Nubank é o primeiro banco a liberar pagamentos pelo WhatsApp

Escrito por: Mateus Carvalho em 18 de junho de 2020

O Nubank será a primeira instituição financeira a realizar pagamentos pelo WhatsApp, como divulgado na última segunda-feira, 15. Com essa parceria, a fintech acabou se tornando destaque no mercado financeiro.

Ao anunciar a parceria, o Nubank informou que está sempre em busca de novas soluções para as necessidades reais das pessoas. E que os pagamentos pelo Whatsapp são mais um passo que a fintech deu para reinventar a vida financeira das pessoas.

Nubank lança cartão de débito - Cartão de débito Nubank
O Nubank será o primeiro banco a permitir pagamentos pelo Whatsapp

Os clientes da NuConta, que possuem o cartão de débito do banco, poderão enviar e receber o dinheiro por meio do WhatsApp com a mesma facilidade que conversam com os contatos. 

Todo o procedimento é realizado de forma segura, simples e sem cobrança de taxas ou tarifas. O novo recurso de pagamentos pelo WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay e, processado por um provedor de serviços de pagamento local.

Vale ressaltar que a função ainda não está liberada, a previsão é que isso ocorra ao longo das próximas semanas.

“Somos a primeira instituição financeira 100% digital entre a primeira onda de bancos a possibilitar que pagamentos sejam feitos através do WhatsApp no Brasil. Estamos sempre em busca de novas soluções para as necessidades reais das pessoas, e hoje ficamos felizes em anunciar o lançamento de pagamentos no WhatsApp”, disse o Nubank.

Entenda como serão os pagamentos pelo WhatsApp

O grupo do Facebook, dono do WhatAapp, desenvolveu uma proposta na qual permite que os usuários conectados possam realizar pagamentos para comerciantes ou transferências.

Para realizar a administração dos repasses, foram convocados o Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

Porém, o Nubank será a primeira instituição financeira a liberar os pagamentos pelo app de mensagens. O serviço será realizado da seguinte forma:

-> Ao acessar o WhatsApp, o usuário deve ir no menu e selecionar a opção “Pagamentos”;

-> Depois você precisará escolher a função “Facebook Pay”, concordar com os termos e condições e criar um PIN do Facebook Pay de seis dígitos;

-> Nesta etapa, você precisará digitar os dados solicitados, como por exemplo, nome completo, CPF e o número do cartão Nubank.

-> Agora, você deverá receber pelo aplicativo do próprio Nubank, um código com dígitos para que confirme a autorização do serviço pelo Whatsapp.

A ideia é que quando abrir as conversas com os contatos, seja possível enviar ou receber dinheiro da mesma forma que são enviados os arquivos, fotos, contatos e localização.

Existirão duas maneiras de utilizar a função de pagamentos pelo aplicativo de mensagens:

  • Envio e recebimento de dinheiro entre amigos e familiares;
  • Pagamentos feitos para empresas que utilizam o aplicativo Whatsapp Business.

Quem poderá fazer os pagamentos no WhatsApp?

Os clientes que desejarem realizar pagamentos por meio do aplicativo WhatsApp deverão, primeiramente, ser cliente do Nubank. Uma vez que ele é o primeiro banco a oferecer esta opção. Além disso, será necessário ter a função débito do cartão ativa.

Nesse mesmo critério, os clientes que desejarem realizar qualquer tipo de transação utilizando a função crédito também precisa habilitá-la.

O Nubank informa ainda que a funcionalidade será liberada para os clientes ao longo das próximas semanas. A liberação ocorrerá até que todos tenham acesso.

A fintech informou que divulgará as informações atualizadas em seu blog para os clientes que desejarem mais informações.

Quer saber como fazer compras pelo WhatsApp?

É fácil e o Nubank também facilitará esse processo. Isso mesmo, além de pagamento, também é possível fazer compras.

O aplicativo permitirá o envio de valores para outras pessoas, como também permitirá que o cliente faça compras no WhatsApp. As funções disponíveis serão crédito e débito.

Neste caso, a empresa precisa ter o WhatsApp Business instalado para que possa receber a quantia dos clientes.

O Nubank especifica, ainda, que não será cobrada nenhuma taxa para o envio ou solicitação de pagamentos realizados através do WhatsApp. Essa tarifa zero será tanto para empresas como para pessoas, com exceção para o WhatsApp Business.

Nubank é eleito melhor banco do país

As iniciativas e melhorias do Nubank ao longo dos anos vem lhe rendendo uma série de recompensas. 

Além de ser a primeira empresa a receber pagamentos pelo WhatsApp, a empresa recentemente foi eleita como melhor banco do Brasil.

Isso mesmo, a revista Forbes elegeu a fintech como melhor banco do país em 2020. O Nubank liderou a lista e desbancou as demais instituições financeiras, entre elas bancos grandes e tradicionais: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Inter.

O Nubank, inclusive, cresceu de maneira disparada em número de usuários. Em pouco tempo, foi de seis para 25 milhões de contas em seu sistema, de acordo com dados de março de 2019.

Além disso, no primeiro trimestre de 2020, a empresa registrava, em média, mais de 40 mil novos usuários diariamente. Em 2019, o Nubank foi considerado uma das melhores instituições financeiras do mundo – entrando no ranking World’s Best Bank.

Gostou da novidade de pagamento? O que achou do Nubank ser o primeiro banco a receber essa funcionalidade? Compartilhe essa informação e comente a sua opinião.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como funciona o Consórcio Honda
pib
Serviços da conta corrente gratuita
Muitas fintechs oferecem serviços de bancos digitais e de cartões de crédito
Como cancelar compra com cartão de crédito?