Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Nova carteira de motorista “inteligente” é adiada para 2022

Escrito por: Mateus Carvalho em 13 de dezembro de 2018

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou a nova carteira de motorista “inteligente” para 31 de dezembro de 2022. A proposta havia sido apresentada no final de 2017 e a previsão era que a implementação da nova carteira ocorresse a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano.

Em 30 de novembro foi publicada uma nova resolução, que informa que os órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e Distrito Federal terão mais prazo para adequarem os procedimentos para o futuro padrão da CNH.

nova-carteira-de-motorista -inteligente”

A nova carteira de motorista “inteligente” vai contar com um chip e Código de Referência Rápida (QR Code). O que vai facilitar o acesso remoto aos dados e funcionar até mesmo como cartão de crédito.

Outra exigência que já está em vigor são as novas placas do Mercosul para os veículos do Brasil. Essa foi outra medida que teve diversos adiamentos. Sendo uma delas o prazo para todos os estados começarem a implementar a nova placa, no mês de dezembro.

Nova carteira de motorista terá gravação dos dados a laser

A nova carteira de motorista “inteligente” será parecida com um cartão de débito e/ou crédito convencional. Além de conter chip e gravação a laser dos dados do motorista.

Outra tecnologia que já está sendo usada é o QR Code, presente na versão da CNH atual impressa. E que também é permitida na versão digital.

Com a nova carteira de motorista a intenção é que o documento se torne universal. Isso porque ela poderá, no futuro, servir como pagamento de pedágio e de transportes públicos, como ônibus e metrô.

Além disso, ainda será possível ter o controle de acesso a prédios e até mesmo identificação biométrica. Esta será feita por meio do cadastro das digitais no chip da carteira.

Essas utilidades poderão existir por meio de convênios a serem realizados entre entidades públicas ou privadas com autorização do Denatran.

Uma informação importante é que os motoristas que têm a CNH em papel não serão obrigados a fazer a troca, até o momento da renovação do documento.

A nova carteira de motorista “inteligente” será confeccionada em policarbonato, que é um tipo de plástico. As medidas serão: 8,66 cm de comprimento, 5,4 cm de largura e 0,7 mm de espessura.

Valores serão definidos pelos Detrans de cada estado

Os valores para a emissão da nova carteira de motorista “inteligente” ainda não foram definidos. Isso porque os preços serão divulgados pelos Detrans de cada estado, fazendo com que os valores para a emissão possam variar.

O Denatran ainda informou que a atualização da nova carteira de motorista “inteligente” irá reduzir as chances de fraudes. E ainda terá a integração com outros países. De acordo com o órgão, não há risco de leitura de dados sigilosos.

Outra alteração que o governo pretende realizar é editar uma medida provisória para aumentar o prazo de validade da carteira de motorista. Na proposta, que ainda está em análise, os motoristas ainda terão de fazer exames médicos a cada cinco anos.

Ao realizar os exames, não será cobrada nenhuma taxa extra. Além disso, será necessário apresentar documentação e tirar uma nova foto no Detran para receber a nova carteira.

Carteira de motorista 2019 terá formato de cartão de crédito

A carteira de motorista tinha como previsão mudar de formato em 2019. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o novo modelo da CNH será semelhante a um cartão de crédito convencional.

A nova CNH iria entrar em vigor no dia 1º de janeiro do ano que vem. Segundo o Ministério das Cidades, a novidade deve reduzir as fraudes, além de aumentar a durabilidade do documento e possibilitar a integração com outros países. Saiba como será o formato da nova carteira de motorista “inteligente”.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

13° salário
cartão-de-crédito-com-cashback
Montar uma reserva de emergência
Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional
alta da gasolina