quanto para os investidores anjo. Além de apoiar a formação de redes de relacionamento.

Siglas e termos que todo empreendedor deve saber

Lab 22: A empresa investe e cria startups, mas é importante ressaltar que ela não é um fundo, uma aceleradora ou incubadora. A instituição se concentra em construir grandes empresas oferecendo tudo o que elas necessitam.

Microsoft BizSpark: Programa global da Microsoft que acelerar startups de base tecnológica, além de disponibilizar a essas empresas, de forma gratuita, software, suporte e visibilidade.

Rede Mulher Empreendedora: Plataforma de serviços com o objetivo de unir e apoiar mulheres empreendedoras do Brasil para desenvolver o próprio negócio. As empreendedoras podem publicar o perfil da startup no site, acessar dicas e notícias importantes. Além de participarem de fóruns de discussões, mas para isso é necessário realizar um cadastro gratuito.

WeXchange: Outra plataforma que promove o desenvolvimento das empresárias latino-americanas por meio de redes, mentoria e competições de pitch. Além de dar oportunidades para falar com investidores para ajudar a levar os negócios ao sucesso.

Como participar do MIA?

Para quem se interessou e quer se tornar uma investidora anjo do MIA, é bem simples. Basta apenas entrar no site e se cadastrar. Depois isso, a própria equipe do Movimento Investidoras Anjo irá convidá-la para os próximos eventos que serão realizados pela instituição. Que tal?







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras