InícioNotíciasFinanças PessoaisPagamentos por aproximação: Nubank registra alta de 114% em 2020

Pagamentos por aproximação: Nubank registra alta de 114% em 2020

5
(1)

O Nubank registrou uma alta de 114% nos pagamentos por aproximação este ano até o dia 7 de dezembro, quando comparado ao ano passado. Já foram contabilizadas, aproximadamente, 87,2 milhões de transações contactless feitas tanto no débito quanto no crédito.

Vale lembrar que dos mais de 30 milhões de clientes do banco digital, atualmente, mais de 23,5 milhões estão aptos a realizarem pagamentos por aproximação com o cartão. E desde 2018, todos os cartões do banco são emitidos com essa tecnologia.

De acordo com o Nubank, entre a parcela de clientes com a tecnologia contactless disponível e o período da pandemia do Covid-19, revelou a tendência da maior adesão a esse método de pagamento.

Para se ter uma ideia, em abril, o crescimento foi de 7,81% dos usuários que fizeram compras por essa forma de pagamento. Enquanto em novembro, o número foi de 12,85%.

Desde março, quando foi decretada a pandemia no Brasil, até o início de dezembro foram 72,3 milhões de compras por aproximação. 

E as categorias que mais se destacaram, neste ano, foram supermercados, restaurantes e transportes.

O que são pagamentos por aproximação?

Esse novo estilo de pagamento ainda não é muito comum a todos os usuários, mas está cada vez mais popular e se alarmando entre os bancos digitais.

O sucesso não é só do Nubank e, por isso, a pergunta que fica é: você sabe o que é esse tipo de pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação acontece através de uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication), traduzindo para o Português “comunicação por campo de proximidade”. 

Com isso, é possível realizar uma transação se dois dispositivos estiverem próximos um do outro. Basta você aproximar o seu cartão ou o aparelho de pagamentos para realizar o pagamento.

A partir dessa nova tecnologia, fica possível realizar pagamentos com o celular, pulseira e até com cartão, somente o aproximando da máquina. 

Com isso, a agilidade é maior, precisando apenas da conexão na máquina para reconhecer o dispositivo. Você evita ter que digitar a senha, exceto em alguns casos em que o valor da transação é muito alto. Nesses casos, por questão de segurança, é pedido a senha.

Pagamentos por aproximação são seguros?

Essa é uma pergunta unânime e importante de ser feita. Mas, embora pareça perigoso pagar por aproximação sem ter que digitar uma senha, esse tipo de pagamento por aproximação tende a ser mais seguro. Isso porque você evita furtos e clonagens.

A cada transação realizada com NFC é gerado um tipo de criptografia. Essa criptografia protege os seus dados e os do cartão, sendo ainda contra duplicidade de pagamento.

cartão de crédito gratuito
Os pagamentos por aproximação são fáceis e seguros

Entretanto, uma recomendação de algumas empresas é para um cuidado redobrado em alguns casos, para que você tenha uma segurança ainda maior. 

Por exemplo, os clientes Nubank têm a opção “bloquear” cartão no aplicativo para quando a conta não estiver em uso. Isso ajuda a evitar alguns golpes.

Além disso, pelo fato de não precisar de senhas, isso pode gerar um receio e medo ainda maior por parte dos usuários.

Por isso, a expectativa é que, com o tempo, as empresas e setores de tecnologia inovem ainda mais para trazer uma segurança redobrada nesse sistema – que já tem um bom status de confiabilidade.

3 formas de realizar pagamentos por aproximação

1) Cartões habilitados

Alguns cartões de crédito e débito contam com o chip de NFC embutido. Como é o caso do Nubank e o C6 Bank. É importante lembrar que pode ser necessário ativar o recurso nas notificações do aplicativo de cada banco.

Ao ativar o recurso, você pode começar a realizar pagamentos por aproximação. Para isso, basta aproximar o cartão de uma maquininha que tenha a mesma tecnologia.

2) Google Pay

Esse é o método de pagamento por aproximação do Google, que usa a tecnologia NFC presente nos smartphones Android para funcionar.

Após realizar o cadastro do cartão no aplicativo, é possível realizar os pagamentos sem o cartão físico, apenas desbloqueando o telefone.

3) Apple Pay

A solução para os usuários de iPhone é usar o Apple Pay. A empresa foi a primeira a implementar a modalidade nos telefones, desde a versão do iPhone 6, de 2014, mas demorou para lançar no Brasil.

Ele funciona da mesma forma que o Google Pay, cadastre o cartão, ative e comece a usar. Simples e fácil.

Gostou do conteúdo? Sabia que essa forma de pagamento era fácil de ser utilizada e segura? Conta pra gente!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui