O mercado observa uma recuperação do Bitcoin após sofrer uma das maiores quedas na sua história. O movimento acontece após seu valor despencar em meio a preocupações com a regulamentação mais rígida na China e inquietação no mundo das criptomoedas.
Anúncios
As agências chinesas disseram, em meados de maio, que as instituições financeiras e empresas de pagamento não devem participar de quaisquer transações relacionadas a criptomoedas, nem devem fornecer serviços relacionados aos seus clientes.
Porém, não demorou para que as criptomoedas se recuperassem. Em junho, a reação veio após patrocinadores de criptomoedas proeminentes, como Cathie Wood, da Ark Invest, e Elon Musk da montadora Tesla indicarem seu apoio ao ativo.
Anúncios
Para o analista de operações financeiras da BlueBenx, Wilton Gomes, o período atual é um grande teste do ativo para garantir sua estabilidade.
+ 13 criptomoedas além do Bitcoin que você precisa conhecer
Oportunidade de mercado?
Inicialmente o mercado cripto registrou uma liquidação frenética dos ativos digitais atribuída principalmente ao sentimento de desespero de investidores que viram seu patrimônio despencar em questão de horas.
Anúncios
Porém, a situação caótica também abriu uma grande oportunidade de compra para muitos que buscaram lucrar em um curtíssimo período.
Para o CEO da Rispar, Rafael Izidoro, este cenário de queda serve como uma ‘promoção’ para novas aquisições, principalmente do mercado institucional. “A Microstrategy, por exemplo, já anunciou novos aportes no ativo. Acredito que logo o preço volte ao patamar anterior”, explica.
Já o analista de operações financeiras da BlueBenx, Wilton Gomes, o período de recuperação do Bitcoin é um grande teste do ativo para garantir sua estabilidade.
De acordo com ele, para que o ativo volte a valorizar e atinja novamente seu recorde, existe a necessidade de estabilidade e influência de fatores positivos no mercado.
Ou seja, o que cria uma oportunidade de compra ainda na baixa. Já que com nova onda de aquisições registrada nas maiores exchanges de criptomoedas, os preços dos ativos voltaram a decolar.
Como aproveitar ainda a fase de recuperação do Bitcoin
Existem pelo menos cinco maneiras de investir e aproveitar o momento de recuperação do Bitcoin. São elas: corretora convencional, fundo de investimento, bolsa de valores, p2p e exchanges descentralizadas.
1 – Exchange
Na corretora, o investidor pode ter acesso a um portfólio amplo de ativos, e tem a opção de definir manualmente o tamanho do aporte.
Em geral, o interessado só precisa de um celular e a identidade na mão para baixar o aplicativo, completar a verificação e começar a adquirir seus primeiros bitcoins.
2 – Fundo de investimentos
Os fundos de criptomoedas permitem variar o aporte sem precisar conhecer a fundo os ativos que comporão o portfólio. Ao comprar uma cota, o investidor delega a decisão para um índice pré-estabelecido ou a um gestor, no caso dos fundos ativos.
Em contrapartida, o cliente precisa pagar taxa de administração e/ou de desempenho, e não pode se apoderar dos criptoativos.
3 – Bolsa de Valores: fundo de índice (ETF)
A bolsa brasileira listou, em abril, o HASH11, primeiro ETF de criptomoedas da América Latina. Gerido pela Hashdex, ele já tem cerca de 60 mil cotistas e é um dos maiores de renda variável da B3. Ou seja, uma boa maneira de aproveitar a recuperação do Bitcoin.
4 – Peer-to-peer (p2p)
A modalidade p2p é uma negociação direta entre duas pessoas e, por isso, requer cautela a mais. Entre as vantagens está, por exemplo, a agilidade para receber as criptomoedas adquiridas após o envio do dinheiro, já que não é preciso criar uma ordem de compra, como nas exchanges.
5 – Exchanges descentralizadas
No centro do sucesso do que se entende por finanças descentralizadas (DeFi), as exchanges descentralizadas (DEX) são sistemas autônomos que usam contratos inteligentes para intermediar negociações entre indivíduos.
Os benefícios envolvem privacidade total e acesso a uma ampla oferta de criptoativos para escolher, incluindo aqueles mais novos e com maiores chances de passarem por explosão de valorização.
Ficou interessado em investir? Veja como transformar Bitcoin em dinheiro de verdade