O que é uma dark store? Entenda para que serve e como ela funciona

0
130
casal analisando papelada de empresa
0
(0)

A pandemia mudou a forma de consumo das pessoas em vários sentidos e um dos principais efeitos foi o boom dos serviços de delivery. A partir disso, novas necessidades surgem para adaptação dos negócios e uma delas foi a expansão das chamadas “dark store”. 

Anúncios

Você já ouviu falar nesse tipo de modelo? Na tradução para o português, significa “loja escura”. Porém, esses estabelecimentos possuem um objetivo bem específico: melhorar a logística de entregas de mercadorias.

O termo ainda não foi amplamente difundido no Brasil, mas tem crescido em popularidade e várias empresas já aderiram. Nos Estados Unidos, as dark stores já são bem mais comuns, assim como no Reino Unido. 

Anúncios

Mas, afinal, do que exatamente se trata?

O que é uma dark store?

Uma dark store (loja escura, na tradução literal) é uma espécie de depósito, mas com o fim específico para delivery. 

Ou seja, um estabelecimento que não fica aberto ao público e é utilizado pelas empresas exclusivamente para armazenar, separar e enviar produtos que foram vendidos online. 

Anúncios

É importante destacar que esse conceito não se refere aos centros de distribuição tradicionais. Primeiro porque são menores, não necessitam de tanto espaço. Segundo porque ficam localizados nos centros urbanos. 

Geralmente, os centros de distribuição ficam mais afastados dos centros. A ideia da dark store é exatamente o oposto: ficar perto dos clientes para proporcionar uma melhor logística de delivery. 

Grandes players do mercado, como Walmart e Carrefour, principalmente nos Estados Unidos, já investem nesse modelo. Por isso conseguem fazer entregas mais rápidas e mais baratas para seus clientes de delivery. 

As dark stores também podem ser chamadas de microhub, mini centro de distribuição urbano, micro-fulfillment center ou hyper local fulfillment center.

entregador de delivery com mochila de entrega
Dark stores melhoram logísticas do delivery

Quais são as vantagens?

Já se foi o tempo em que o delivery era uma segunda opção. Com as restrições da pandemia, esse modelo ganhou um novo e maior espaço no mercado, obrigando as empresas a se adequarem.

Neste contexto surgem as dark stores, que garantem ao negócio uma série de vantagens, como:

  • Encurta a distância entre o produto e o cliente;
  • Barateia o serviço de delivery;
  • Proporciona uma experiência de compra aprimorada;
  • Surpreende o cliente com a agilidade das entregas;
  • Reduz custos de transporte;
  • Mais fácil implementação que centros de distribuição tradicionais;
  • Cliente pode optar pela retirada do produto no local, caso não haja uma unidade da loja na região.

Principalmente agora que o modelo ainda não está completamente difundido no Brasil, uma dark store pode ser um grande diferencial para empresas.

Além disso, o momento atual — com o vírus ainda sendo uma ameaça, a incerteza econômica e a possibilidade de novas restrições — é ideal para a implementação do negócio. Até por ele ser de fácil instalação e manutenção.

Não há dúvidas de que estamos passando por uma grande transformação na forma de consumo e as entregas podem ser o serviço que vai separar empresas falidas e empresas de sucesso pelos próximos anos.

Portanto, considere esta e outras ferramentas para implementar no delivery do seu negócio. Isso pode, inclusive, ser uma alternativa mais econômica para quem pretendia abrir uma loja tradicional, que demandaria mais funcionários.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia mais conteúdos sobre empreendedorismo:

Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui