Como economizar combustível e gasolina?

Escrito por: Tamires Silva em 5 de dezembro de 2019

Quem tem carro, moto ou qualquer tipo de automóvel sabe a importância de economizar combustível. Os preços sofrem reajustes constantes e os gastos podem ser enormes.

No último dia 18 de novembro, a Petrobras anunciou um aumento de 2,8% no valor do combustível. Já o diesel sofreu reajuste de 1,2%.

Com a alta dos preços, o brasileiro pode chegar a comprometer três dias e meio de trabalho remunerado para completar um reservatório de 55 litros.

O cálculo foi feito pela Veja com base no salário médio do brasileiro, segundo dados de 2018 do IBGE, e o preço médio da gasolina segundo a Agência Nacional do Petróleo no mesmo ano.

Por isso, FinanceOne listou neste artigo algumas dicas práticas que podem ajudar a gastar menos gasolina.

alta da gasolina
Com alta dos preços da gasolina, práticas para economizar combustível se tornam essenciais

Descubra atitudes práticas para economizar combustível

– Mantenha a manutenção em dia
Essa dica pode parecer óbvia, mas é muito importante reforçar o quanto a manutenção evita gastos, além de aumentar a vida útil do motor.

Quando for preciso, troque os filtros de ar, de óleo, de combustível e faça a substituição das velas. Pneus murchos também influenciam no gasto, pois geram mais atrito com a via.

. Carro elétrico: descubra se vale a pena

– Faça uso inteligente do ar-condicionado
O uso do ar-condicionado está diretamente ligado ao consumo de combustível, podendo aumentar em até 20%. E carros com menor cilindrada gastam mais com o aparelho ligado, segundo a Azul Seguros.

Porém, alguns especialistas na área defendem que há situações nas quais ligar o ar é melhor do que abrir as janelas. É o caso, por exemplo, se você estiver a uma velocidade mantida acima de 60 km/h.

Agora, se o veículo estiver a menos de 60 km/h, vale mais a pena baixar os vidros. Neste caso, a resistência do ar não compensaria o gasto com o ar-condicionado em uso.

– Mantenha uma velocidade constante
Acelerar e frear bruscamente são práticas que, além de perigosas, impactam no gasto de combustível. Por isso, o recomendado é trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé ao acelerar.

– Não acelere em momentos desnecessários
Duas situações nas quais você não precisar acelerar o carro: quando o veículo está desligado e quando estiver parado no farol. No primeiro caso, muitos aceleram para aquecer o motor.

Mas isso não é necessário nos dias de hoje. Os veículos possuem propulsores com injeção eletrônica, o que torna possível dar a partida com o carro frio.

No farol não há necessidade de ficar acelerando, espere o sinal. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

Gasto com transporte está entre os maiores dos brasileiros

Cerca de 14,6% dos gastos mensais das famílias brasileiras incluíram compra de combustíveis ou de veículos no ano passado. O percentual também contabiliza o transporte coletivo.

Os gastos dessa categoria superaram os de alimentação, que foram de cerca de 14,2% de do orçamento familiar. Os dados são da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF), divulgada em outubro pelo IBGE.

Esta foi a primeira vez, desde 1970, que essa inversão ocorreu. Na pesquisa anterior, feita em 2009, os percentuais eram de 16% com transportes e 16,1% com alimentação.

Os fatores que podem explicar a inversão são o aumento na compra de veículos e também nos preços de gasolina e álcool. Assim, sobe também a necessidade e a procura por formas de economizar combustível.

Ainda de acordo com o IBGE, dentro das despesas com transporte, cerca de 20% representa somente os gastos com a gasolina. Outros 38% são relacionados à compra de veículos e 8,9% com transporte urbano.

Tamires Silva

Jornalista atuando como repórter e produtora de conteúdo. Produz conteúdo para internet desde 2015.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

FGTS
FGTS pelo celular
seguro DPVAT
fraude