Trabalhar em casa, à primeira vista, pode ser incrível. Mas com o passar do tempo a produtividade no home office pode se tornar um verdadeiro empecilho.
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Isso porque a demanda por concentração aparece e pode deixar o profissional perdido, sem saber como fazer e, em alguns casos, pode chegar a procrastinar. Por isso, aprenda agora mesmo 13 maneiras de como se organizar para ter um trabalho remoto mais produtivo. Boa leitura!
13 dicas para aumentar a produtividade no home office
1. Planejamento de tarefas
O item mais importante para aumentar a produtividade é a organização. Saiba exatamente o que deve fazer durante o dia, seja por meio de agenda ou cronograma de atividades.
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Faça um checklist e, conforme as tarefas forem realizadas, marque e passe para a próxima etapa.
2. Tenha um ambiente propício para o trabalho
Trabalhar na cama com o computador no colo é pedir para se distrair e não conseguir produzir. Pense em um ambiente próprio para trabalhar.
Caso não tenha um escritório, separe um local que não tenha tanta interferência externa.
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3. Procure eliminar ao máximo as distrações
Por estar em casa diariamente, tarefas como lavar roupa ou o banheiro podem tirar o foco. Se comprometa em cumprir o planejado para o dia e evite distrações. Trabalhe com qualidade.
4. Determine horários de trabalho
Uma das maiores vantagens do home office é poder flexibilizar os horários. Mas isso não quer dizer que trabalhará 24 horas por dia ou trabalhará pouco.
É necessário que haja equilíbrio entre as tarefas e o lazer. Veja o período em que produz mais e organize o dia a partir disso.
5. Nunca use pijama
Jamais, em hipótese alguma, trabalhe de pijama. Primeiro porque pode haver uma emergência e acabar tendo que participar de reuniões online.
Segundo porque é prejudicial confundir as funções do trabalho com as de casa. Tente separar isso ao máximo.
O ideal é tomar banho, colocar uma roupa confortável, mas decente, e partir para a produção.
6. Crie metas
Além do planejamento do dia, criar metas aumenta a produtividade. Objetivos a curto, médio e longo prazo colaboram para que se consiga sair da zona de conforto.
Caso consiga cumprir as metas, que tal uma recompensa? Se motive, dia após dia, a ser melhor.
7. Programe intervalos
Não pare quando sentir vontade. Ter disciplina e obedecer ao horário de pausa regulará sua rotina. Intervalos de 10 a 15 minutos são o suficiente para manter o rendimento.
8. Mantenha a mesa organizada
É impossível trabalhar e render em um ambiente desorganizado. A bagunça confunde e causa desânimo, além de tirar o foco. Por isso, procure sempre deixar os papéis e documentos organizados em pastas ou gavetas.
9. Esteja sempre bebendo água
Pode parecer desnecessário, mas é comum que o profissional se esqueça de beber água ou até de se alimentar nos horários corretos por conta do trabalho. É comprovado que a água estimula o cérebro.
10. Acabou? Arrume a mesa para o dia seguinte
O escritório tem hora para fechar, certo? Na sua casa também é necessário encerrar as atividades. Arrume a bagunça e não se esqueça de fazer o checklist das tarefas realizadas.
11. Comunique-se
Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Lembre-os de que você existe.
O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Quando possível, faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio patrão.
Se você é o empregado de alguém, essa dica torna-se ainda mais crucial. Informe ao seu chefe quando abrir os trabalhos, mantenha contato frequente com ele. Faça com que ele se lembre que você existe.
12. Faça pausas
Trabalhando no escritório, longe de casa, de vez em quando você dava uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito também quando estiver ralando em casa.
Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa.
13. Saia do trabalho no fim do dia
Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.
O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma atividade.
Afinal, se você tivesse de se locomover para o escritório todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?
Agora que você anotou as maneiras de trabalhar em home office, que tal conhecer as armadilhas que mais podem atrapalhar a sua produtividade? Continue a leitura para saber mais!
4 armadilhas para a produtividade no home office
Ausência de uma rotina
Não ter uma rotina é bom inicialmente, mas pode ser prejudicial caso a pessoa tenha problemas com a disciplina.
Para criar uma rotina, se atente em: listar o que precisa ser feito; reduzir o tempo para tarefas que não acrescentam; anotar o que exige mais atenção; fazer o planejado.
Também é importante definir um horário certo para dormir porque isso colabora para o relógio biológico.
Tentar ser multitarefas
Quem tenta fazer muito não faz nada. Por conta do imediatismo presente nos nossos dias, fazer mais coisas em menos tempo é o que todo profissional deseja.
Além de diminuir a produtividade, tal atitude pode causar doenças psicológicas sérias.
A exemplo disso temos ansiedade, depressão, irritabilidade, dificuldades de dormir e demais problemas que poderiam ter sido evitados com uma rotina menos desgastante.
Usar aplicativos em excesso
Os aplicativos, por exemplo, viciam e roubam o tempo que deveria ser direcionado à produção.
Por isso, tomar cuidado com o uso exagerado do celular é fundamental para que ele não se torne uma armadilha, que prejudicará o trabalho e até a vida pessoal.
Saber o momento certo de se desconectar pode trazer diversos benefícios até mesmo para a saúde. A dependência não é saudável, não importa se está relacionada ao álcool, drogas ou WhatsApp.
Procrastinar diminui produção
Quem nunca empurrou uma tarefa com a barriga que atire a primeira pedra, não é mesmo? Mas, apesar disso, o hábito de não cumprir prazos e adiar serviços só faz mal para quem age assim.
Avalie o motivo pelo qual está procrastinando. É ansiedade? Depressão? Preguiça? Desmotivação? Medo de errar? Reflita sobre isso e se force a continuar.
Caso necessário, procure um especialista para conseguir lidar melhor com a real causa de sua procrastinação.
Vantagens e desvantagens do home office
As vantagens de trabalhar em casa podem ser inúmeras, sendo que o principal atrativo é, de fato, desfrutar da comodidade do seu lar. Este, talvez, seja o sonho de todo profissional, sendo vantajoso economicamente e pessoalmente.
Mas nem só de alegrias é o home office, certo? Confira uma lista de vantagens e desvantagens do home office:
Vantagens:
- Independência e autonomia;
- Flexibilidade de horários;
- Boa alimentação;
- Redução do estresse relacionado ao trânsito;
- Privacidade;
- Redução de custos com passagem;
- Facilidade para ter outro tipo de renda;
- Otimização das tarefas.
Desvantagens:
- Confundir os ambientes;
- Excesso de trabalho;
- Isolamento;
- Preconceito por parte da família por “trabalhar em casa”;
- Dificuldade para tirar tempo de lazer.
+ Regime híbrido: o que é e quais são os direitos do funcionário
85% das empresas adotaram o home office pós-pandemia
Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, muitas empresas começaram a solicitar que os funcionários voltassem ao regime de trabalho de forma presencial. Porém, o home office ainda é a opção adotada por grande parte das empresas.
Para se ter uma ideia, 85% das companhias adotaram totalmente o regime de home office. A informação é de uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, consultoria global de carreira, realizada em novembro do ano passado.
Vale ressaltar que o estudo entrevistou 170 empresas para chegar a este resultado.
“Os números surpreenderam: 85% das empresas é um grupo significativo. E nas conversas com os setores de RHs, o modelo veio para ficar”, diz Fernando Guimarães, diretor da área de estratégias organizacionais e de talento da Korn Ferry para América do Sul.
A pesquisa ainda mostrou que 78% das empresas afirmaram na época que todos os funcionários ficariam em regime híbrido e/ou remoto em uma fase mais branda da pandemia.
Gostou deste conteúdo? Quer continuar por dentro do assunto? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: Produtividade no home office: 7 ferramentas que podem ajudar.
*Colaboração: Juliana Favorito
Estabelecer um cenário de crise tal qual esse que estamos vivendo? Se isso foi planejado e executado seus autores mecem ir para a cadeia, no mínimo, para aguardar um julgamento justo pelos seus atos, que poderia ir, de algumas décadas em regime fechado, ou à pena capital.