Neste ano, a Receita Federal bateu recorde com o número de contribuintes que declararam o Imposto de Renda: foram 36,3 milhões de declarações até o fim do prazo. Com isso, o fisco deverá pagar a restituição a 61% dos que declararam. Com isso, surge a dúvida: é possível investir a Restituição do Imposto de Renda? Onde guardar o dinheiro?
Anúncios
O primeiro lote do Imposto de Renda foi pago em 31 de maio, e o segundo foi em 30 de junho. Já o terceiro lote foi pago no último dia 29 de julho.
Além disso, o quarto lote está previsto para 31 de agosto e o quinto para 30 de setembro. Essa divisão é feita de acordo com a ordem de entrega da declaração, mas têm prioridade contribuintes idosos acima de 60 anos e contribuintes com alguma deficiência.
Anúncios
+ Como saber em qual lote vou receber a restituição do Imposto de Renda?
A seguir, veja as opções para investir a Restituição do Imposto de Renda. Boa leitura!
3 opções para investir a Restituição do Imposto de Renda
CDB com liquidez diária
CDB’s significa Certificados de Depósitos Bancários, que podem ser considerados uma excelente alternativa para quem quer investir a curto prazo. Além de serem seguros, os CDBs conseguem render mais que a poupança.
Anúncios
Isso porque ele tem o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para o caso de investimentos de até R$250 mil, por CPF e por instituição financeira.
Os pequenos e médios bancos oferecem a mesma proteção de FGC dos bancos mais conhecidos. A principal recomendação é escolher CDB’s com liquidez diária ou de pouca carência.
+ Entenda tudo sobre CDB: o que é, rendimento e como investir
Fundos de investimento
Essa pode ser uma boa alternativa para quem ainda não sabe qual é o melhor tipo de aplicação. Isso porque nos Fundos de Investimento é possível adquirir cotas de um fundo administrado por um gestor.
E o que isso significa? Que é esse gestor que decide o que comprar com o valor investido por você. Sendo assim, é esse profissional que fica responsável por aplicar o dinheiro em investimentos que trarão retornos para você.
Os tipos de Fundos de Investimento são:
- Curto prazo: títulos com vencimento menor do que um ano, o que garante baixo risco e alta liquidez;
- Renda fixa: aplicação de capitais em títulos de renda fixa, sejam públicos ou privados;
- Ações: ao menos, são necessários 67% dos recursos aplicados na bolsa de valores;
- Multimercados: misto de investimentos, como ações, renda fixa e imobiliário.
Fundo de Previdência Privada do tipo PGBL
Com o Fundo de Previdência Privada é possível deduzir até 12% da renda tributável, ou seja, dá para reduzir o IR a ser pago ou aumentar a sua restituição.
A maior vantagem deste investimento em relação aos outros da lista é que o dinheiro que você coloca em um fundo previdenciário continua sendo seu, rendendo na sua conta e contribuindo para que você tenha uma aposentadoria mais confortável financeiramente.
FinanceOne lança curso sobre educação financeira e investimentos inteligentes
Agora que você já sabe como investir a Restituição do Imposto de Renda , que tal fazer um curso que vai te oferecer conhecimento técnico e habilidade emocional para se tornar um investidor de sucesso?
Gostou da ideia? O FinanceOne lançou o curso online Finanças e Investimentos Inteligentes. As aulas são super didáticas e explicativas. Você irá poder aplicar esses ensinamentos mesmo que seja o seu primeiro contato com o tema.
Elas são ministradas por Daniel Garza. Ele é educador e assessor financeiro especializado em finanças pessoais e investimentos inteligentes. Além disso, é sócio da empresa Manchester Investimentos, um dos escritórios de maior crescimento no mercado financeiro e vinculado à XP Investimentos.
Como é estruturado o conteúdo do curso para que você comece a investir?
1 – Introdução às Finanças Pessoais
2 – Introdução ao Mercado Financeiro
3 – Renda Fixa Pública
4 – Renda Fixa Privada
5 – Renda Variável Fundos
6 – Renda Variável Bolsa de Valores
7 – Estratégias de Operação em Bolsa
8 – Previdência Privada
9 – Montagem da Carteira de Investimentos
10 – Como lidar com Crises Financeiras
Gostou de saber onde investir a Restituição do IR? Então veja outros conteúdos: