Permuta: saiba o que é e como funciona essa prática

0
180
mulher entregando dólar para homem
0
(0)

Sabe aquela famosa frase que diz “o dinheiro compra tudo”? Nem sempre ela se aplica, em alguns casos pode acontecer uma permuta entre as partes. Você sabe o que é isso?

Anúncios

No nosso contexto atual, a internet se transformou em um espaço de muitas oportunidades. No ambiente virtual é possível estabelecer muitas conexões, que podem gerar trocas realmente agregadoras.

Sendo assim, é muito comum ver alguns influenciadores experimentando e anunciando produtos, por exemplo. Sendo assim, para pagar aquele consumo, muitas vezes aceita-se como moeda a relevância de uma pessoa no contexto social da internet.

Anúncios

Embora muitas vezes possa haver também um pagamento de dinheiro, esse tipo de permuta é um dos exemplos que mais podemos perceber hoje em dia. Mas do que se trata, exatamente, essa prática? É o que vamos descobrir hoje.

+ Composição do salário: entenda o que você ganha e perde

O que é?

Trata-se de um sistema muito antigo e que antecede até mesmo os pagamentos feitos por dinheiro. Na época do feudalismo, por exemplo, as relações comerciais eram realizadas por escambo – que, na prática, é o mesmo que permuta.

Anúncios

Com a evolução do sistema financeiro, incluíram a moeda como via de troca para aquisição de produtos e serviços.

trabalhador assinando falta no trabalho
Os tipos mais comuns de permuta são de bens, financeiras e de serviços.

Sendo assim, a permuta consiste em uma troca recíproca de bens ou serviços. Ou seja, é uma forma de adquirir bens sem que haja, diretamente, a influência do dinheiro nesse intercâmbio de pertences.

Os contratos precisam estar informando as pessoas que farão parte daquele acordo e quais bens ou serviços serão negociados naquela intermediação. Veja quais são os tipos de permutas mais praticados:

Permuta de bens (como Automóveis e Imóveis)

A permuta de bens é uma operação bastante comum. Como a ideia já sugere, ocorre a troca de imóveis ou automóveis, por exemplo, para algum que atenda melhor as expectativas de quem está envolvido no processo.

No Brasil, esse tipo de acordo é regulamentado pelo artigo 533 do Código Civil.

Os cuidados que se deve ter em mente ao fazer esse tipo de negócio é que a troca está sendo realmente justa, ou seja, que os bens estejam no mesmo nível.

Além disso, vale dizer que em alguns casos é comum compensar o desnível entre os bens com dinheiro.

Para a permuta, não é preciso fazer troca de produto da mesma categoria. Ou seja, um imóvel pode ser trocado por automóvel, por exemplo, e vice-e-versa.

+ Casa Verde e Amarela: entenda quais as regras para participar

Permuta financeira

Esse tipo de negociação é muito usada no mercado de imóveis. Um exemplo clássico é a cessão de um terreno para que se construa, por exemplo, um edifício de apartamentos. Nesse caso, uma das partes da troca ficaria com uma das construções.

Sendo assim, é comum que uma das partes receba o valor da negociação em dinheiro. Contudo, também é possível ver esse tipo de acordo em outros setores, como na troca de produtos, serviços e outros ativos como até mesmo informações, por exemplo.

Permuta de serviços

É aquela citada no início do texto, por exemplo. Ou seja, um estabelecimento precisa de divulgação e cede um de seus produtos para que um influenciador mostre nas redes sociais, trazendo mais relevância para a sua marca.

Esse tipo de troca também é bastante comum, visto que analisa-se as necessidades que as partes possuem e, assim, resolver trocar os seus serviços.

O contrato

A permuta é um modelo de negócio em que é necessário ter um contrato para que todas as questões fiquem bastante claras a todos que participam dessa troca. Sendo assim, é importante que haja informações como:

  • Duração do acordo;
  • Condições de cada lado;
  • Valores envolvidos;
  • Beneficiários em caso de falecimento/incapacidade;
  • Multa rescisória – para os casos de descumprimento do contrato.

Nesse caso, é importante analisar também a segurança da operação e as condições da negociação para que se tenha certeza que a permuta será realmente a opção ideal, entre tantas, para que se adquira um bem.

+ Empréstimo consignado: como funciona e quem tem direito?

Agora você já entendeu como entendeu o que é permuta, que tal conhecer outros modelos de negociação também? Continue navegando pelo FinanceOne para entender mais sobre esses assuntos!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui