Quem tem carro, moto ou qualquer tipo de automóvel sabe a importância de economizar combustível. Os preços sofrem reajustes constantes e os gastos podem ser enormes, afetando o bolso do consumidor.
Anúncios
Este ano, especialmente, os preços estão altíssimos. Isso se deve à alta global do preço do petróleo, relacionado também à guerra entre Rússia e Ucrânia. Mas no Brasil a desvalorização do real piora ainda mais o cenário.
Para ajudar o consumidor a economizar com o combustível, o FinanceOne listou neste texto algumas dicas práticas que podem ajudar a gastar menos gasolina.
Anúncios
A principal delas é estar atento ao manual do fabricante, que vem junto com o veículo. Nele, constam todas as informações para economizar.
Quer saber mais? Então confira as dicas a seguir!
Atitudes práticas para economizar combustível
1 Esteja com a manutenção em dia
Essa dica pode parecer óbvia, mas é muito importante reforçar o quanto a manutenção evita gastos, além de aumentar a vida útil do motor.
Anúncios
Quando for preciso, troque os filtros de ar, de óleo, de combustível e faça a substituição das velas. Pneus murchos também influenciam no gasto, pois geram mais atrito com a via.
2 Faça uso inteligente do ar-condicionado
O uso do ar-condicionado está diretamente ligado ao consumo de combustível, podendo aumentar em até 20%. E carros com menor cilindrada gastam mais com o aparelho ligado, segundo a Azul Seguros.
Porém, alguns especialistas na área defendem que há situações nas quais ligar o ar é melhor do que abrir as janelas. É o caso, por exemplo, se você estiver a uma velocidade mantida acima de 60 km/h.
Agora, se o veículo estiver a menos de 60 km/h, vale mais a pena baixar os vidros para economizar gasolina. Neste caso, a resistência do ar não compensaria o gasto com o ar-condicionado em uso.
3 Mantenha uma velocidade constante
Acelerar e frear bruscamente são práticas que, além de perigosas, impactam no gasto de combustível. Por isso, o recomendado é trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé ao acelerar.
4 Não acelere em momentos desnecessários
Duas situações nas quais você não precisa acelerar o carro: quando o veículo está desligado e quando está parado no farol. No primeiro caso, muitos aceleram para aquecer o motor.
Mas isso não é necessário nos dias de hoje. Os veículos possuem propulsores com injeção eletrônica, o que torna possível dar a partida com o carro frio.
No farol não há necessidade de ficar acelerando, espere o sinal. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.
+ Conheça aplicativos que ajudam a encontrar combustível mais barato
5 Como economizar gasolina na subida?
Caso haja necessidade de paradas momentâneas no trânsito e seja uma subida, por exemplo, procure deixar a transmissão em “neutro”.
Além disso, utilize o freio de estacionamento, pois assim você evita controlar a parada do veículo nos pedais da embreagem e acelerador.
Economizar combustível se torna fundamental com novo reajuste da Petrobras
Economizar combustível agora, mais do que uma opção, é fundamental para muitos brasileiros. Afinal, o preço da gasolina e do diesel sofreram reajustes significativos neste início de 2022.
No último dia 10 de março, A Petrobras tomou a decisão de reajustar o preço da gasolina nas refinarias em 18,7% e o do diesel em 24,9%. Esses aumentos deram o que falar, causando revolta em muitos consumidores.
A boa notícia é que o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.472/2021, que altera a forma de cálculo do preço dos combustíveis, além de criar uma Conta de Estabilização.
Com isso, poderá ser criado um mecanismo de amortecimento contra flutuações do preço do petróleo no mercado internacional. Assim, o brasileiro não sentirá tanto o impacto nos preços.
Porém, esse projeto ainda precisa ser analisado e aprovado pela Câmara dos Deputados. Depois, será enviado para a sanção da Presidência da República.
Gostou do nosso texto? Então aproveite a visita em nosso site e leia agora mesmo: “10 carros que mais desvalorizaram na pandemia.”