Mais
    InícioNotíciasFinanças PessoaisAprenda o que é e como entender o extrato bancário

    Aprenda o que é e como entender o extrato bancário

    3.3
    (157)

    Se você realiza diversas movimentações bancárias, provavelmente já precisou alguma vez do extrato bancário para ter controle do que já foi gasto ou não.

    Entretanto, você sabe tudo para que serve esse documento? Sabe qual é o objetivo dele? Se a sua resposta foi não para as duas perguntas, então este texto é para você!

    Vamos explicar como funciona o extrato, qual a finalidade e quais são os tipos. Continue a leitura para saber melhor sobre o assunto!

    O que é o extrato bancário?

    O extrato bancário é um documento no qual constam todas as informações sobre o movimento da sua conta bancária.

    Por meio do extrato é possível realizar a consulta da sua conta de dois últimos dias, cinco dias ou 30 dias. Ainda existe a possibilidade de verificar os meses anteriores.

    Existem diversas maneiras de se consultar o extrato bancário, sendo elas:

    As informações de um extrato costumam ser bastante simplificadas. Contudo, por conta de alguns códigos e letras, é necessário saber o que cada um significa para interpretar o documento da forma correta.

    Além disso, é por meio desse documento que você consegue analisar exatamente o que entrou e saiu da conta. Também é possível avaliar a sua situação bancária depois que realizou os pagamentos necessários.

    O que significa cada símbolo do extrato bancário?

    Você já sabe que o principal conteúdo do extrato bancário é a movimentação de entrada e saída de dinheiro da sua conta.

    Ele sempre conta com uma data de início, que é o saldo inicial do período, e uma data final, que é o saldo final.

    As movimentações citadas acima são marcadas com as letras “c”, de crédito, que significa entrada, ou “d”, de débito, que significa a saída de dinheiro.

    O extrato indica o saldo inicial e o final, incluindo ou não os valores de crédito para o correntista.

    Por essa razão, é importante ter atenção nesse ponto e não considerar como dinheiro disponível o saldo final, mas sim o saldo sem o empréstimo disponível.

    Além disso, é no extrato bancário que constam todas as operações realizadas no mês, como por exemplo, as compras realizadas no débito, transferências, saques etc.

    Todas essas informações estão em ordem cronológica, de acordo com as datas de cada movimentação.

    Principais siglas e abreviações

    Algumas das principais siglas e abreviações do extrato bancário são:

    • (+) ou (C): indica saldo credor, algum valor foi creditado em sua conta;
    • (-) ou (D): débito, ou seja, qualquer valor debitado da sua conta. Poder ser um pagamento, uma cobrança ou um saque, por exemplo.
    • C/C: significa conta corrente
    • C/I: conta investimento ou conta poupança
    • TAA: quer dizer Terminal de Auto Atendimento
    • DEP. CH: significa que houve um depósito em cheque
    • DA: débito automático
    • TB: transferência bancária
    • TBI: significa transferência bancárias via internet
    • Dep. Dinh.: depósito em dinheiro
    • TED’s ou DOC’s: transferências entre bancos diferentes, ambos eletronicamente
    • PGTO, PAG, PAGTO ou PG Cobrança: pagamento de boletos bancários, sejam eles despesas pessoais, faturas de cartão, tarifas federais ou outros
    • IOF: significa imposto sobre operações financeiras
    • TRF ou TAR: tem como significado tarifa mensal de serviços
    • ENC: é quando as tarifas são lançadas como encargos

    + Entenda qual é a diferença entre DOC e TED

    pessoa segurando um extrato bancário
    É possível consultar o seu extrato bancário pelo aplicativo do banco

    Outras siglas

    Embora menos recorrentes, essas siglas também podem ser encontradas no extrato bancário:

    • CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo): é o cadastro mantido pelo Banco do Brasil, em nome do Banco Central. Nele estão armazenadas informações sobre emitentes de cheques sem fundos;
    • Cheque Prescrito: é quando o cheque foi apresentado após o prazo de prescrição (seis meses após o prazo de apresentação). Sendo assim, o beneficiário perde o direito de execução, sendo possível apenas a ação comum na justiça para reaver o crédito.

    Quais são os tipos de extrato bancário?

    Agora que você já sabe como funciona um extrato bancário e quais são as siglas, está na hora de conhecer e entender cada tipo existente nas instituições financeiras. A seguir, listamos os tipos de extrato. 

    Extrato comum: esse é o demonstrativo solicitado pelo cliente. É referente a um determinado período, que pode ser consultado a qualquer momento em caixas eletrônicos ou pela internet.

    Mas é importante estar atento, pois os bancos costumam cobrar quando o limite de extratos impressos é ultrapassado.

    Mensal consolidado: essa é a versão impressa com todas as transações mensais realizadas. O documento é enviado pelos Correios.

    Extrato anual consolidado: é o demonstrativo com as movimentações realizadas pelo cliente durante todo o ano, incluindo as taxas cobradas. O envio desse demonstrativo é obrigatório e não pode ser cobrado pelos bancos.

    + Saiba quais são os 7 maiores ladrões de dinheiro do seu extrato

    Quais são as formas de consultar o extrato bancário?

    Você tem dúvidas de como realizar a consulta do seu extrato bancário? Existem diversas formas de ter acesso a esse documento.

    Você pode realizar a consulta por meio do caixa eletrônico, internet banking, aplicativo, extrato impresso e até mesmo pelo telefone. 

    E qual destas é a melhor opção? A que você se adaptar ou a que estiver a mais fácil alcance. Para quem quer rapidez e facilidade, o acesso pela internet, seja o aplicativo ou internet banking, é a melhor opção.

    Dessa forma, é possível ter acesso ao extrato bancário em tempo real sem ser cobrado. Isso porque quem imprime o extrato pode ser cobrado se ultrapassar o limite que o banco oferece todo mês.

    E todas as informações sobre a sua conta bancária e os investimentos no seu banco podem ser vistos no extrato bancário. Assim como cheques, compras em cartões de débito, entre outras.

    Como tirar um extrato bancário?

    Depende da forma que você escolher. Uma opção, é se dirigir ao caixa eletrônico mais próximo, como aqueles da Rede 24 Horas.

    Dependendo de qual é o seu banco, você precisará inserir o cartão da sua conta corrente e digitar a senha ou usar a sua digital.

    A opção de consulta ao extrato aparecerá logo no menu principal. Basta clicar nela e conferir os dados diretamente na tela do caixa ou procurar pela opção de imprimir, que geralmente fica no canto inferior.

    Também é possível consultar o extrato por telefone, mas neste caso você precisa entrar em contato com o seu banco.

    Como tirar extrato bancário pelo celular?

    O passo a passo exato para tirar o extrato bancário pelo celular pode variar de acordo com o banco. Acontece que cada aplicativo tem sua própria interface.

    Porém, a maioria deles é muito fácil de usar, de modo que não é difícil se guiar pelo menu. Faça o seguinte:

    1. Acesse o aplicativo do seu banco
    2. Faça login na sua conta corrente
    3. Leia as opções do menu e procure pela opção “consultar extrato” ou semelhante

    Como você está consultado do smartphone, não poderá imprimir o extrato na hora. Mas, se quiser, pode procurar pela opção de salvar ou compartilhar.

    Desse modo, o app emitirá o documento no formato de PDF. Você pode manter esse CPF digitalmente ou mandar imprimir. Mas é mais econômico apenas consultar o documento no app sempre que precisar.

    Gostou deste texto sobre extrato bancário? Aproveite a visita no nosso site e assine a nossa newsletter! Desse jeito, você recebe as nossas atualizações diretamente no seu email!

    *Colaboração: Tamires Silva

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 157

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    68 COMENTÁRIOS

    1. Estou procurando o significado da sigla, no meu estrato bancário do Banrisul e não encontrei em nenhum lugar. CR FOREC IMED. Teria como informar o que significa?

      • Olá, Silvia. Tudo bem?
        Neste caso, orientamos que você entre em contato diretamente com o Banrisul para esclarecer a dúvida sobre a sigla.

        • O que significa tot dep mi na caixa e pq nao consigo saca no outro dia quando e feito esse deposito em conta?? Sempre leva e dias pra libera esse valor o que significa?????

          • Oi, Thamiris. Tudo bem?
            A sigla DEP é referente a depósitos bancários. Por isso, é possível que seja um valor depositado em sua conta. Mas entre em contato com o banco para solucionar dúvidas mais específicas.

      • Olá, Meire. Tudo bem?
        Neste caso, significa que algum título foi pago através da sua conta, por exemplo, um boleto.
        Mas, orientamos que você entre em contato diretamente com seu banco para esclarecer a dúvida sobre a sigla.

      • Oi, Thamires. Tudo bem?
        A sigla DEP é referente a depósitos bancários. Por isso, é possível que seja um valor depositado em sua conta. Mas entre em contato com o banco para solucionar dúvidas mais específicas.

      • Olá, Roza. Tudo bem?
        TBI significa ‘transferência bancária via internet’. Se você não realizou nenhuma transferência pelo aplicativo ou internet banking, entre em contato com seu banco para verificar o ocorrido.

      • Oi, Michele. Tudo bem?
        A sigla DEP é referente a depósitos bancários. Por isso, é possível que seja um valor depositado em sua conta. Mas entre em contato com o banco para solucionar dúvidas mais específicas.

      • Olá. Tudo bem?
        A sigla deve indicar alguma nota fiscal. Mas entre em contato com o banco para solucionar dúvidas mais específicas.

    2. Olá boa tarde, o que significa “saquecorre” ? Tem descontado na minha conta mas não sei o que é.

      • Oi, Alessandra. Tudo bem?
        A sigla DEP é referente a depósitos bancários. Por isso, é possível que seja um valor depositado em sua conta. Mas entre em contato com o banco para solucionar dúvidas mais específicas.

    3. Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
      muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

      • Olá, Maria! Tudo bem?
        Se você se refere a DEP. DINH, é quando foi feito um depósito em dinheiro, mas dependendo do horário do depósito o valor pode ainda não estar liberado na conta.

      • Olá, Claudia! Tudo bem?
        Não conseguimos identificar o termo que você descreveu. Você pode sanar a dúvida sobre o que significa entrando em contato com o seu banco.

      • Olá, Wanessa! Tudo bem?
        Nos sites dos principais bancos não consta o significado das siglas. Elas parecem fazer referência à “nota fiscal”. Mas para saber exatamente do que se trata, recomendamos que entre em contato com o seu banco. Eles poderão informar.

    4. Eu fui tirar meu extrato da caixa economica , pra ver meu saldo ai tive a surpresa que tinha sumido valor que eu tinha, ai tava lá o nome : GUIA R PAG Numero do DOC “000000” e um dia antes eu tinha feito um deposito! Alguém sabe dizer o que significa

      • Olá, Gilberto! Tudo bem?
        Recomendamos que você entre em contato com a instituição financeira o mais rápido possível para resolver o problema.

      • Olá, Laudiceia! Tudo bem?
        Provavelmente quer dizer “Aplicação Poupança”. Mas para ter certeza, recomendamos que você entre em contato com a instituição financeira.

    5. Boa tarde!! estou consultando o extrato do Bradesco, e não entendi os seguintes históricos:
      – Cheque Espécie
      – Cheque Dep/Div
      – Cheque Esp/Div
      O que significam?
      Obrigada!!

      • Olá, Denise! Tudo bem?
        Não encontramos nenhuma informação oficial que confirme o que elas significam.
        Recomendamos que você entre diretamente em contato com o banco para sanar a dúvida.

      • Olá, Renata! Tudo bem?
        Recomendamos que entre em contato com a instituição financeira para entender o ocorrido. Caso deseje, pode solicitar o cancelamento do serviço indesejado e pedir também o reembolso de quaisquer taxas cobradas sem prévia autorização.

      • Olá, Marcia! Tudo bem?
        Não encontramos nenhuma informação oficial a respeito. Recomendamos que entre em contato com a instituição financeira para esclarecer.

    6. Artigo excelente, elucidou diversas dúvidas e confirmou alguns parcos conhecimentos que eu tinha.
      Grato por contribuir para a agregação de conhecimento de muitos que são leigos em informações bancárias. Até a próxima pesquisa.
      E novamente, grato.

      • Olá, Angela! Tudo bem?
        Não conseguimos identificar o termo. Você pode sanar a dúvida entrando em contato com o seu banco.

      • Oi, Gilmar! Tudo bem?
        A sigla parece ser de “solicitação de crédito bloqueada”. Mas isso é apenas um palpite, pois não encontramos registros oficiais de nenhuma instituição financeira a respeito. Sugerimos que entre em contato com o seu banco para esclarecer.

      • Oi, Samara! Tudo bem?
        Este é o saldo da sua conta. Se tem um sinal de “menos” (-) na frente do número, significa que o saldo está negativo.

    7. Boa tarde. Gostaria de saber o que é a abreviatura AGE CAD TE, no extrato da Caixa Econômica Federal. Pelo que entendi, é um agendamento de débito, mas não entendo referente a quê.

      • Oi, Vanessa! Tudo bem?
        Não encontramos nenhuma informação oficial da Caixa. Sugerimos que entre em contato com o banco para esclarecer essa dúvida.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasFinanças PessoaisAprenda o que é e como entender o extrato bancário

    Aprenda o que é e como entender o extrato bancário

    3.3
    (157)

    Se você realiza diversas movimentações bancárias, provavelmente já precisou alguma vez do extrato bancário para ter controle do que já foi gasto ou não.

    Entretanto, você sabe tudo para que serve esse documento? Sabe qual é o objetivo dele? Se a sua resposta foi não para as duas perguntas, então este texto é para você!

    Vamos explicar como funciona o extrato, qual a finalidade e quais são os tipos. Continue a leitura para saber melhor sobre o assunto!

    O que é o extrato bancário?

    O extrato bancário é um documento no qual constam todas as informações sobre o movimento da sua conta bancária.

    Por meio do extrato é possível realizar a consulta da sua conta de dois últimos dias, cinco dias ou 30 dias. Ainda existe a possibilidade de verificar os meses anteriores.

    Existem diversas maneiras de se consultar o extrato bancário, sendo elas:

    As informações de um extrato costumam ser bastante simplificadas. Contudo, por conta de alguns códigos e letras, é necessário saber o que cada um significa para interpretar o documento da forma correta.

    Além disso, é por meio desse documento que você consegue analisar exatamente o que entrou e saiu da conta. Também é possível avaliar a sua situação bancária depois que realizou os pagamentos necessários.

    O que significa cada símbolo do extrato bancário?

    Você já sabe que o principal conteúdo do extrato bancário é a movimentação de entrada e saída de dinheiro da sua conta.

    Ele sempre conta com uma data de início, que é o saldo inicial do período, e uma data final, que é o saldo final.

    As movimentações citadas acima são marcadas com as letras “c”, de crédito, que significa entrada, ou “d”, de débito, que significa a saída de dinheiro.

    O extrato indica o saldo inicial e o final, incluindo ou não os valores de crédito para o correntista.

    Por essa razão, é importante ter atenção nesse ponto e não considerar como dinheiro disponível o saldo final, mas sim o saldo sem o empréstimo disponível.

    Além disso, é no extrato bancário que constam todas as operações realizadas no mês, como por exemplo, as compras realizadas no débito, transferências, saques etc.

    Todas essas informações estão em ordem cronológica, de acordo com as datas de cada movimentação.

    Principais siglas e abreviações

    Algumas das principais siglas e abreviações do extrato bancário são:

    • (+) ou (C): indica saldo credor, algum valor foi creditado em sua conta;
    • (-) ou (D): débito, ou seja, qualquer valor debitado da sua conta. Poder ser um pagamento, uma cobrança ou um saque, por exemplo.
    • C/C: significa conta corrente
    • C/I: conta investimento ou conta poupança
    • TAA: quer dizer Terminal de Auto Atendimento
    • DEP. CH: significa que houve um depósito em cheque
    • DA: débito automático
    • TB: transferência bancária
    • TBI: significa transferência bancárias via internet
    • Dep. Dinh.: depósito em dinheiro
    • TED’s ou DOC’s: transferências entre bancos diferentes, ambos eletronicamente
    • PGTO, PAG, PAGTO ou PG Cobrança: pagamento de boletos bancários, sejam eles despesas pessoais, faturas de cartão, tarifas federais ou outros
    • IOF: significa imposto sobre operações financeiras
    • TRF ou TAR: tem como significado tarifa mensal de serviços
    • ENC: é quando as tarifas são lançadas como encargos

    + Entenda qual é a diferença entre DOC e TED

    pessoa segurando um extrato bancário
    É possível consultar o seu extrato bancário pelo aplicativo do banco

    Outras siglas

    Embora menos recorrentes, essas siglas também podem ser encontradas no extrato bancário:

    • CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo): é o cadastro mantido pelo Banco do Brasil, em nome do Banco Central. Nele estão armazenadas informações sobre emitentes de cheques sem fundos;
    • Cheque Prescrito: é quando o cheque foi apresentado após o prazo de prescrição (seis meses após o prazo de apresentação). Sendo assim, o beneficiário perde o direito de execução, sendo possível apenas a ação comum na justiça para reaver o crédito.

    Quais são os tipos de extrato bancário?

    Agora que você já sabe como funciona um extrato bancário e quais são as siglas, está na hora de conhecer e entender cada tipo existente nas instituições financeiras. A seguir, listamos os tipos de extrato. 

    Extrato comum: esse é o demonstrativo solicitado pelo cliente. É referente a um determinado período, que pode ser consultado a qualquer momento em caixas eletrônicos ou pela internet.

    Mas é importante estar atento, pois os bancos costumam cobrar quando o limite de extratos impressos é ultrapassado.

    Mensal consolidado: essa é a versão impressa com todas as transações mensais realizadas. O documento é enviado pelos Correios.

    Extrato anual consolidado: é o demonstrativo com as movimentações realizadas pelo cliente durante todo o ano, incluindo as taxas cobradas. O envio desse demonstrativo é obrigatório e não pode ser cobrado pelos bancos.

    + Saiba quais são os 7 maiores ladrões de dinheiro do seu extrato

    Quais são as formas de consultar o extrato bancário?

    Você tem dúvidas de como realizar a consulta do seu extrato bancário? Existem diversas formas de ter acesso a esse documento.

    Você pode realizar a consulta por meio do caixa eletrônico, internet banking, aplicativo, extrato impresso e até mesmo pelo telefone. 

    E qual destas é a melhor opção? A que você se adaptar ou a que estiver a mais fácil alcance. Para quem quer rapidez e facilidade, o acesso pela internet, seja o aplicativo ou internet banking, é a melhor opção.

    Dessa forma, é possível ter acesso ao extrato bancário em tempo real sem ser cobrado. Isso porque quem imprime o extrato pode ser cobrado se ultrapassar o limite que o banco oferece todo mês.

    E todas as informações sobre a sua conta bancária e os investimentos no seu banco podem ser vistos no extrato bancário. Assim como cheques, compras em cartões de débito, entre outras.

    Como tirar um extrato bancário?

    Depende da forma que você escolher. Uma opção, é se dirigir ao caixa eletrônico mais próximo, como aqueles da Rede 24 Horas.

    Dependendo de qual é o seu banco, você precisará inserir o cartão da sua conta corrente e digitar a senha ou usar a sua digital.

    A opção de consulta ao extrato aparecerá logo no menu principal. Basta clicar nela e conferir os dados diretamente na tela do caixa ou procurar pela opção de imprimir, que geralmente fica no canto inferior.

    Também é possível consultar o extrato por telefone, mas neste caso você precisa entrar em contato com o seu banco.

    Como tirar extrato bancário pelo celular?

    O passo a passo exato para tirar o extrato bancário pelo celular pode variar de acordo com o banco. Acontece que cada aplicativo tem sua própria interface.

    Porém, a maioria deles é muito fácil de usar, de modo que não é difícil se guiar pelo menu. Faça o seguinte:

    1. Acesse o aplicativo do seu banco
    2. Faça login na sua conta corrente
    3. Leia as opções do menu e procure pela opção “consultar extrato” ou semelhante

    Como você está consultado do smartphone, não poderá imprimir o extrato na hora. Mas, se quiser, pode procurar pela opção de salvar ou compartilhar.

    Desse modo, o app emitirá o documento no formato de PDF. Você pode manter esse CPF digitalmente ou mandar imprimir. Mas é mais econômico apenas consultar o documento no app sempre que precisar.

    Gostou deste texto sobre extrato bancário? Aproveite a visita no nosso site e assine a nossa newsletter! Desse jeito, você recebe as nossas atualizações diretamente no seu email!

    *Colaboração: Tamires Silva

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 157

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?