Todo dia surge algo novo e no mundo das profissões isso não é diferente. Você já escutou, por exemplo, falar em planejador financeiro? Sabe o que é um? O que ele faz?
Anúncios
Essa é mais uma das novas carreiras na área de finanças que estão se estabelecendo no país. Por isso, saber o que é um planejador financeiro pode te ajudar nos investimentos ou se tornar até mesmo uma profissão.
Se você quer se tornar um, então saiba que existe um amplo campo de atuação para esse profissional. Mas tornar-se um profissional diferenciado e qualificado no mercado financeiro é fundamental.
Anúncios
+ Mercado financeiro tem quase 100 vagas abertas em diferentes áreas. Veja!
Porém, por mais que um planejador financeiro seja um profissional importante, a maioria das pessoas ainda não conhecem essa profissão.
Antes de querer se tornar esse profissional, portanto, é necessário conhecer mais sobre essa profissão.
Anúncios
Por exemplo, saber quais são as principais funções e como se tornar um. Além de saber o que significa ser um planejador financeiro.
A seguir, explicaremos o que é, qual a sua função e como se tornar um. Continue a leitura deste texto para saber mais!
O que é um planejador financeiro
Um planejador financeiro também é conhecido como um assessor de investimentos.
Ele é um profissional multiespecialista responsável por orientar os clientes a organizarem ou reestruturarem suas vidas financeiras.
Isso acontecerá de acordo com os objetivos e as necessidades dos clientes. Além de aliar o planejamento com os investimentos.
Sendo assim, esse profissional precisa ter uma visão estratégica e gestão de investimentos qualificados, para serem aplicados na gestão das finanças dos clientes.
Dessa forma, é atribuída a ele a responsabilidade de ajudar o cliente a administrar o dinheiro e o patrimônio. Instruindo assim a melhor maneira de aplicar os recursos financeiros.
Esse profissional também ajuda pessoas que se encontram em desequilíbrio com as finanças.
Por meio das habilidades e dos conhecimentos especializados, esse profissional pode ser de grande utilidade para os clientes.
Auxiliando nas áreas do negócio ou das finanças pessoais, como por exemplo:
- Seguros;
- Administração de investimentos;
- Previdência complementar;
- Gerenciamento de riscos;
- Planejamento sucessório;
- Planejamento financeiro e fiscal.
Além disso, um planejador financeiro terá a responsabilidade pela criação de orçamentos, gestão de investimentos, garantia da aposentadoria, asseguração do futuro dos filhos e estabilização econômica.
Assim como o planejamento de objetivos de curto, médio e longo prazo.
A função de um planejador financeiro
Agora que você já sabe o que é um planejador financeiro, está na hora de conhecer o papel desta profissão. Isso porque ele é o profissional do mercado que atuará como o seu guia financeiro.
Sua principal função é ajudar outras pessoas a atingirem os objetivos financeiros.
Mas, vale ressaltar que tudo depende da necessidade de quem vai contratar esse profissional qualificado para gerir as finanças.
E quando se trata de pessoas físicas, o planejador pode atuar nas seguintes áreas:
- Controle de investimentos;
- Controle financeiro;
- Gestão de patrimônio.
Ao atuar nessas áreas, o profissional ajuda o cliente na melhor compreensão das receitas e despesas. Além disso, passa a estabelecer um orçamento realista para o controle do fluxo de caixa do cliente.
Isso tudo somado com as estratégias para maximizar os potenciais das pessoas, de rentabilizar mais e gastar menos.
O que pode acontecer por meio da definição das melhores formas de investimento, de acordo com o perfil de cada cliente.
Também fica sob a responsabilidade desse profissional o acompanhamento dos rendimentos da carteira de investimentos.
Dessa forma, será possível realizar correções na alocação de ativos, de acordo com os resultados.
Como se tornar um planejador financeiro
Antes de pensar em se tornar um planejador financeiro, é recomendado se questionar a respeito das suas aptidões no que se refere a lidar com pessoas.
Existem algumas características essenciais que são: capacidade de empatia, paciência e didática.
Para se tornar um planejador financeiro é necessário ter a certificação Certified Financial Planner (CFP). Ela é reconhecida e desejada globalmente pelos profissionais do mercado financeiro.
Os profissionais que têm essa certificação demonstram ter as competências necessárias para o perfil de um planejador financeiro. E todo o conteúdo abrange as seguintes áreas:
- Planejamento financeiro e ética;
- Gestão de investimentos;
- Planejamento fiscal;
- Gestão de riscos e seguros;
- Planejamento sucessório.
Para estar apto a realizar o exame prestado pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), é preciso ter, no mínimo, nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
E sobre o mercado de trabalho, o planejador pode procurar um emprego em instituições financeiras. Essas são bastante procuradas por oferecerem uma maior segurança aos clientes.
Mas, além disso, outra alternativa é atuar como autônomo ou até mesmo investir no próprio negócio.
Também é possível encontrar mercado em áreas tangentes, escrevendo colunas, livros e dando cursos.
Agora que você sabe o que é e o que faz um planejador financeiro, que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais? Desta maneira, outras pessoas também saberão tudo sobre essa profissão.