É sempre grande a quantidade de impostos que o brasileiro tem que pagar anualmente, ainda mais se ele tiver muitos bens pessoais. Mas, agora é possível pagar imposto com criptomoeda.
Anúncios
Sim, essa é uma novidade que nem todos sabem porque é recente. E também porque não está padronizada e sendo ofertada por todas as instituições.
Mas passa a ser mais uma possibilidade para quem pretende quitar as suas obrigações e não quer comprometer toda a renda.
Anúncios
E como vai funcionar? O que já se sabe sobre pagar imposto com criptomoeda? Confira a seguir!
Banco do Brasil será pioneiro em pagar imposto com criptomoeda
A primeira instituição a oferecer a possibilidade de pagar impostos com criptomoedas será o Banco do Brasil.
Os correntistas do banco poderão quitar seus tributos com uma moeda digital.
Anúncios
E serão diversos tipos de tributos que poderão ser pagos, como impostos, taxas e diversas outras obrigações.
Além disso, serão diversas as criptomoedas aceitas como pagamento, por exemplo as principais, o Bitcoin e o Ethereum, além de outras do mercado de cripto.
+ Qual é a melhor criptomoeda para investir hoje em dia? Veja as 4 mais indicadas
Como vai funcionar o pagamento de imposto com criptomoeda?
Esta novidade é um acordo entre o Banco do Brasil e a Bitfy, uma startup brasileira que recentemente findou uma parceria com o BB para arrecadação.
E os pagamentos dos impostos com as criptomoedas como moeda de troca serão feitos dentro da plataforma da Bitfy.
Vale destacar que a medida ainda está em fase de teste e, portanto, somente poderão aderir aqueles que têm criptoativos custodiados na Bitfy.
Portanto, é necessário criar uma conta na plataforma da empresa.
A empresa garante que todas as transações são feitas de forma rápida e segura, contendo todas as principais moedas e algumas vantagens, como alerta de cotação.
O Banco do Brasil informa que dentro da plataforma da Bitfy o cliente deverá procurar por um banner nomeado “Imposto dom BB”.
Em seguida, deverá inserir o número do código de barras do bolero, digitar a senha e realizar o pagamento. Todo o processo é feito de forma online e não é necessário nenhuma parte burocrática.
Pagamento com criptomoeda será tendência?
A chegada das criptomoedas no mercado financeiro demorou para ser uma unanimidade, mas aos poucos foi ganhando seu espaço.
Esse é mais um indício de que elas devem ser muito utilizadas pelas empresas do mercado financeiro como intermediária em transações.
Inclusive, recentemente a Prefeitura do Rio de Janeiro chegou a dizer que passaria a aceitar o pagamento do IPTU em criptomoedas, a partir de 2023. Isso também aconteceria com uma empresa parceira por trás.
Ou seja, é possível sim que o pagamento de tributos com criptomoedas passe a virar tendência no mercado.
Gostou de saber dessa novidade? Complemente a sua leitura sobre criptomoedas e veja também:
+ As criptomoedas vão sumir? É o que pensam alguns especialistas, mas será verdade?
+ Lei das criptomoedas em vigor! Veja o que diz a regulamentação