InícioNotíciasCarreirasComo criar um perfil de destaque no LinkedIn?

Como criar um perfil de destaque no LinkedIn?

Tempo de leitura: 5 minutos
()

Para quem está em busca de uma oportunidade de emprego, o LinkedIn pode ser uma grande ferramenta. Isso porque o LinkedIn é uma rede social com foco no lado profissional.

Com tantas pessoas no LinkedIn, as possibilidades e oportunidades aumentam. Já que elas estão reunidas em um único lugar

Então, ter um perfil cadastrado na plataforma pode facilitar na busca por recolocação profissional, afinal você estará apresentando às empresas o seu interesse por aquele cargo.

Ou seja, o LinkedIn reúne todas as suas informações em um único lugar. De forma completa e organizada, os recrutadores sabem mais sobre a sua trajetória profissional.

Além disso, há algumas características pessoais que os recrutadores levam em consideração.

LinkedIn-rede-profissional
Ter um perfil no LinkedIn é fundamental para a sua carreira

Antes de mais nada, é importante ressaltar que na plataforma você pode adquirir novos conhecimentos, encontrar bons profissionais que podem agregar valor ao seu trabalho.

Além, claro, de participar de discussões que irão te ajudar a alavancar a sua vida profissional.

Vale ressaltar ainda que o LinkedIn não é uma rede social que deve ser utilizada somente pelas pessoas que estão procurando emprego. Mas também por aquelas que já estão empregadas. 

Saiba como criar um perfil de destaque no LinkedIn

Se interessou e quer criar o seu perfil na plataforma? Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a se destacar na rede social.

1) Tenha uma boa foto de perfil 

Primeiramente, é preciso que você tenha em mente que um perfil sem foto não é atrativo e isso faz muita diferença na hora de ter o seu perfil encontrado pelos recrutadores.

A imagem deve ser em um ambiente de trabalho ou com um fundo neutro. Também recomendamos que você esteja com roupas que utilizaria, por exemplo, num dia de trabalho.

Porém, os homens não precisam estar de terno e nem as mulheres de blazer. Isso, caso trabalhe em uma atividade onde é comum se vestir de maneira mais informal.

2) Mantenha o perfil sempre atualizado

Se você já tem um perfil na rede, mantenha sua página sempre atualizada para marcar presença na rede social. Sendo assim, não basta somente escolher uma boa foto e preencher as informações solicitadas. 

Caso tenha feito um curso novo ou participado de algum prêmio, inclua as novidades no seu perfil. O mesmo vale para algum treinamento ou congresso. 

Se for possível, poste as fotos dos eventos do qual participou e marque os outros usuários na rede. Isso irá agregar valor e veracidade nas informações que estão no seu perfil do LinkedIn. Por isso, nunca abandone a sua rede social.

3) Faça um bom resumo no perfil

Nessa etapa, você pode se descrever em dois mil caracteres. Dessa forma, apresente para as pessoas como você espera que elas te vejam. Para isso, siga algumas regras:

  • Se apresente;
  • Fale dos seus interesses profissionais;
  • Defina a sua área de atuação;
  • Coloque o que te motiva;
  • Inclua as informações para contato.

4) Personalize a URL

Para quem não sabe, dá para personalizar a URL do seu LinkedIn. Isso pode deixar o seu perfil ainda mais atraente. 

Assim que você cria a sua conta na rede social, o LinkedIn já gera de forma automática uma URL – que nada mais é do que o endereço que representa a sua conta/perfil.

O primeiro que é gerado sempre é composto por várias letras e números completamente aleatórios. Para personalizar a sua URL basta clicar no ícone que fica ao lado dela.

Caso para você já esteja disponível, basta criar a sua da forma que preferir. De preferência escolha uma fácil de identificar e compartilhar, com o seu nome.

Outras dicas para se destacar na rede social

5) Separe uma boa foto de capa

Se você pensa que apenas a foto de perfil causa uma boa impressão, está completamente enganado. A foto de capa também é essencial para se ter um perfil de destaque no LinkedIn.

Escolha uma capa com objetivo e significado, de acordo com o seu perfil. Evite capas aleatórias, muito divertidas ou muito temáticas, como de personagens e desenhos.

Opte por uma capa que remete à sua profissão, para que se tenha um fundo atraente e de preferência conceitual. Essa escolha mostrará que você teve cuidado e preparou com atenção mais esse detalhe, e não pegou qualquer item aleatório.

É preciso ter atenção também às diferenças de capas de acordo com as redes sociais. Como assim? É uma missão completamente diferente escolher uma capa para o LinkedIn e definir, por exemplo, para o Facebook ou para o Twitter.

6) Formação Acadêmica

Sobretudo, é indicado também acrescentar as informações de formação acadêmica para deixar o seu perfil do LinkedIn atrativo e em destaque. Além disso, escolha a página oficial da respectiva instituição.

Coloque principalmente o local, nível de escolaridade e indique funções mais específicas de que tenha exercido. Por exemplo, grêmios, diretórios, prêmios, cursos e outros detalhes.

7) Experiências profissionais

Além da formação acadêmica, não deixa de colocar as informações de experiência profissional para conseguir alavancar o seu currículo no LinkedIn. E tente deixá-lo sempre o mais atualizado possível.

Escolha sempre as informações acompanhadas de links oficiais das empresas e dados detalhados da sua ocupação, como cargos, duração e outros.

Ainda assim, não deixe de acrescentar a página oficial da empresa. Isso fará com que você apareça no perfil da instituição como funcionário ou ex-funcionário. O que dará mais visibilidade ao seu perfil.

8) Competências e trabalho voluntário

Outras formas de dar destaque ao seu perfil do LinkedIn é adicionar informações de habilidades ao campo de competência. Isso ajudará com que você possa ser recomendado para outras empresas que procurem por esse tipo de destaques em um profissional.

Esses dados ainda podem facilitar para deixar o seu perfil ainda mais claro e estratégico para as pessoas, enfatizando quais são os seus domínios.

Assim como as competências, outro tópico que poderá dar um up no seu perfil do LinkedIn são os trabalhos voluntários. Caso você já tenha efetuado algum, não deixe de adicionar.

Gostou do conteúdo? Leia também 11 dicas para arrumar emprego pelo LinkedIn.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 5 minutos
Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui