Preço do pão vai aumentar? Entenda relação com a guerra na Ucrânia

0
212
vários pães francês
0
(0)

Um dos principais alimentos do café da manhã dos brasileiros pode começar a ficar mais caro nos próximos meses. Sim, nós estamos falando do preço do pão, que pode ter um aumento por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Anúncios

E você deve estar se perguntando o que o nosso tão amado pãozinho tem haver com a guerra, certo? 

Para quem não sabe, os dois países, juntos, possuem 30% de todo o trigo comercializado no mundo. Com a invasão e o início da guerra entre os países, o preço da mercadoria acabou subindo no mercado internacional.

Anúncios

E é claro que esse aumento será repassado para o consumidor final não só no pão, mas também em outros produtos que levam o trigo, como massas e bolos. 

Vale ressaltar, ainda, que esse aumento no preço do pão não vai acontecer somente aqui no Brasil, mas no mundo todo. Da mesma forma como aconteceu com o aumento da gasolina, por conta do preço do barril do petróleo.

Em entrevista para o Globo.com, o especialista de trigo da consultoria Safras & Mercado, Élcio Bento, comentou que o preço do trigo na Bolsa de Chicago chegou a subir quase 40% entre 23 de fevereiro e 7 de março.

Anúncios

Preço do pão: farinha de trigo teve aumentos nos últimos 12 meses

Quem faz muito consumo da farinha de trigo já tem percebido um aumento nos preços nos últimos meses. De fato, a mercadoria tem ficado mais cara no mercado, assim como os seus derivados.

Para se ter uma ideia, a farinha de trigo teve uma alta de quase 15% nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano, no acumulado. Os dados são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na sexta-feira, 11.

+ Guerra na Ucrânia e criptomoedas: entenda qual é a relação e consequências

O preço do pão também teve uma alta, só que menor, de apenas 7%, enquanto o macarrão e as massas semi-preparadas sofreram uma alta de 12% e 10%, respectivamente.

Vale ressaltar, também, que esses aumentos são por diversos fatores. Além disso, o preço dos combustíveis também acabam impulsionando a elevação no preço da comida dos brasileiros.

vários pães francês dentro d eum cesto
Pão francês pode ter aumento se guerra entre Rússia e Ucrânia se prolongar

Qual o motivo da disparada no preço do trigo?

O que muita gente quer saber é o motivo pelo qual o preço do trigo sofreu essa disparada significativa. O principal argumento relacionado à guerra é sobre incertezas. Afinal, até quando vai durar?

Como essa é uma pergunta sem resposta, acaba que há reflexos em muitos setores, inclusive no mercado do trigo. Sem saber até quando a guerra vai se estender, o preço acaba sofrendo aumentos elevados.

De acordo com especialistas, se perdurar por mais tempo a tendência é que continue subindo. Afinal, a Rússia é considerado o principal exportador de trigo do mundo. A Ucrânia ocupa a 4ª posição, ou seja, são países de extrema relevância para este cenário.

Estima-se, inclusive, que ambos contribuam com mais de 50 milhões de toneladas de um total de 203 exportadas no período de 2021 e 2022. Ou seja, praticamente um quarto.

Conflito pode gerar aumento de até 20% nos preços de alimentos

E não é só o preço do pão que pode ser impactado com a Guerra entre Ucrânia e Rússia. Diversos outros alimentos também podem ver o seu valor subir, entre 8% a 20%, sem previsão de estabilidade.

A informação é da agência de alimentos e agricultura das Nações Unidas (FAO). Isso, inclusive, pode provocar um salto no número de pessoas desnutridas em todo o território mundial. Afinal, com preços elevados, algumas pessoas podem optar por não comprar.

De acordo com a FAO, ainda não está claro se a Ucrânia será capaz de realizar as colheitas se o conflito continuar se prolongando. Além disso, também existem incertezas e faltas de informações a respeito da exportação de alimentos oriundos da Rússia.

E você, sabia desse impacto nos alimentos causado pela guerra entre os países? Então continue a sua leitura e veja como o conflito afeta a economia do Brasil.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui