Programa promete passagem aérea de R$200 para estudantes. Veja!

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Mulher de costas usando mochila, observando horários de voo em um aeroporto
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O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou na semana passada a proposta do programa Voa Brasil, que permitirá a compra de passagens aéreas por R$200 por estudantes do Fies, aposentados e servidores públicos. 

A novidade foi anunciada por ele em entrevista ao Correio Braziliense, mas ainda não há previsão oficial de quando será o lançamento. Existe um projeto em elaboração, mas ele ainda será debatido na Casa Civil e ainda será necessário um consenso entre governo e empresas aéreas. 

Para França, a proposta será benéfica tanto para o clientes, quanto para as cias aéreas, já que aumentará o fluxo de passageiros e, consequentemente, reduzirá o preço das passagens para outras pessoas. 

“Com isso, vamos baratear todas as passagens. À medida que você não tem mais ociosidade (acentos vazios), as outras passagens também podem ficar mais baratas.”

No entanto, o desenho completo da proposta ainda não está pronto e isso rendeu uma bronca pública do presidente Lula ao ministro. Algumas companhias já demonstraram estar abertas ao diálogo.

Como vai funcionar o Voa Brasil?

A ideia do programa Voa Brasil é, na verdade, disponibilizar assentos que costumam ficar vazios nos aviões por um valor mais acessível para aposentados, servidores e estudantes do Fies. 

Exceto em datas comemorativas e períodos de alta temporada, é comum que os aviões fiquem com assentos ociosos. Estima-se que a maioria deles opera com 78% a 80% dos assentos ocupados. 

“Eu quero essas vagas para as pessoas que não voam”, disse o ministro Márcio França.

Ou seja, lugares que normalmente já ficam vagos nos voos, serão vendidos de forma mais barata, diminuindo o preço da passagem para quem já voa e tornando a viagem mais acessível para outras pessoas. 

Na prática, considerando a média de assentos ocupados hoje, seriam disponibilizados cerca de 30 assentos por mês, exceto nos meses de dezembro, janeiro e julho (épocas de alta demanda e menor ociosidade). 

+ Como comprar passagens aéreas baratas: 11 melhores dicas!

Mulher organizando uma bagagem com passaporte e passagem na mão
Voa Brasil usará assentos ociosos para aumentar acesso a viagens de avião

Quem terá direito a passagens aéreas por R$200?

O Voa Brasil, segundo a proposta inicial, será voltado para aposentados e pensionistas do INSS, além de servidores públicos com salário de até R$6.800 e estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cada pessoa, conseguirá comprar passagens aéreas de R$200 por trecho, sendo disponibilizadas duas de ida e duas de volta. Por isso, a pessoa poderá comprar assentos de ida e volta também para um acompanhante, como filhos ou parceiros. 

“Você pode comprar para você e para sua esposa, para você e para o seu filho. Ou seja, duas idas e voltas para qualquer lugar, quatro pernas por R$200,00 cada, R$800 em 12 prestações de R$72. Essa é a meta”, declarou o ministro.

Para servidores públicos e beneficiários do INSS, existe ainda a ideia de que a venda dessas passagens seja intermediada por meio dos bancos Caixa e Banco do Brasil, já que essas pessoas possuem renda atrelada ao governo por meio dessas instituições financeiras. 

Já para os estudantes do Fies, ainda não foi divulgado qual será o mecanismo de financiamento. 

Quando o programa vai sair do papel?

A verdade é que o Voa Brasil foi mencionado pelo ministro Márcio França mais cedo do que deveria, o que o rendeu uma bronca do presidente Lula. Porém, a proposta ainda está no papel e em estágio inicial de debate.

De acordo com França, a meta é que haja passagens aéreas a R$200 para essas pessoas ainda no segundo semestre de 2023. A princípio, deverão ser disponibilizados 5% dos assentos ansiosos nos voos, mas a meta é chegar a 12 milhões de assentos. 

Até o fechamento deste artigo, companhias aéreas como Gol e Azul já haviam emitido notas oficiais informando estarem abertas a discutir a proposta. Além disso, a Latam também deverá entrar no programa, 

Porém, um grupo de trabalho ainda está discutindo as questões envolvidas, do qual faz parte a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Portanto, a proposta precisa ser analisada pela Casa Civil e passar por uma série de trâmites até, realmente, virar um programa oficial. 

Dessa forma, e você? O que achou da ideia do Voa Brasil? Deixe sua opinião nos comentários! 

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