Programa Ideiaz: saiba como inscrever seu projeto de negócio

0
165
Duas pessoas trabalhando em uma mesa com notebook
0
(0)

Se você tem um negócio em fase inicial, esse artigo é para você. Isso porque o Ministério da Economia está com as inscrições abertas para o programa Ideiaz, que vai apoiar 450 projetos de negócios em fase inicial.

E por que nessa fase do empreendimento? Porque é a etapa de “ideação” e, o programa vai auxiliar o empreendedor desde o início do negócio. Essa ajuda será realizada em diversos aspectos, como capacitação empreendedora, mentorias, orientações e suporte tecnológico.

Isso vai permitir que cada equipe desenvolva as diferentes propostas das empresas. 

Vale ressaltar ainda que todos os 450 projetos selecionados serão atendidos de forma gratuita. E o auxílio que essas empresas vão receber será feito por incubadoras e aceleradoras de todo o Brasil, que estão credenciadas no programa Ideiaz.

Inscrições do programa Ideiaz terminam agora em agosto

Se você tem interesse em participar do programa Ideiaz é bom correr para se inscrever. O prazo termina no próximo dia 23. As inscrições deverão ser realizadas pelo site da iniciativa e o candidato deverá preencher todas as informações solicitadas.

Toda a seleção será realizada por um grupo de pessoas de diferentes órgãos do governo. Alguns deles são o Ministério da Economia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Associação Nacional de Empresas Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Aprotec) e investidores.

+ O que um investidor-anjo busca em uma startup?

É preciso frisar ainda que o Ideiaz Powered by InovAtiva tem como objetivo atender em escala e com abrangência nacional de ideias e projetos de negócios inovadores. Além de negócios impacto socioambiental em estágio inicial de todas as regiões.

pessoa utilizando tablet com tela de computador de fundo
Quem participa do Programa Ideiaz é uma grande oportunidade para começar o negócio com o pé direito

O programa Ideiaz oferecerá 25 horas de apoio e, desse total, a previsão é que ao menos 15 horas sejam de atendimento individualizado. Além disso, estará incluso a mentoria, uma consultoria organizacional, um suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.

Programa Ideiaz já atendeu a centenas de projetos

O Programa Ideaiz já contribuiu com mais de centenas de projetos, que puderam receber a capacitação empreendedora e diversos outros apoios. 

Por exemplo, somente no primeiro semestre deste ano o Ideiaz atendeu a 153 projetos em parceria com mais de dez incubadoras e aceleradoras de todas as regiões do país. O programa tem como meta oferecer suporte a todos os estados.

Vale destacar que o programa atende aos projetos em estágio inicial, na fase de criação ou ideação. Mas o que isso quer dizer? São aqueles cujo modelo de negócio ainda não está consolidado ou o objeto ainda não tenha sido comercializado.

+ 5 lições das Olímpiadas para o empreendedorismo

“O InovAtiva Brasil já acelerou mais de duas mil startups em 700 municípios brasileiros. Com o Ideiaz Powered By InovAtiva, nossa meta é apoiar projetos inovadores em estágios iniciais, ainda na fase de ideias. Queremos tornar o Brasil um dos três principais ecossistemas de startups do mundo.”

Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa

A expectativa é de que sejam investidos mais de R$40 milhões em cerca de quatro anos.

Projetos deverão apresentar resultados mínimos

Além de todo o apoio e investimento, os projetos deverão receber resultados mínimos após o processo de atendimento, são eles:

  • Modelo de negócios desenhado e validado;
  • Protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes;
  • Pitch de venda e defesa do negócio pronto.

Por isso, espera-se que a equipe do projeto consiga se dedicar por cerca de 20 horas semanais para alcançar os resultados esperados.

+ Empreendedorismo feminino: o que é e quais os desafios

“Por meio da operacionalização deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes ecossistemas brasileiros. Um trabalho que será possível por meio da ativação de uma rede de parceiros locais, com o fomento da geração de empresas inovadoras, de empregos e de conhecimento.”

Presidente do Sebrae, Carlos Melles

Gostou da novidade? Então corra para se inscrever antes que o prazo termine. E ajude um amigo que precisa saber disso compartilhando em suas redes sociais!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui