É bastante comum encontrar pessoas que economizam dinheiro na poupança mesmo sem ter uma renda alta. No entanto, também é comum conhecermos aqueles que não conseguem poupar e acabam gastando todo o salário do mês.
Independentemente da sua renda, é fundamental que você entenda a importância de economizar e quanto guardar do salário todos os meses.
Monitoramento de gastos, controle dos impulsos de consumo e mudança em alguns padrões de comportamento são essenciais para quem deseja começar a poupar.
Neste texto, daremos as principais dicas de quanto economizar do seu salário nos meses. Continue a leitura para saber mais!
Por que é importante guardar o salário?
Muitas pessoas não sabem, mas economizar dinheiro mensalmente é a forma mais fácil de conquistar independência financeira. Além disso, é possível ter mais qualidade de vida quando não estamos sempre preocupados com dívidas, por exemplo.
+ Independência financeira: como conquistar a sua
Se você conseguir poupar uma parte do seu salário todos os meses será possível aplicá-lo em uma poupança ou até mesmo em outros tipos de investimento mais rentáveis.
+ 6 investimentos seguros e que rendem mais que a poupança
É graças aos esforços em economizar dinheiro que podemos viabilizar metas de vida em curto, médio e longo prazo. Caso tenha uma emergência, como questões de saúde, você ainda terá uma reserva financeira para utilizar.

Qual é o valor ideal do salário para economizar?
É comum que as pessoas não saibam ao certo qual valor ideal para poupar todo mês. Muitos especialistas apontam que é recomendável aplicar pelo menos 10% do seu salário.
Vale lembrar que esse valor de 10% é referente ao seu salário líquido mensal. Portanto, se você recebe R$2 mil por mês, após o pagamento de suas contas, por exemplo, você deve economizar R$200, no mínimo.
Entretanto, vale lembrar que esse valor não é uma regra, mas sim uma recomendação. Esse percentual economizado por mês pode variar de acordo com os seu rendimento e objetivos, por exemplo.
+ Poupar, economizar e investir: entenda as diferenças
Como poupar dinheiro?
Após ter consciência da necessidade de economizar e poupar dinheiro, o primeiro passo é elaborar uma lista detalhada listando os gastos mensais.
Ou seja, coloque na ponta do lápis com o que você utiliza o seu salário. Sendo assim, faça uma lista da quantia que você destina para:
- alimentação;
- luz;
- moradia;
- transporte;
- água;
- telefone;
- lazer.
Sabendo exatamente quanto custa cada despesa, será mais fácil cortar supérfluos e fazer pequenas economias diárias.
Como guardar dinheiro gradualmente?
A maioria dos brasileiros não tem o hábito de economizar dinheiro e, no começo, essa tarefa pode não parecer fácil.
Como cada caso é um caso e não temos uma maneira exata para começar a ter resultados positivos nessa empreitada, uma dica valiosa é começar aos poucos.
No 1º mês, em vez de poupar 10%, estabeleça um percentual menor e vá aumentando progressivamente.
Isso fará com que você comece a ter o hábito de se planejar e guardar o seu salário. Após alcançar a meta dos 10%, por exemplo, você pode começar a aumentar esse percentual.
Se gastou mais do que deveria em um mês, tente compensar no outro apertando os gastos, por exemplo.
E o mais importante antes de começar a poupar: não existe mágica que estique o seu dinheiro, mas hábitos que podem ser adotados à medida que você vai economizando.
E aí, pronto para começar a guardar o seu dinheiro? Lembre-se que é muito importante ter disciplina e planejamento.
Gostou do nosso texto? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo “7 aplicativos de controle financeiro para organizar seu dinheiro” para você conseguir dar o pontapé inicial.