Início Notícias Passagens aéreas promocionais na quarentena: evite golpes

Passagens aéreas promocionais na quarentena: evite golpes

5
(1)

O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, visto que muitas pessoas deixaram de viajar em meio ao avanço da doença pelo mundo. Por esse motivo, muitas companhias estão oferecendo passagens aéreas promocionais.

A medida é uma opção para a queda nas viagens durante o isolamento social. No entanto, é importante saber diferenciar quais passagens estão em promoção mesmo e quais são golpes.

Isso é essencial porque o Brasil é o país onde mais ocorrem golpes em passagens aéreas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

A pesquisa foi realizada em 2019 e mostrou, também, que 46% desses golpes envolvem a coleta de dados do cartão de crédito.

+ Conheça os principais golpes com cartão de crédito

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode se prevenir para não cair em golpes com passagens aéreas promocionais. Continue a leitura para saber mais!

Como funcionam os golpes de passagens aéreas promocionais?

Para distinguir as ofertas reais de possíveis golpes, primeiro é preciso entender como eles funcionam.

Para conseguir ter acesso aos dados do cartão de crédito, por exemplo, os golpistas criam páginas falsas com promoções muito atrativas e com preços mínimos.

O que a vítima não sabe, porém, é que ao inserir os dados do cartão ela está compartilhando as informações.

E ao conseguir os dados do cartão, o golpista pode usá-los para fazer inúmeras outras compras, tais como: operações internacionais (caso o cartão tenha bandeira internacional), compras online, etc.

Imagem que contém uma mala azuk com um passaporte em cima para ilustrar o texto sobre passagens aéreas promocionais
Brasil é o país onde mais ocorrem fraudes e golpes com passagens aéreas promocionais. Saiba como não cair neles

Por isso, se você está pensando em viajar, confira as dicas que separamos para você não cair em armadilhas com passagens aéreas promocionais.

Como não cair em golpes e comprar passagens de forma segura?

Veja, a seguir, como comprar passagens aéreas com segurança.

Atenção aos anúncios com preço muito baixo

Como já mencionamos, existem golpistas que usam a internet para aplicar golpes, inclusive com passagens áreas promocionais.

O golpe pode funcionar assim: o criminoso seduz o cliente através de um anúncio oferecendo passagens promocionais e se passa por um agente de viagem.

Desta maneira, esse criminoso emite bilhetes para datas próximas à compra e, normalmente, exige pagamento à vista.

Após o pagamento efetuado pelo consumidor, o golpista emite as passagens de maneira fraudulenta.

Ou seja, comprando com cartão de crédito clonado, por exemplo. Dessa forma, o passageiro pode correr o risco das companhias detectarem o golpe e o bilhete ser cancelado.

Além do prejuízo financeiro, o consumidor ainda pode ser acusado de fraude.

Por isso, para evitar esse tipo de problema, uma dica é: use sempre buscadores de voos credenciados.

Tenha cuidado na forma de pagamento

Ter atenção na hora de realizar o pagamento das passagens aéreas promocionais é essencial. Isso porque ao oferecerem as passagens, alguns sites só colocam como opção o pagamento via transferência bancária.

Alguns sites fraudulentos, por exemplo, só apresentam esse pagamento como única opção.

Vale lembrar que a forma de pagamento online mais segura é o cartão de crédito. Por esse motivo, dê preferência para sites que oferecem essa alternativa.

Outra dica é comprar com grandes agências de turismo ou diretamente no site da companhia aérea. Dessa maneira, você evita problemas futuros com golpes em passagens aéreas promocionais.

Utilize um antivírus se achar necessário

Outra dica para proteger você de golpes é proteger seu computador ou telefone. Para isso, utilize um antivírus sempre que possível.

Esses aplicativos oferecem, normalmente, ferramentas que bloqueiam o fornecimento de informações pessoais, tais como: CPF, documento com foto e, principalmente, dados bancários.

Outras dicas para não cair em golpes de passagens aéreas promocionais

Além dessas dicas acima, você também pode verificar outras medidas antes de comprar as passagens aéreas promocionais. Assim, você evita cair nesse tipo de golpe. Veja outras medidas:

  • busque pela reputação da empresa e do vendedor em sites de reclamações: sites como o Reclame Aqui, por exemplo, ajudam a achar lojas e vendedores. Além disso, mostram o índice de reputação;
  • prefira comprar em empresas e sites conhecidos: antes de comprar, vale a pena pesquisar pelo site em outros lugares e verificar a opinião de outros clientes.

Viu, só? Tomar algumas medidas preventivas é essencial para não cair em golpes de passagens aéreas promocionais. Portanto, tenha bastante atenção na hora de adquirir a sua.

O que você achou do nosso conteúdo? Bom? Então aproveite a visita no nosso site e leia o texto “vai viajar? Conheça as vantagens do aluguel de carro” que separamos para você.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui