Início Notícias Economia Open Banking: 3 fatos que você precisa saber

Open Banking: 3 fatos que você precisa saber

0
(0)

Você sabe o que é o Open Banking? Ele nada mais é que uma proposta para tornar produtos e operações no universo financeiro mais transparentes para o consumidor.

O termo em inglês, traduzido literalmente para “Banco Aberto”, sugere o cliente seja o único titular dos seus dados pessoais, e não os bancos. O que oferece um maior poder de decisão aos usuários.

O sistema permite ainda o compartilhamento de dados dos clientes, entre outras instituições financeiras regulamentadas e que estejam participando da iniciativa.

Para o presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), Rafael Pereira, o sistema tende a transformar o cenário financeiro do país.

De acordo com ele, empoderado, o consumidor poderá usufruir de ampla variedade de serviços financeiros. Como por exemplo, ter acesso a taxas de juros mais atrativas, maior limite de crédito, bem como mais agilidade e menor custo nas operações.

A modalidade já vem funcionando há algum tempo em países membros da União Europeia e no Reino Unido, além de ser estudado por outras nações.

Implementação será em fevereiro

A previsão inicial, segundo o Banco Central (BC), era que o Open Banking entraria em vigor em novembro.

No entanto, o prazo de lançamento foi postergado para o dia 1º de fevereiro. Essa primeira fase vai possibilitar o compartilhamento de dados que promete baratear os juros.

Já na segunda fase, haverá o compartilhamento dos dados dos clientes. Contudo, os clientes devem autorizar.

Só depois os dados podem ser compartilhados. Esta fase deve ser finalizada até 15 de julho de 2021 para a divulgação das transações dos clientes.

Na terceira fase, ocorrerá a iniciação de transações de pagamentos. Será finalizada até 30 de agosto de 2021. Por fim, na quarta, ocorre a expansão dos serviços, até dezembro de 2021.

Fatos sobre Open Banking que você deve saber

Para mostrar o que efetivamente vai ocorrer a partir da implementação do Open Banking, listamos três fatos importantes sobre o novo sistema. Confira ponto a ponto:

Open Banking
O Banco Central garante que o Open Banking é seguro

1 – É seguro?

Sim, o Open Banking é seguro! Todas as instituições que vão participar do novo modelo são responsáveis por garantir a segurança do compartilhamento dos dados de seus clientes. Todas foram autorizadas pelo Banco Central.

E, um dos objetivos propostos pela pelo BC é aumentar a segurança em relação aos dados dos usuários. Por isso, foram criados mecanismos para garantir a autenticidade e segurança das instituições participantes, que irão compartilhar os dados de forma criptografada.

2 – Como será feito o registro?

O registro não é automático. Ou seja, para compartilhar os dados, é preciso que os clientes autorizem. Diante desse consentimento, com validade de 12 meses, será possível enviar os dados à instituição escolhida.

Poderão aderir ao Open Banking todas as pessoas físicas e jurídicas que mantêm relacionamento destinado à prestação de serviço financeiro ou à realização de operação financeira com as instituições participantes.

3 – Como é o processo de autorização de compartilhamento de dados?

Seus dados devem ser consentidos somente por você no ambiente da instituição que se deseja que tenha acesso. Em seguida, haverá o redirecionamento para a instituição financeira ou de pagamento atual.

Nesse ambiente, ocorrerá a autenticação da identidade e confirmação do compartilhamento.

O último passo consiste no redirecionamento ao ambiente da solicitação inicial para aprovação final. Somente depois de todas essas etapas, os dados serão compartilhados.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui