Programa de fidelidade: o que é e como funciona? | FinanceOne

Programa de fidelidade: o que é e como funciona?

Escrito por: Camila Miranda em 31 de julho de 2020

Participar de um programa de fidelidade pode ser ótimo para que você consiga algumas recompensas, como a troca de passagens áreas através de milhas.

Além disso, dependendo de como você utilizar o programa de fidelidade, os seus gastos em compras, por exemplo, podem ser reduzidos.

Se você já ouviu falar sobre o programa, mas não sabe o que é, continue a leitura deste texto.

A seguir, nós explicaremos como o programa de fidelidade funciona e quais são os mais populares.

Imagem com um notebook e do lado esquerdo uma mão aparecendo segurando um cartão para ilustrar o texto sobre programa de fidelidade
Saiba como funciona um programa de fidelidade

O que é o programa de fidelidade?

O programa de fidelidade nada mais é do que uma atração para oferecer vantagens para os clientes, quando os mesmos realizam compras recorrentes nas lojas ou com seus cartões de crédito, por exemplo.

É, de certo modo, uma força para fidelizar os consumidores. O objetivo do programa de fidelidade é fazer com que o relacionamento do cliente com a empresa seja mais constante.

E para que essa estratégia seja mais interessante, os programas costumam contar com diversos parceiros e em diferentes ramos. Dessa forma, as opções de descontos ou prêmios tendem a serem mais atrativas.

+ Uber anuncia programa de fidelidade no Brasil

Como funcionam os programas de fidelidade?

O programa de fidelidade funciona de forma simples: a cada nova compra do cliente, ele é “presenteado” com algo —  seja com mais descontos, seja com alguma outra oferta, que pode ser desde um novo produto até um prêmio exclusivo.

Dessa maneira, o consumidor é incentivado a sempre comprar mais vezes, a fim de conseguir obter a oferta proposta.

Mas vale lembrar que o programa de fidelidade não funciona de forma automática. Normalmente, a pessoa precisa se cadastrar para começar a participar.

Em alguns casos, o programa também inclui prazo para atingir as condições para liberar a oferta.

Por exemplo, se você começar a partir de um programa de fidelidade que acumule pontos, esses pontos certamente terão um prazo para serem resgatados.

Se o cliente precisa acumular selos, eles precisam ser apresentados até uma nova data. Veja, a seguir, quais são os tipos de programas de fidelidade.

Tipos de programas mais populares

  • cartões fidelidade: é o tipo mais conhecido e funciona com o cliente adquirindo um cartão e cada nova compra fica registrado nele. Quando chega a um determinado número, ele recebe a recompensa;
  • programas de cashback: para usar esse tipo será necessário se cadastrar em uma empresa que ofereça cashback. Esse termo significa “dinheiro de volta”. Ou seja, toda vez que você efetuar uma compra, você terá uma porcentagem do valor (escolhido pela empresa) de volta;
  • sistemas online de fidelidade: é parecido com o cartão de fidelidade. O consumidor precisa cadastrar o CPF ou preencher um formulário online, e toda compra que ele fizer, vai acumulando pontos;
  • programas de coalizão: é uma parceria entre empresas que oferecem serviços complementares. O cliente precisa consumir nos estabelecimentos que fazem parte do programa para conseguir pontos, e cada empresa oferece um benefício diferente;
  • programas personalizados: tem como base os programas de milhas. Nesta opção o cliente acumula pontos que podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos.

Quais tipos de empresas oferecem programa de fidelidade?

A tendência é achar que somente as empresas de cartões de crédito e companhias áreas trabalham com programa de fidelidade dos clientes.

No entanto, as lojas de roupas ou outros departamentos também estão entrando nesse mundo com o objetivo de reter ainda mais os consumidores.

Normalmente, nas lojas de departamentos, como por exemplo, a Marisa, o programa de fidelidade funciona assim: é preciso realizar um cadastro e você tem vantagens no próprio cartão da loja.

Com isso, é possível obter descontos em suas compras e participar de sorteios, por exemplo.

O que você achou do nosso texto? Bom? Então aproveite a visita em nosso site e confira o texto “4 programas de fidelidade que valem a pena” que separamos para você.

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

cartão de crédito
falar de dinheiro em casa
Homem mexendo no celular para consultar as plataformas de afiliados
FGTS rende mais que a Selic