
O segundo turno das eleições acontece no próximo dia 30 para governador e presidente. Mas muitos ainda têm dúvidas de como funciona e, principalmente, porque uma eleição acaba indo para o segundo turno.
Anúncios
E mesmo com as eleições sendo realizadas a cada dois anos, por intercalar as gerais com as municipais, é comum que os eleitores possuam os mesmos questionamentos. Além disso, em algumas situações, muitos se surpreendem com o segundo turno.
Isso acontece principalmente porque não sabem qual a porcentagem necessária para que um candidato seja eleito logo no primeiro turno. E é justamente isso que queremos te explicar neste artigo!
Anúncios
Segundo turno das eleições: quando isso pode acontecer?
Para quem uma eleição seja decidida no primeiro turno, sem a necessidade do segundo, é preciso que os candidatos para presidente ou governador tenham 50% dos votos válidos mais um.
Vale ressaltar ainda que nessa conta são excluídos os votos brancos e nulos. Ou seja, somente os votos que de fato os candidatos receberam na eleição em si.
Além disso, é levado em consideração o critério da maioria absoluta para que um candidato seja eleito. Sendo assim, ter a maior quantidade de votos não é o suficiente para alcançar a vitória, é preciso de fato ter 50% mais um dos votos válidos.
Anúncios
Por isso, quando um candidato alcançar maioria absoluta dos votos absolutos no primeiro turno, ele já é considerado eleito. Tendo como consequência disso o descarte da realização do segundo turno.

Mas caso isso não aconteça, como neste ano, é necessário o segundo turno das eleições. Porém, concorrem ao cargo somente os dois candidatos mais votados pela população no primeiro turno.
Como funciona o segundo turno nas eleições?
O segundo turno das eleições funciona de forma bem simples. Afinal, somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno, e que não atingiram margem para serem eleitos de forma direta, irão concorrer.
Dessa forma, ambos são colocados em uma disputa dupla.
Neste caso, somente pode haver segundo turno para os três seguintes cargos:
- Presidente;
- Governador; e
- Prefeito.
Em uma disputa de segundo turno, é consagrado vencedor o candidato que conquistar a maioria dos votos válidos, sem considerar brancos e nulos.
A apuração do segundo turno das eleições é feita assim como no primeiro turno, no mesmo dia, assim que encerra a votação e as urnas são entregues.
Como será o segundo turno das eleições 2022?
Em 2022, as eleições foram para cinco cargos. No entanto, somente dois deles poderiam ter segundo turno: presidente e governador.
Para o cargo de presidente, nenhum candidato conseguiu atingir mais de 50% dos votos válidos e haverá segundo turno entre o primeiro e segundo mais votado, respectivamente, sendo:
- Lula (PT) – 48,43% dos votos no primeiro turno;e
- Bolsonaro (PL) – 43,20% dos votos no primeiro turno.
Além disso, também haverá segundo turno para governador. No entanto, isso ocorre somente em alguns estados.
De todas as regiões do Brasil, 14 estados mais o Distrito Federal decidiram no primeiro turno e já têm governador eleito ou reeleito. No entanto, 12 não conseguiram essa proeza e terão segundo turno.
Veja quais são eles:
- Espírito Santo;
- Amazonas;
- Alagoas;
- Sergipe;
- Bahia;
- Pernambuco;
- São Paulo;
- Paraíba;
- Santa Catarina;
- Rondônia;
- Rio Grande do Sul;
- Mato Grosso do Sul.
Continue a sua leitura aqui no Finance One e veja qual é a data do segundo turno das eleições de 2022 e mais conteúdos sobre esse momento político do Brasil.
Leia também no FinanceOne: