Se você tem um carro já deve ter percebido as alterações no preço da gasolina no início deste ano. Em mais de 40 dias, desde o início do ano, a Petrobras anunciou três aumentos de valor da gasolina nas refinarias.
Anúncios
Exemplo disso é que, no dia 18 de janeiro, a Petrobras aumentou a gasolina em 7,6% e, no dia 26, ocorreu um novo acréscimo de 5% e mais 5% no diesel. No dia 8 de fevereiro, foi o último anúncio de que o preço da gasolina vai sofrer um aumento de 8% e de 6% no diesel.
Com isso, durante os dois primeiros meses de 2021, o preço da gasolina já subiu 20,6% e o diesel 11% no valor cobrado nas refinarias.
Anúncios
Além disso, a estatal ainda divulgou dois aumentos para o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, somando uma alta de 11%. Mas por que a alta dos preços está acontecendo com cada vez mais frequência?
Isso é reflexo da valorização do petróleo no mercado internacional. Além disso, o real se mantém fraco com relação ao dólar. E, por conta do cenário atual, especialistas afirmam que novos reajustes nos preços poderão acontecer.
Preço da gasolina: ICMS também fica mais caro em fevereiro
Além dos aumentos que o preço da gasolina já vem sofrendo e sendo transferido para as bombas dos postos, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do derivado do petróleo também ficará mais caro este mês.
Anúncios
Para você entender melhor o aumento do preço da gasolina, é preciso saber como é formado o valor do combustível. De acordo com os parâmetros da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), confira abaixo.
Referência | Participação no preço total da gasolina |
Preço da gasolina comum nas refinarias | 30,5% |
Tributos estaduais (ICMS) | 28% |
Tributos Federais (Pis/Pasep, Cofins e Cide) | 16,3% |
Preço do etanol anidro | 12% |
Margem bruta de revenda | 10,3% |
Custo de transporte e margem de distribuição | 2,6% |
Outro ponto a ser destacado é que se alguma das referências citadas acima é alterada, o valor total também é. Somente neste ano, dois dos parâmetros mais relevantes sofreram aumento, que são o preço da gasolina comum nas refinarias e o ICMS.
Confaz divulga nova tabela de PMPF de combustíveis
No dia 25 de janeiro, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou a nova tabela de Preços Médios Ponderados ao Consumidor Final (PMPF) de combustíveis. Você já conhece os novos valores?
Esses valores já começaram a valer a partir do dia 1º de fevereiro, sendo usados pelos estados como base para calcular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A tabela foi publicada na edição do Diário Oficial da União, veja:
CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO A TABELA COM OS NOVOS PREÇOS
Vale destacar que, além da gasolina, a tabela do Confaz traz os preços de referência do diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene da aviação, etanol, gás natural veicular (GNV), gás natural industrial e óleo combustível.
É possível economizar combustível e reter despesas?
A despesa com combustível é um dos principais gastos fixos para aqueles que têm carro, certo? Você precisa sempre abastecer e, se contar com imprevistos, esse valor pode ser ainda maior no seu orçamento mensal.
Mas, será que é possível economizar combustível e reter despesas de alguma forma? A resposta é claro que sim. Algumas dicas práticas que existem são:
–> Mantenha a manutenção em dia
A manutenção em dia do seu veículo evita gastos, além de aumentar a vida útil do motor. Quando preciso, troque filtros de ar, de óleo, de combustível e faça a substituição das velas, além de pneus murchos que também influenciam no gasto, pois geram mais atrito com a via.
–> Use o ar-condicionado de forma inteligente
Se você não sabe, o uso do ar-condicionado está diretamente ligado ao consumo de combustível, podendo aumentar em até 20%. E carros com menor cilindrada gastam mais com o aparelho ligado, segundo a Azul Seguros.
–> Mantenha uma velocidade constante
Outro ponto que influencia é a aceleração. Acelerar e frear bruscamente são práticas que, além de perigosas, impactam no gasto de combustível. O recomendado é trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé ao acelerar.
Gostou dessas dicas? Confira mais informações e orientações sobre economia e mercado financeiro no site do FinanceOne.