Início Notícias Mercado Cambial Como transformar bitcoin em dinheiro de verdade

Como transformar bitcoin em dinheiro de verdade

3.5
(25)

Como transformar bitcoin em dinheiro de verdade? Existem várias formas. Você pode transferir para uma conta bancária ou para um cartão de crédito.

A vantagem de transferir para o cartão é que o saldo será creditado em dólar. A moeda virtual pode ser convertida em reais, dólares, euros e qualquer outra moeda.

O primeiro passo é ter uma carteira virtual, uma conta onde você irá receber suas moedas digitais, transferir e administrar.

Uma conta virtual é criada de forma fácil, diretamente de seu computador. As duas carteiras mais utilizadas hoje para armazenar bitcoins e realizar transações são a Xapo e a Blockchain.

As trocas são feitas por meio de plataformas online. São as exchanges ou casas de câmbio. Mas também podem ser realizadas diretamente entre pessoas.

As exchanges servem tanto para realizar as transações quanto para orientar o usuário. A dica é escolher uma empresa sólida e confiável para garantir a segurança do seu dinheiro.

O trade funciona de maneira similar aos mercados de ações ou de compra e venda de outras moedas.

O bitcoin é uma das principais criptomoedas
É possível transformar a moeda digital em dinheiro de verdade

Como vender bitcoin?

Para vender o bitcoin, você deverá transferi-lo para a sua carteira dentro da plataforma. Para cada transferência de moeda digital será cobrada uma taxa.

Na verdade, essa taxa serve como recompensa aos minerados pelo trabalho de validação das transações. Quanto maior a taxa, mais rápida será a confirmação da transferência.

Carteiras Virtuais

Xapo – É uma das carteiras de Bitcoin mais populares em Portugal e no Brasil, devido ao cartão de débito Visa, que você pode utilizar em caixas multibanco existentes pelo mundo para sacar em moeda impressa os valores que você possui em bitcoins ou até mesmo para pagar boletos.

Blockchain – É um site muito popular, que permite ver transações bitcoins ocorrendo em várias partes do mundo. Tem várias funcionalidades de segurança interessantes, como encriptação dupla, suporte para transações offline e autenticação em dois passos.

Coinbase – É uma conta Bitcoin online, muito parecida com o PayPal. Além de carteira Bitcoin, também é uma exchange Bitcoin onde você pode comprar e vender Bitcoins, enviar e receber dinheiro diretamente de e para endereços de e-mail.

Hive – É uma wallet Bitcoin indicada para novos utilizadores, com algumas funcionalidades interessantes. Tem uma plataforma semelhante a sistemas de mensagens instantâneas, que permite enviar e receber Bitcoins facilmente.

Armory – É um dos softwares Bitcoin wallet mais seguro e completo. Disponibiliza três modos de utilizador diferentes: Standard, Avançado e Programador. Algumas das suas funcionalidades de segurança incluem teclado virtual para se proteger contra keyloggers, transações offline e várias opções de armazenamento.

Conheça melhor a carteira Xapo

Muito popular no Brasil e em outros países, a Xapo é bastante utilizada por quem deseja armazenar bitcoins. No site da empresa, você consegue ter as respostas para muitas perguntas que são feitas diariamente sobre este assunto.

A própria Xapo se denomina uma carteira digital multi-moeda que fornece uma maneira de gastar, pagar e transferir os fundos que são separados por você.

Os serviços que a Xapo oferece são

  • Contas de gastos e Cofres;
  • Várias opções para adicionar e retirar dinheiro;
  • Câmbios de moeda internacionais (e bitcoin!);
  • Pagamentos para qualquer pessoa em todo o mundo;
  • Segurança e proteção;
  • Serviço de atendimento ao Cliente de primeira classe.

Quem deseja criar uma conta na Xapo pode fazer isso de forma completamente gratuita. 

Mas, algumas transações como adicionar e retirar dinheiro, ou efetuar pagamentos para contas externas podem estar sujeitas a taxas. Mas, a própria empresa garante que são cobradas apenas taxas dos processados, sem cobrança adicional.

A Xapo tem aplicativo disponível para Android e iOS. Ah, e ela aceita apenas bitcoins, e não outras criptomoedas.

Conhecendo melhor a Blockchain

Assim como a Xapo, o Blockchain também está entre as carteiras mais utilizadas quando o assunto é armazenamento de bitcoin. É um site ainda mais popular do que o que você conheceu acima, e tem várias características individuais, como o de suportar transações offline.

Com ele, o investidor consegue explorar e analisar as opções que tem e avaliar a transação que será mais vantajosa. 

Para se obter uma conta, o processo é completamente gratuito, seguro e protegido – para que você possa realizar o acesso de forma periódica, sem complicações. 

Ele está ligado a mais de 130 países, foi fundado em 2011 e tem mais de 50 milhões de carteiras ativas. Ainda sobre números, o Blockchain já realizou mais de 100 mil transações e é líder em buscas na internet.

“Construímos ligações uns com os outros e com os nossos utilizadores, comunicando com frequência, autenticamente e abertamente, e construímos confiança fazendo tudo aquilo a que nos propomos.”

Próximos passos

O usuário deverá emitir uma ordem de venda. Existem vários tipos de ordens disponíveis de acordo com a categoria de conta. A ordem mais comum e amplamente utilizada é a ordem de mercado ou ordem ativa, que possui pronta execução.

Uma outra opção seria uma ordem passiva, onde o usuário poderá definir um preço que deseja receber pelo bitcoin e a ordem será enviada para o livro de ofertas, aguardando um comprador.

Criptomoedas 2018 que você deve ficar de olho
Bitcoin não está sob controle de nenhum banco central ou órgão regulador

Neste segundo caso a ordem será executada somente se encontrar um comprador, senão permanecerá aberta no livro de ofertas.

Assim que a ordem para vender o bitcoin for executada os saldos serão atualizados. O saldo em reais deverá contemplar a entrada do recurso em reais recebido mediante a venda do bitcoin.

Da mesma forma, o saldo deverá sofrer uma dedução devido à venda da moeda digital.

Com os créditos em reais, o usuário poderá realizar uma nova compra assim que solicitar o saque para uma conta bancária previamente cadastrada e uma transferência bancária será realizada.

Caso deseje realizar o saque, basta clicar no ícone corresponde na plataforma e seguir as orientações.

Características do trade de Bitcoins

Mercado Global

Ao contrário das moedas tradicionais, o bitcoin não está sob controle de nenhum banco central ou órgão regulador.

O mercado global combinado com a oferta e a procura determinam o valor do bitcoin. Portanto, todo mundo pode participar.

Volatilidade

A volatilidade é uma das principais características do trade de bitcoins. O bitcoin começou valendo menos de um dólar e já chegou a valer mais de mil dólares.

Variações de 5% em um dia são muito comuns. Por isso, para operar com bitcoins é preciso estar aberto a assumir riscos. As possibilidades de perda existem, mas as possibilidades de ganho também são altas.

Operação em qualquer horário

Diferentemente dos mercados de investimento comuns, o trade de bitcoins não tem hora para começar ou acabar. Você pode operar seus investimentos quando quiser e de qualquer lugar do mundo.

Oportunidades e desafios

O trade de bitcoins apresenta pontos positivos e negativos. A volatilidade e o alto risco podem ser impedimentos para os investidores menos arrojados.

Em contrapartida, as oportunidades de retorno e a liquidez do investimento são os pontos altos do trade de bitcoins. Tanto o processo de compra quanto o de venda da moeda são simples e rápidos.

Especialmente se você contar com uma exchange sólida, que lida com um grande volume de transações, a liquidez do seu investimento estará garantida.

Exchanges Brasileiras

1 – Mercado Bitcoin

É uma fintech brasileira que realiza serviços de câmbio de criptomoedas.

Ou seja, ela é uma instituição financeira dedicada à intermediação de compra e venda de moedas digitais por meio de uma plataforma online onde são feitas negociações e transações nas moedas Bitcoin e Litecoin.

2 – Foxbit

É uma empresa brasileira que afirma ser a única que deixa público seu endereço de carteira quente e fria, provando a existência dos recursos que são negociados na plataforma.

Com parcerias estratégicas, como a BlinkTrade Inc., a Foxbit possui um grande conhecimento em mercado financeiro, nacional e internacional.

Ela traz aplicações, soluções e segurança desse mercado tão consolidado para o mercado de criptomoedas.

3 – Walltime

É uma startup localizada na cidade de Campinas, em São Paulo, que desenvolve soluções de software.

Atualmente, a empresa está focada no desenvolvimento de software para suporte e infraestrutura à recente tecnologia Blockchain, que permite muita inovação na área de armazenamento de dados de forma imutável e distribuída.

4 – Bitcoin Trade

Foi a primeira exchange brasileira a aceitar cartão de crédito como forma de pagamento. Para comprar bitcoin você antes deve fazer um depósito bancário.

Eles são bem simples e você pode fazer isso via transferência entre contas, que é o padrão das exchanges ao redor do mundo, mas também via cartão de crédito que é uma opção única até então da BitcoinTrade no Brasil.

E o melhor de tudo isso é que o site possui um certificado internacional de segurança.

5 – Negocie Coins

Na plataforma, você será capaz de comprar e vender Bitcoins de uma forma fácil e segura, sem taxas para depósitos e retiradas.

Oferece todo o suporte através do e-mail, telefone ou redes sociais para que você não tenha dúvidas sobre como operar na plataforma.

Documentos necessários para transformar bitcoin em dinheiro

Agora que você já sabe como realizar o processo de transferência, está na hora de saber se existe burocracia para fazer a transferência.

Ou melhor ainda, quais os documentos são necessários para realizar todo o processo. A documentação exigida para a negociação de criptomoedas é bem simples.

As exigências para a utilização dos serviços de saque e aumento de limites são:

  • Envio de documento de identificação;
  • Dados bancários vinculados ao CPF do titular;
  • Comprovante de endereço.

Vale a pena transformar bitcoin em dinheiro?

Essa é uma dúvida comum para quem tem bitcoin e quer transformar em dinheiro: será que realmente vale a pena fazer essa transação? A resposta é depende. Isso porque irá as taxas cobradas pelas bolsas podem variar. 

Os sites costumam cobrar pela conversão, já que na maioria das vezes o dinheiro está em dólar. Além disso, ainda é comum ser cobrado uma comissão pelo serviço e uma taxa. 

Com tantos descontos, que podem variar, pode ser que transformar bitcoin em dinheiro não vá valer tanto a pena quanto você pensa. 

O que vale a pena você fazer é transferir os seus bitcoins de uma bolsa para outra. Ou até mesmo utilizá-los como pagamento direto entre carteiras de bitcoins. Sem ter a necessidade de converter as moedas em dinheiro real.

Isso porque como já foi visto acima essas transações de transformar bitcoin em dinheiro pode ter um alto custo.

Vale lembrar ainda que dependendo da bolsa que você tem o seu bitcoin, pode ser que os custos das transações acabem saindo mais em conta.

Por isso, antes de realizar a operação confira os valores das taxas e veja se realmente irá valer a pena fazer a conversão. Confira as melhores criptomoedas para investir em 2020.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 25

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito desse artigo esta perfeito e bem explicativo
    sobre o assunto. Infelizmente não encontrei bons sites
    abordando esse mesmo assunto. Compartilhei no meu
    twitter e pinterest.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Você sabe como abrir uma conta bancária no exterior? Ao contrário do que muitos pensam, o processo é fácil e pode ser...

Conta de luz volta a ter cobrança extra. O que muda no seu bolso?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, em 30 de novembro, que a conta de luz dos consumidores virá com uma...

Como economizar na ceia de natal

Ah, o natal! A melhor época do ano chegou e, com ela, certos prejuízos financeiros. É quase impossível sair das festas de fim de...

5 profissões em alta para 2021. Salários de até R$70 mil!

O ano está se aproximando do fim e com ele começam as expectativas para saber quais são as profissões em alta para...

Conheça 4 sites que oferecem cashback

Quer fazer uma compra e ter uma parte do valor devolvido para você? É o que fazem as empresas que lidam com...

Veja melhores investimentos para dezembro, segundo especialista

Há diversas opções acessíveis de investimentos para dezembro. Aproveite parte do valor que você vai receber referente ao seu 13º salário para...