Início Notícias Empreendedorismo Como gerar renda extra com redes sociais?

Como gerar renda extra com redes sociais?

3
(2)

Enquanto milhões de brasileiros estão de quarentena por causa da pandemia do coronavírus, uma das principais preocupações é o dinheiro. Por isso buscar alternativas para fazer renda extra neste período pode fazer a diferença.

E as redes sociais são aliadas neste quesito. Já foi o tempo em que elas eram utilizadas apenas para compartilhar informações entre amigos. Hoje são verdadeiras plataformas de fazer dinheiro para milhares de pessoas.

Seja vendendo um produto ou serviço, divulgando marcas ou ganhando com os rendimentos do próprio site, como no caso das visualizações do YouTube. Existem várias formas de fazer renda extra com as redes sociais.

Neste artigo você vai descobrir alguns dos principais aspectos a se pensar na hora de planejar esse ganho. As dicas podem ser aplicadas a várias redes, conforme o seu público, seu produto ou serviço.

+ Coronavírus: 5 setores que se beneficiam com a pandemia

Como ganhar renda extra com Mercado Livre
Aprenda a fazer renda extra com as redes sociais

Conheça 5 formas de fazer renda extra na internet

Vendas

Esta é uma das soluções mais óbvias e também mais utilizadas. Se você tem um produto a ser vendido, por que não utilizar as redes sociais para que ainda mais pessoas vejam o que você tem a oferecer?

Receitas, artesanatos, serviços de beleza, cursos online, serviços de consultoria. Tudo isso pode ser vendido muito mais se for com o auxílio da internet.

O principal é saber definir o que você quer oferecer para as pessoas e se certificar de que tem um produto de qualidade. E não tenha medo de divulgar, sempre deixando claros os termos da venda.

Afiliado

Essa é uma forma de fazer renda extra promovendo produtos digitais criados por outras pessoas.

Basicamente funciona assim: você gera um link específico para vender determinado produto e ganha uma espécie porcentagem em cima do valor.

Isso possibilita, por exemplo, montar uma loja online própria. Mas com produtos digitais de terceiros. O link também permite maior facilidade para rastrear as vendas e automatizar o recebimento das comissões.

O valor da comissão pode variar muito, indo de 10% a 50%, dependendo do produto digital. A média é em torno de 30%. Para isso você deverá aderir a uma plataforma de afiliado. Saiba mais:

+ TOP 8 plataformas de afiliados para ganhar dinheiro na internet

Mentoria e cursos

O que você sabe fazer de melhor? Já parou para pensar que outras pessoas podem estar procurando aprender mais sobre isso?

Usar as redes sociais para disseminar esse conhecimento pode ser uma fonte de renda extra abundante.

O mais importante é realmente entender do assunto e saber passar isso para o seu público. As mentorias e cursos podem ser realizados em grupo ou individualmente.

E as redes sociais permitem que tanto a execução da aula quanto a divulgação sejam feitas totalmente online.

Diversos profissionais já estão usando as suas redes para este fim. Astrólogos, cozinheiros, professores de Yoga, fonoaudiólogos, organizadores. Use a criatividade para descobrir como isso pode se aplicar no seu nicho.

Influenciador digital

Dentre todas as formas de ganhar dinheiro nas redes sociais essa talvez seja uma das mais difíceis. Muitos pensam que ser influenciador digital se resume a fazer stories e ganhar recebidos. Mas não é bem assim.

Além de levar mais tempo para construir uma comunidade forte, é preciso muito profissionalismo para mantê-la.

É, sim, uma fonte de renda abundante. Porém indicada para quem não está precisando de dinheiro com emergência.

Mesmo assim está nesta lista com dicas para ganhar renda extra, porque é isso que fazem muitos micro influenciadores. Pessoas focadas em nichos mais específicos e pequenos, mas rentáveis, ou em determinadas regiões (estado, cidade, bairro).

+ 13 dicas para ganhar renda extra nos finais de semana

Social media

Esta também é uma das opções que nem todos vão conseguir de cara. Isso porque a profissão exige um conhecimento técnico sobre redes sociais e marketing, o que demanda um tempo de estudo.

Esse profissional é o responsável por cuidar das redes sociais de uma empresa. Ele pensa nas melhores estratégias para alcançar o público, criar um boa comunidade e conseguir engajamento.

Nicho, plataforma e comunidade geram renda extra

Essas são palavras mágicas para que o seu negócio online tenha chances de dar certo.

Nicho é o segmento de mercado ou o público que quer atender. Alguns exemplos de segmento são: beleza, culinária, jogos etc. Já o público pode variar muito, seja por região, idade, gênero, tribo.

Saber com qual você quer trabalhar é um dos primeiros passos para ganhar renda extra nas redes sociais. Quanto mais bem definido ele for, melhor será para você bolar as estratégias do seu negócio.

Dica: existem nichos já muito concorridos na internet. E outros ainda pouco explorados. Esses podem ser mais promissores, porque a concorrência pela atenção do público é dividida com menos pessoas.

Plataforma é a rede social onde você quer ganhar renda. Mas essa escolha não deve ser feita de qualquer jeito. Pense no público que você quer atingir e no seu produto ou serviço.

Se você está vendendo uma mentoria para melhorar o currículo, por exemplo, seu público pode estar no LinkedIn. Mas se o produto for bolo de pote, Instagram e IFood podem ser melhores opções.

+ Uber Eats ou iFood: qual o melhor para seu negócio?

Por fim, pense na criação da sua comunidade. Mais do que milhões de seguidores, você precisa de um grupo fiel de pessoas, que acreditam no que você faz ou fala. São elas que vão comprar seus produtos e serviços.

Talvez criar uma comunidade forte seja a parte mais difícil. Mas algumas atitudes podem ajudar:

  • produza conteúdo para engajar e conectar as pessoas com você;
  • seja responsável com os consumidores;
  • preze pela sua reputação;
  • seja consistente nas redes escolhidas.

Fazer renda extra com as redes sociais não é fácil. Se fosse, todos estariam ricos. Mas sem dúvida essas plataformas ajudam milhões de pessoas a mudarem de vida e podem ajudar você também.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tamires Silva
Jornalista e Redatora do FinanceOne, onde suas finanças começam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil?

Faltam poucos dias para as eleições dos EUA. Na disputa estão: o republicano Donald Trump, atual presidente do país, e o democrata...

Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

Ser um profissional autônomo não quer dizer que você pode ter as finanças bagunçadas. Mesmo que você não tenha uma renda fixa por mês,...

Conheça 10 franquias com investimentos de até R$10 mil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a procura por microfranquias aumentasse. Em especial, as franquias de até R$10 mil.

Quais são os gastos para manter um carro próprio?

Muitos brasileiros sonham em ter o carro próprio, mas esquecem dos gastos que um veículo pode trazer. E isso acontece porque a...

Como escolher a rede social para seu negócio?

Você sabe como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Qual irá fazer a sua empresa crescer e se tornar...

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 14 melhores

Procurando por cartões de crédito sem anuidade? Eles conquistaram, definitivamente, espaço na economia brasileira. De acordo com a pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de...