
O uso de cartões é uma mão na roda para muita gente, especialmente quando há a possibilidade de parcelar as compras para pagar mais adiante. O que muitos não sabem, entretanto, é que o não pagamento da fatura em dia pode acarretar para além dos juros. Você sabe o que é a mora do cartão de crédito?
Mora nada mais é que o “atraso” do pagamento de uma fatura, que pode acarretar na temida multa moratória. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a multa equivale a um percentual retido pelo banco a cada vez que uma parcela é atrasada. Ela é diferente dos juros, uma vez que tem o objetivo de incentivar o pagamento antecipado.
Quer entender melhor sobre? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona a mora do cartão de crédito e dicas para escapar de mais essa taxa.
O que é mora do cartão de crédito?
A mora do cartão de crédito é um tipo de juro cobrado quando há atraso no pagamento da fatura – seja de um dia, seja de um mês. A taxa é somada a outras tarifas de atraso, como os juros em si. Existem dois tipos de mora do cartão de crédito:
Juro de mora
O juro de mora – ou juros moratórios – é a taxa cobrada pelo banco para cada dia de atraso do pagamento. Nesse caso, quanto mais dias se passarem, maior o valor.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), essa cobrança não pode ser maior que 1% ao mês sobre o total da fatura. Dessa forma, o cliente deve pagar 0,0333% do valor por cada dia de atraso.
Multa de mora
A multa de mora não altera o valor da parcela conforme os dias de atraso se avançam e tende a se acumular para o final do mês.
De acordo com o CDC, a multa fixa deve respeitar o limite de 2% do valor total da fatura, e deve ser informada pelo banco de forma clara antes mesmo do vencimento. A melhor forma de evitar o acréscimo é se atentar à data de vencimento de cada parcela.

Quando a mora do cartão é cobrada?
Tanto os juros de mora como a multa são cobrados pelos bancos e/ou operadoras de cartão de crédito a cada vez que um cliente deixa de pagar a fatura até o dia preestabelecido. As tarifas existem com o objetivo de incentivar o pagamento em dia das parcelas de cartão, além de indenizar os bancos em caso de atrasos nos pagamentos.
Quando há risco de inadimplência, o banco deixa de receber o montante negociado, e precisa conter o seu próprio caixa. Sendo assim, os juros e acréscimos são utilizados para sanar eventuais atrasos.
Como dito anteriormente, o juro de mora é cobrado a cada dia de atraso, enquanto a multa de mora é fixa independentemente do número de dias de atraso.
Como escapar da cobrança da mora do cartão de crédito?
Agora que você já sabe como funciona a mora do cartão de crédito, é importante se atentar para as armadilhas que os gastos em cartão podem acarretar para o seu orçamento. Além dos juros altos, há riscos de ter o nome exposto em sites como SPC e Serasa.
Para evitar esse tipo de constrangimento e ainda manter as finanças pessoais em dia, é importante que você mantenha as contas em dia e lembre-se das datas de fechamento de cada fatura. Lembre-se do seguinte passo a passo:
- Faça um planejamento financeiro;
- Opte por utilizar apenas um cartão de crédito;
- Estabeleça um limite mensal de gastos;
- Prefira pagamentos à vista;
- Anote os dias de vencimento de cada fatura.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir como funcionam os juros do cartão de crédito e como comparar taxas.