O mercado de ativos digitais nunca foi tão cobiçado como nos últimos anos. A ascensão do Bitcoin e de outras moedas trouxe um foco importante para o mundo dos investimentos, mas ainda pairam dúvidas. Por exemplo, sobre a oscilação no preço das criptomoedas.
Anúncios
Muitos investidores, principalmente os iniciantes, ficam sem saber o motivo das constantes altas e baixas no preço das criptomoedas.
O que será que influencia essa cotação? Será que são os mesmos fatores de uma conversão no mercado cambial? Dá para comparar a oscilação do dólar com a do Bitcoin?
Anúncios
São muitas dúvidas quando o assunto é o preço das criptomoedas. Isso porque muitos não fazem ideia quais são os fatores determinantes.
E, para a surpresa de alguns, não é nada tão mirabolante. Pelo contrário, os motivos são comuns e de situações do cotidiano. Afinal, o mercado financeiro também gira em torno de aspectos sócio-econômicos.
4 aspectos que influenciam o preço das criptomoedas
O Bitcoin teve altas históricas nos últimos anos que fizeram muitos investidores olharem com ambição para esse investimento promissor. No entanto, também existiram baixas consideráveis – tudo dentro da normalidade.
Anúncios
E essas altas e baixas são resultados de inúmeros fatores. A seguir, confira os principais!
Demanda da oferta e procura
Quem aí nunca ouviu falar da lei da oferta e da procura? Este termo é bem comum em qualquer situação de mercado, não somente com moedas digitais – podendo se aplicar a produtos e serviços.
Sendo assim, o preço de uma determinada criptomoeda vai variar conforme a sua demanda entre os investidores.
Mas, como isso funciona? É bem simples: quanto maior é a busca por determinada moeda, maior será o seu preço. E também o reverso, se menor for a procura, o preço dela cai.
O dólar
Embora tenham aplicações completamente diferentes e focos, a volatilidade do dólar também vai influenciar no preço das criptomoedas.
Afinal, a oscilação dessa moeda tem forte relevância no cenário econômico em caráter mundial, com forte influência em várias moedas – incluindo os ativos digitais.
A falta de regulamentação
O investimento em criptomoedas não é ilegal. Mas, como todos sabem, ainda não há uma regulamentação e o mercado de criptomoedas é descentralizado. Com isso, qualquer pessoa que tenha vontade e dinheiro para começar a negociar pode entrar neste mercado e iniciar transações com a moeda.
Por este motivo, é possível encontrar empresas que utilizam o preço das criptomoedas de diversas formas durante as suas negociações.
O preço final vai ser influenciado por vários fatores, tais como: as taxas que são cobradas, a sua reputação no território e a quantidade de clientes.
Sendo assim, dentro de um mesmo país você poderá encontrar criptomoedas com preços diferentes. Dessa forma, há grande oscilação por conta da falta de regulamentação em um mercado amplo e versátil.
O momento econômico dos países
Você deve estar se perguntando qual o motivo faz com que o preço das criptomoedas seja influenciado pelo momento econômico e o mercado financeiro, correto?
Por mais que a compra e venda desses criptoativos sejam realizadas de forma descentralizada, a transação ainda sofre um impacto direto.
Mas o que isso significa? Que existem países que possuem o mercado mais favorável para as transações de moedas digitais, o que acaba fazendo com que elas fiquem mais valorizadas.
E ainda que a cotação seja mais elevada, é possível que o preço das criptomoedas seja mais barato. Isso pode acontecer por conta das leis que existem em relação a declaração de impostos.
Alta global dos juros
O que também pode influenciar o preço das criptomoedas é a alta dos juros no contexto global. Neste cenário, a renda fixa se torna mais atrativa do que a renda variável. E é neste primeiro contexto onde as criptomoedas estão inseridas.
Analistas confirmam, inclusive, que os títulos de renda fixa costumam acompanhar as taxas de juros. Portanto, o preço das criptomoedas pode ser diretamente afetado.
Vale lembrar que são várias as opções de renda fixa para se investir enquanto o preço das criptomoedas oscila. É importantíssimo permanecer, simultaneamente, acompanhando como a taxa Selic vai reagir.
Preços das criptomoedas: como não sofrer tanto com oscilações?
Existem diversas formas para que você não sofra tanto com esse sobe e desce das moedas digitais. Uma delas é se manter calmo quando ocorre uma queda brusca.
Isso porque é normal que em momentos de insegurança, você acabe saindo da posição em que está antes mesmo de atingir o limite de perda planejado, também conhecido como stop loss.
Há também quem acabe deixando de comprar uma criptomoeda durante uma tendência de alta e espere uma baixa para que realize a compra. Por isso, controlar as emoções nesse momento é fundamental.
Outra dica é realizar as transações por meio das exchanges. Para quem não conhece, elas são plataformas eletrônicas que colaboram na compra, venda e até mesmo troca de criptomoedas e tokens.
Em momentos de oscilações, elas te ajudam a encontrar os melhores preços de criptoativos para que você não sofra com o sobe e desce do mercado financeiro. Vale ressaltar que essas plataformas conectam compradores a vendedores para realizar a negociação.
Cadastre-se na NovaDAX e acompanhe o preço das criptomoedas
Uma das principais exchanges é a NovaDAX, que é segura, possui um atendimento personalizado e rápido por meio do chat no site. Além disso, você conta com transações de alta liquidez e realizadas de forma rápida.
O melhor é que as taxas de negociações são consideradas as mais baixas do Brasil reduzidas em até 0,07% e taxa zero para saques em reais(R$) via PIX.
Está esperando o que? Faça já seu cadastro na NovaDAX.
Na página principal, clique em “Abra sua conta grátis” para realizar o cadastro e criar a sua conta na plataforma.
Com a NovaDAX, você vai conferir todas as informações que precisa para investir o seu dinheiro e acompanhar as movimentações do mercado.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que ainda não sabe o que influencia o preço das criptomoedas.