Comprar e vender ativos é algo muito comum no mercado financeiro, podendo isso acontecer de diversas formas e em várias situações. Um exemplo bem prático é o mercado secundário, que tem bastante relevância para os investidores.
Anúncios
Entretanto, muitos confundem e ficam com dúvidas por conta das explicações envolvendo as transações e transferências de recursos.
Para te ajudar a entender melhor, FinanceOne separou este artigo com detalhes de como funciona o mercado secundário e da sua diferença com o mercado primário.
Anúncios
O que é o mercado secundário?
Pode-se definir o mercado secundário como sendo uma parte do mercado financeiro que é destinada às transações de ativos de empresas. Essas, que já têm capital aberto na Bolsa de Valores.
É o mercado secundário que reúne as operações financeiras de investidor para investidor, ou seja, é o local onde eles negociam entre si.
Nele, os investidores compram e vendem ativos, sejam eles ações, fundos imobiliários, debêntures ou outros títulos.
Anúncios
Ou seja, o mercado chamado secundário é o local (ambiente) em que os investidores compram e vendem determinados títulos entre si.
Dessa forma, a comercialização no mercado secundário são transferências de propriedade e de recursos de próprios investidores. O preço é variável e vai de acordo com a lei da demanda e oferta.
Como funciona e como investir?
O mercado secundário pode ser considerado como um ambiente diverso, pois conta com variados investidores. Inclusive, é um local que conta com a capacidade de fazer um ativo líquido virar dinheiro.
No entanto, assim como em qualquer outra situação, podem levar dias para que a venda seja finalizada ou que o vendedor tenha que aceitar uma quantia menor para fechar no prazo desejado.
A dica principal é o investidor ficar atento às principais características para que não seja prejudicado ao tomar decisões.
+ Agora é possível investir no Tesouro Direto pelo Nubank! Veja o passo a passo
É comum, inclusive, que as transações no mercado secundário aconteçam com intermediação, seja por meio da Bolsa de Valores ou corretoras. A B3 conta com várias opções de produtos financeiros para compra e venda.
Para começar a investir em ativos no mercado secundário, uma dica é procurar um ‘homebroker’. Até mesmo abrir uma conta em uma corretora para conseguir acessar a plataforma e ter acesso aos ativos disponíveis, efetuando transferência de recursos.
Mercado secundário x Mercado primário
Muita gente confunde quando o assunto é mercado secundário, por existir também o mercado primário. Para isso, você deve entender a diferença para não ter dúvidas.
O mercado primário é o ambiente em que o investidor negocia os títulos diretamente com o emissor.
Ou seja, a negociação acontece entre empresa e investidor, enquanto o mercado secundário não coloca a empresa emissora dos papéis em questão.
O objetivo do mercado primário é, também, captar recursos para investir no negócio ou reforçar o caixa. Em muitos casos, a empresa consegue abrir parte da operação para novos acionistas.
Este conteúdo lhe ajudou? Então comente, compartilhe e continue acompanhando os conteúdos diários do FinanceOne sobre investimentos e finanças pessoais.
Veja também:
+ O que são fundos de infraestrutura? Entenda como funcionam e como investir
+ Como investir em ações da Petrobras?