Conheça as 6 regras de produtividade empresarial de Elon Musk

0
198
Empresário Elon Musk, CEO da Tesla e homem mais rico da história moderna
0
(0)

A produtividade nas empresas pode ser um grande dilema tanto para gestores quanto para funcionários.  Existem situações do dia a dia que muitas vezes são reproduzidas sem pensar e acabam gerando perda de tempo. 

Anúncios

Um exemplo clássico são as reuniões que poderiam ter sido resolvidas com um e-mail. Quantas vezes se gasta horas em conversas improdutivas e que, no final das contas, não geram tantos resultados?

Esse tipo de situação acontece em todas as empresas e nem as do bilionário Elon Musk escapam. Mas ele tem orientações muito específicas para seus funcionários, que ajudaram suas equipes. 

Anúncios

Essas orientações foram compartilhadas pelo empresários em uma lista de e-mail que viralizou há quatro anos. Elas são chamadas, por muitos, de as seis regras de produtividade de Elon Musk.

Quer saber quais são e como você pode aplicá-las em seus negócios? Então continue a leitura!

Quais são as seis regras de produtividade de Elon Musk?

Há quatro anos, a CNBC publicou uma mensagem de e-mail que Elon Musk teria enviado para suas equipes da Tesla e da SpaceX, com seis regras de produtividade. Recentemente, a Forbes traduziu o conteúdo da lista.

Anúncios

Quer saber quais são elas? Confira!

1) Evite grandes reuniões

“Reuniões em excesso são a praga das grandes empresas e quase sempre pioram com o tempo”, dizia Musk nas mensagens. 

A orientação do empresário seria para que os funcionários se livrassem de todas as grandes reuniões, “a menos que você tenha certeza que elas estão agregando valor a todo o público; neste caso, mantenha-as bem curtas.”

2) Saia de uma reunião se não estiver contribuindo

O mesmo vale para calls, ligações conjuntas. A ideia é que cada colaborador saiba identificar quando é necessário ou não naquela conversa, para que seja produtivo onde realmente precisam dele.

“Saia de uma reunião ou de uma ligação assim que ficar óbvio que você não está agregando valor. Não é falta de educação ir embora, é falta de educação obrigar alguém a ficar e perder tempo.”

Empresário Elon Musk sorrindo
Musk defende comunicação assertiva e gasto de tempo inteligente para maior produtividade em suas empresas

3) Comunique-se diretamente, independentemente da hierarquia

“A comunicação deve viajar pelo caminho mais curto necessário para realizar o trabalho, não pela ‘cadeia de comando’. Qualquer gerente que tente impor a comunicação da cadeia de comando logo se verá trabalhando em outro lugar”, teria dito Musk. 

O empresário não estava errado ao dizer que a má comunicação é inimiga não somente da produtividade, mas também fonte de outros problemas entre os departamentos. E a maneira de resolver isso é permitir o livre fluxo de informações entre todos os níveis, em sua opinião. 

“Se, para fazer algo entre departamentos, um colaborador individual tem que falar com seu gerente, que fala com um diretor, que fala com um VP, que fala com outro VP, que fala com um diretor, que fala com um gerente, que fala com alguém que está fazendo o trabalho real, então coisas super estúpidas vão acontecer. Deve estar tudo bem para as pessoas falarem diretamente e apenas fazerem a coisa certa acontecer.”

4) Seja claro, não inteligente

Com esta frase, Musk quer dizer que, para a produtividade, é mais importante ser compreendido do que parecer inteligente.

“Em geral, tudo o que requer uma explicação inibe a comunicação. Não queremos que as pessoas tenham que memorizar um glossário apenas para trabalhar na Tesla.”

5) Evite reuniões frequentes

Alinhado ao primeiro tópico da lista, o cuidado com reunidas aparece novamente entre as seis regras de produtividade de Elon Musk:

“Livre-se também de reuniões frequentes, a menos que você esteja lidando com um assunto extremamente urgente. A frequência das reuniões deve cair rapidamente assim que o assunto urgente for resolvido.”

6) Escolha o bom senso

“Em geral, sempre escolha o bom senso como seu guia. Se seguir uma ‘regra da empresa’ é obviamente ridículo em uma situação particular, de modo que daria uma ótima caricatura do Dilbert (personagem de quadrinhos), então a regra deveria mudar.”

Aqui vale destacar que a comunicação ainda é importante, para que não haja mal entendidos. Mas a ideia é que as regras sejam flexíveis e que cada colaborador seja eficaz ao identificar situações em que a regra não se aplica. 

Gostou do conteúdo? Quais outras regras de produtividade empresarial você incluiria na lista?

Leia também: Aprenda a aumentar a produtividade no home office. Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui