Início Notícias Carreiras O que o profissional brasileiro espera do trabalho no futuro?

O que o profissional brasileiro espera do trabalho no futuro?

0
(0)

Você já parou para pensar o que o profissional brasileiro espera do trabalho no futuro? Você tem confiança no seu futuro profissional?

Foi pensando nisso que o LinkedIn lançou o Índice de Confiança do Trabalhador, após realizar essa pergunta a mais de 2.500 profissionais no país.

Esse índice é uma “fotografia” do grau de otimismo dos brasileiros quanto ao futuro da carreira e das finanças. O índice passará a ser publicado periodicamente para medir a confiança do trabalhador diante de persistentes turbulências e incertezas econômicas do Brasil.

investimentos para profissionais liberais Mudança na regra da LCA
O profissional brasileiro é otimista em relação ao futuro

O Índice de Confiança do Trabalhador mostrou que o profissional brasileiro com idade entre 40 e 54 anos, a geração X, são os mais otimistas quanto às perspectivas de evolução profissional e financeira do país.

Para se ter uma ideia, em uma escala de -100 a +100, o índice de confiança do grupo ficou em 56. Cinco pontos acima dos millennials, de 25 a 39 anos, e 12 pontos acima dos Baby Boomers acima dos 55 anos.

Mas independente da geração, o índice é de 55 pontos quanto à segurança do próprio emprego. Além de 43 pontos quanto às perspectivas financeiras e 54 em relação às oportunidades de ascensão profissional no Brasil.

Destaques do profissional brasileiro no Índice de Confiança

É importante ressaltar que a pesquisa foi realizada em duas etapas entre os dias 1º e 28 de junho no Brasil. Veja abaixo os destaques da primeira edição do Índice de Confiança do Trabalhador:

-> A Confiança Individual, que mede o otimismo com a segurança do próprio emprego, as perspectivas financeiras e a chance de progressão na carreira, é de 51 no Brasil. Em uma escala que vai de -100 a +100;

-> A geração X (com idade entre 40 e 54 anos) é a mais confiante, com 56 pontos. Já os mais pessimistas são os Baby Boomers (acima de 55 anos), com 44 pontos;

-> Somente 21% dos Baby Boomers acreditam que a renda vai aumentar nos próximos seis meses. A proporção é de 30% para a geração Z, com menos de 25 anos de idade;

-> Cerca de 30% dos brasileiros acreditam que as vagas de emprego irão diminuir nas próximas duas semanas. A porcentagem é mais alta entre os funcionários de instituições de grande porte, com 39%;

-> Os profissionais que trabalham em pequenos negócios são os mais confiantes quanto ao futuro dos seus empregados: 71% deles acreditam que a situação da empresa vai melhorar daqui um ano. Entre os funcionários de empresa de médio e grande porte, a proporção é de 65% e 62%, respectivamente.

O que o mercado de trabalho espera do profissional brasileiro?

Agora, e se a pergunta fosse invertida? Já parou para pensar, por exemplo, o que o mercado de trabalho pode estar esperando dos profissionais no futuro?

Quais são as expectativas e as principais diferenças do trabalhador de hoje e daquele que será no amanhã?

De acordo com a PUC Minas, os conhecimentos adquiridos em um curso de graduação podem ser considerados a base para uma vida profissional. Entretanto, a sociedade vive em constante mudança, o que sempre muda a forma com que os profissionais atuam.

Isso exige até mesmo mais conhecimento. Dessa forma, expõe-se que não necessariamente o profissional de hoje está preparado para as demandas dos próximos anos, mesmo que ele seja qualificado no presente. A mudança é constante.

“Pode-se dizer que o profissional do futuro deverá estar mais adaptado à era digital, na qual a tecnologia é preponderante para designar a forma de trabalho. É possível até que algumas profissões desaparecem em poucos anos, e outras surjam, adotando novas concepções e frentes de atuação”, dia a PUC Minas.

As seis habilidades do profissional do futuro, independentemente do ramo de atuação, segundo a pesquisa, são:

1. Flexibilidade cognitiva;
2. Negociação eficaz;
3. Orientação de serviço;
4. Precisão e agilidade na tomada de decisões;
5. Inteligência Emocional;
6. Trabalho em equipe.

Vale lembrar ainda que o mercado de trabalho no futuro tende a ficar ainda mais competitivo. Se hoje a necessidade de qualificação, conhecimento e habilidades são primordiais, isso se tornará ainda mais crucial.

O mercado não ficará mais exigente, mas sim disputado. E você, está pronto para encarar as mudanças no futuro. O que você espera está alinhado com as expectativas das empresas?

Aqui no FinanceOne você encontra diariamente conteúdos e um noticiário completo para te ajudar a encarar o mercado e se planejar de forma segura e eficaz.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Você sabe como abrir uma conta bancária no exterior? Ao contrário do que muitos pensam, o processo é fácil e pode ser...

Conta de luz volta a ter cobrança extra. O que muda no seu bolso?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, em 30 de novembro, que a conta de luz dos consumidores virá com uma...

Como economizar na ceia de natal

Ah, o natal! A melhor época do ano chegou e, com ela, certos prejuízos financeiros. É quase impossível sair das festas de fim de...

5 profissões em alta para 2021. Salários de até R$70 mil!

O ano está se aproximando do fim e com ele começam as expectativas para saber quais são as profissões em alta para...

Conheça 4 sites que oferecem cashback

Quer fazer uma compra e ter uma parte do valor devolvido para você? É o que fazem as empresas que lidam com...

Veja melhores investimentos para dezembro, segundo especialista

Há diversas opções acessíveis de investimentos para dezembro. Aproveite parte do valor que você vai receber referente ao seu 13º salário para...