
Uma das mais famosas do setor, a franquia Magnólia Papelaria tem planos de expansão para 2023 e pode ser uma boa oportunidade de negócio. A rede surgiu há quatro anos, em Brasília, e hoje já tem mais de 70 unidades espalhadas pelo país.
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Durante a pandemia, é verdade que a marca passou por momentos difíceis, já que não tinha e-commerce antes da crise sanitária. Mas o saldo pós-pandemia é positivo e, só em setembro, a rede registrou crescimento de 8%.
Foram 21 unidades fechadas durante os dois anos de pandemia, mas outras 44 já foram abertas desde a reabertura dos negócios.
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De acordo com a revista Exame, a Magnólia fatura cerca de R$33 milhões, sendo assim a maior franquia do segmento no Brasil.
Quer saber como funciona e os custos? Então continue lendo este artigo!
Como funciona o modelo de negócio?
A franquia Magnólia Papelaria surgiu há quatro anos, em Brasília, a partir da ideia de atender o público concurseiro. Na época, a noiva de um dos idealizadores da marca, Thiago Janiques, estudava para concursos e sentia falta de material de planejamento acessível no mercado.
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A partir de então, quatro casais de amigos se uniram para fundar a primeira unidade na capital, que logo foi se expandindo. O modelo de negócio é baseado em quiosques instalados em shopping centers e aeroportos, mas há planos futuros para lojas maiores.
Os quiosques vendem um catálogo com mais de 7 mil produtos de papelaria, sendo que quase 300 são exclusivos, de produção própria da Magnólia. O franqueado não pode comercializar nada que não seja homologado no catálogo da rede.
Os preços dos produtos variam de R$1 a R$499, entre originais e homologados de outras marcas. Todos já possuem preços previamente tabelados pela franquia, em conformidade com a região e os impostos locais.
Os quiosques possuem um design moderno e elegante, pensado para o hall dos shopping centers e centros comerciais. A marca recomenda a contratação de três a quatro vendedores por unidade, dependendo de indicadores como o fluxo do shopping.
Quanto custa uma franquia da Magnólia Papelaria e como abrir?
A franquia da Magnólia Papelaria custa em torno de R$130 mil, considerando um investimento inicial de um quiosque completo, incluindo estoque e taxas.
Porém, interessados podem entrar em contato com a marca tendo a partir de R$80 mil ou até menos disponíveis.
Para o próximo ano, a rede tem o desejo de abrir novas unidades nos aeroportos das capitais brasileiras. O de Brasília tem uma unidade prevista.
Para se tornar um franqueado, o primeiro passo é preencher o formulário de interesse disponível no site oficial da rede, informando nome, dados para contato, a cidade de interesse da franquia e o investimento disponível.
Depois disso é necessário aguardar o retorno da empresa por e-mail. O perfil empreendedor procurado engloba os seguintes requisitos:
- Ter afinidade com o segmento de papelaria e presentes
- Disposição e engajamento para buscar melhores resultados com a franquia
- Disponibilidade para gestão do negócio em tempo parcial
- Habilidade no manuseio de computador, internet, planilhas e relatórios
- Conhecimento básico de finanças e administração
- Residir ou ter sócio residente na cidade onde será a franquia
- Comprovar disponibilidade de 70% do capital necessário para o investimento

Suporte ao franqueado e escolha do ponto
A franquia Magnólia Papelaria também oferece suporte ao franqueado. O empreendedor conta com um time de suporte nas áreas de Marketing, Logística, Financeiro e também consultoria de vendas. Segundo informações da Magnólia, o suporte inclui:
- Criação de campanhas nacionais (online e offline), criação e curadoria de produtos/coleções, consultoria e treinamentos
- Acompanhamento de pedidos, avaliação de curva ABC, mediação com fornecedores e transportadora.
- Análise de indicadores do quiosque, consultoria, treinamento e visitas técnicas nas unidades.
- Análise de DRE e consultoria financeira.
A escolha do ponto é feita com participação da equipe Magnólia, que identifica as oportunidades da região, negocia os pontos disponíveis e faz a análise da viabilidade comercial de cada unidade.
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