Início Uncategorized Tudo sobre CDB: o que é, rendimento e como investir

Tudo sobre CDB: o que é, rendimento e como investir

5
(1)

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de renda fixa do tipo crédito privado, oferecido por bancos. Ele é uma das alternativas preferidas daqueles que estão dando os primeiros passos nos investimentos.

Basicamente, o CDB funciona como um empréstimo do seu dinheiro para a instituição bancária. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade que é definida no momento da compra.

CDB

Passo a passo para investir no CDB

1º – Escolher uma corretora ou um banco de investimentos.

2º – Abrir uma conta.

3º – Pesquisar os melhores títulos e aqueles que mais se encaixam no seu perfil.

4º – Fazer um aporte inicial com o valor desejado para a aplicação.

Os tipos de CDB

1 – Títulos pós-fixados

Este é o tipo mais comum de CDB. A sua taxa de rentabilidade é atrelada a um indexador da economia. Basicamente, o emissor paga um percentual do índice de referência utilizado.

Como os indexadores variam com o tempo, os rendimentos do CDB pós-fixados também estão sujeitos a oscilações até a data do vencimento. Portanto, ao investir neste ativo, você só tem uma previsão: de quanto irá receber no prazo de resgate.

De forma geral, se o indexador sobe, os seus rendimentos também aumentam.

2 – Títulos prefixados

A taxa de rentabilidade prefixada consiste em uma remuneração fixa. Ela se mantém desta forma, independentemente das condições do mercado.

No momento da compra, você já sabe exatamente o quanto o seu dinheiro vai valorizar até a data do vencimento.

3 – Títulos Híbridos

O CDB híbrido é a classe menos ofertada no mercado. Ele possui taxa de rentabilidade composta por duas partes: uma fixa e uma variável.

Vantagens e Desvantagens do CDB

Para deixar tudo ainda mais claro para você, veja a seguir os pontos positivos e negativos sobre esse investimento.

Vantagens

CDB

1 – Boa rentabilidade: os retornos são maiores que o da poupança, por exemplo. Em alguns casos, é possível render duas vezes mais que na caderneta.

2 – Liquidez diária: em alguns casos, o CDB pode oferecer liquidez diária, ou seja, você pode ter acesso ao dinheiro a qualquer momento.

3 – Proteção do FGC: o baixo risco do investimento vem deste Fundo que garante até R$ 250 mil por CPF e por emissor.

4 – Margem de garantia: uma vantagem que poucas pessoas conhecem é que ele pode ser usado como margem de garantia para investir na Bolsa de Valores. Dessa forma, seu dinheiro pode render em dois lugares ao mesmo tempo.

Desvantagens

1 – Tributação: a primeira desvantagem do Certificado de Depósito Bancário é que há incidência de imposto de renda. Outro detalhe importante: se você aplicar seu dinheiro e retirá-lo em menos de 30 dias, você também terá que pagar IOF.

2 – Valor mínimo: a quantia exigida pela maioria dos bancos é superior em relação a outros investimentos, como o Tesouro Direto, por exemplo.

3 – Período de Carência: em alguns casos, o CDB contratado exigirá um período de carência. Nesses casos, você não poderá acessar seu dinheiro de forma alguma enquanto este prazo não acabar.

Tributação do CDB

A tributação dos CDBs é semelhante à maioria das aplicações de renda fixa:

– 22,5% – sobre os rendimentos ocorridos até 180 dias após a aplicação;

– 20% – sobre os rendimentos ocorridos até 360 dias após a aplicação;

– 17,5% – sobre os rendimentos ocorridos até 720 dias após a aplicação;

– 15% – sobre os rendimentos ocorridos após 720 dias da aplicação.

Na data de vencimento do título, você recebe o valor original de volta acrescido de todo o rendimento do período. Lembre-se, porém, de que há Imposto de Renda no CDB. Ele varia de 22,5% a 15%, dependendo do tempo de aplicação.

Além do IR, quem deixa o dinheiro no CDB por menos de 30 dias tem que pagar ainda o IOF. Ele é um imposto mais agressivo. Pode chegar a 96% para um dia de aplicação.

Se por um lado o CDB tem tributos envolvidos, por outro não cobra taxas de administração, performance ou custódia. Além disso, entre suas vantagens estão o rendimento atraente para a renda fixa e a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

Quando e onde investir?

Investir em CDB é uma boa alternativa para diversas carteiras. No entanto, qual o melhor para o seu perfil?

Essa resposta depende de uma série de fatores, principalmente pessoais. Tudo começa com os seus objetivos de investimento e os prazos de realização.

Outro ponto importante é ter em mente o valor a ser investido. Geralmente, quanto maior o aporte, mais rentabilidade.

De forma geral, os melhores CDBs de 2018 são aqueles que possuem taxas de rentabilidade correspondentes às suas expectativas. Ou seja, que podem acelerar a realização dos seus sonhos. Portanto, pesquise!

Afinal, não adianta somente investir no CDB que possui a maior taxa de juros, é preciso considerar o prazo de vencimento daquele título. Além da sua liquidez (regra de resgate).

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FGTS para empregados domésticos: entenda como funciona

É empregado doméstico ou tem um que trabalha para você? Sabe como funcionam as regras do FGTS para essa categoria? Tem dúvidas...

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Você sabe como abrir uma conta bancária no exterior? Ao contrário do que muitos pensam, o processo é fácil e pode ser...

Conta de luz volta a ter cobrança extra. O que muda no seu bolso?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, em 30 de novembro, que a conta de luz dos consumidores virá com uma...

Como economizar na ceia de natal

Ah, o natal! A melhor época do ano chegou e, com ela, certos prejuízos financeiros. É quase impossível sair das festas de fim de...

5 profissões em alta para 2021. Salários de até R$70 mil!

O ano está se aproximando do fim e com ele começam as expectativas para saber quais são as profissões em alta para...

Conheça 4 sites que oferecem cashback

Quer fazer uma compra e ter uma parte do valor devolvido para você? É o que fazem as empresas que lidam com...