NTN-F: entenda como funciona este tesouro prefixado

0
103
moedas dentro de pote
0
(0)

Você já escutou falar em NTN-F? Talvez possa conhecer a sigla como Notas do Tesouro Nacional. Quem é investidor a um tempo já deve conhecer esse tipo de ativo, mas sabe como ele funciona?

Anúncios

A primeira coisa que precisa saber é que esse é um tipo de aplicação no Tesouro Direto que ainda é pouco conhecido, quando comparado com outros investimentos. Além disso, o NTN-F tem uma taxa prefixada e juros semestrais.

E para quem não sabe se essa é uma boa opção de investimento, saiba que de acordo com os dados da Bolsa de Valores do segundo trimestre deste ano, os títulos NTN-B Principal (Tesouro IPCA sem juros semestrais) e LFT (Tesouro Selic) concentram mais de 70% do saldo em custódia dos investidores. 

Anúncios

Mas o que é e como funciona esse tipo de investimento? Para conhecer mais o NTN-F continue lendo este artigo!

O que é o investimento NTN-F?

Como já falamos acima, a sigla NTN-F significa Notas do Tesouro Nacional, mas o que seria esse tipo de investimento? Ele é um título público federal de renda fixa, que está diretamente atrelado à taxa de juros que foi determinada na contratação do investimento.

É importante ressaltar que os juros são semestrais. Por isso, assim que você começa a aplicar o dinheiro já sabe qual será o valor exato que vai receber no vencimento deste ativo.

Anúncios

Outro ponto que precisamos destacar é que o NTN-F é ideal para quem está querendo complementar a renda com os rendimentos dessa aplicação. Isso porque ele paga os juros a cada semestre, sendo nos meses de janeiro e julho.

pessoas conversando sobre investimento
O NTN-F é um investimento com taxas prefixadas e juros semestrais

Mas o que acontece em caso de resgate antecipado por parte do investidor? Neste caso, o Tesouro Nacional garante a recompra do título pelo valor de mercado e todas as transações são feitas pela internet.

Para que serve NTN-F?

Agora que você já sabe o que é um NTN-F deve estar se perguntando para que serve este título público de renda fixa.

Saiba que ele serve para que o Governo Federal possa captar recursos, visando financiar a dívida pública e investir em várias áreas, tais como: saúde, educação e infraestrutura.

+ Rating: o que é e como usar nos investimentos?

É importante destacar, ainda, que a Bolsa de Valores indica duas formas de investimento: a tradicional e a programada.

Na primeira, as operações de investimento e de resgate podem ser realizadas pelo investidor a qualquer momento do dia, mas respeitando o período de atuação do Tesouro Direto. Já na segunda, a operação e o resgate ocorrem de forma agendada. 

Quais as taxas para investir em NTN-F? Vale a pena?

Todo investidor que escolhe um tipo de ativo ou título público já pensa em quais taxas terá que arcar. Quem escolhe o NTN-F terá pela frente dois custos, são eles:

A taxa de administração, que será cobrada pela instituição financeira, e a taxa de custódia, que será cobrada pela B3. Na primeira, varia de acordo com cada instituição bancária e há uma tabela no site do Tesouro Direto que pode ajudar na previsão, enquanto a segunda é de 0,2% ao ano sobre o total investido.

É um tipo de investimento que vale a pena, mas você enquanto investidor precisa compreender quais são os riscos, que são baixos se for comparado com outros títulos do mesmo patamar no mercado.

Além disso, por ser um título público federal, o valor investido será garantido pelo governo Federal, tendo a liquidez diária garantida pelo Tesouro Nacional.

Este conteúdo te ajudou? Então continue lendo sobre o mercado financeiro e de investimentos aqui no FinanceOne.

Leia também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui