Início Notícias Economia Renda Brasil: entenda por que Bolsonaro cancelou o programa

Renda Brasil: entenda por que Bolsonaro cancelou o programa

0
(0)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que desistiu de criar o programa Renda Brasil. Bolsonaro já havia suspendido o projeto em agosto.

A afirmação veio após a publicação de um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira, 15. O presidente rechaçou a ideia de congelar salários dos aposentados e pensionistas para financiar o programa Renda Brasil.

O presidente também disse que só pode “dar um cartão vermelho” a quem apresentar esse tipo de proposta.

Além disso, Bolsonaro informou que vai continuar com o programa Bolsa Família até o final do seu mandato.

Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com Bolsa Família e ponto final.

disse o presidente em vídeo divulgado nesta terça.

Presidente se manifestou após repercussão sobre congelamento de benefícios

Bolsonaro tomou a decisão de cancelar o programa Renda Brasil após repercussão de reportagens sobre os planos da equipe econômica, liderada pelo ministro Paulo Guedes.

A proposta era de cortar outras despesas para conseguir abrir espaço no Orçamento e, assim, viabilizar verba para o novo benefício.

O plano mais recente foi o de congelar por dois anos as aposentadorias e pensões. Essa ideia, no entanto, foi defendida pelo secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, em entrevista ao portal G1.

Divergências com a equipe econômica do ministro Paulo Guedes

A ameaça de “cartão vermelho” que o presidente fez hoje não foi o primeiro conflito com a equipe econômica por causa do programa Renda Brasil.

Uma das primeiras propostas apresentadas ao presidente foi a de acabar com o abono salarial — benefício para quem trabalha com carteira assinada e recebe, em média, até dois salários mínimos.

Contudo, após a apresentação Bolsonaro fez uma crítica pública a ideia inicial.

“A proposta da equipe econômica que apareceu pra mim não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos”, disse o presidente.

Como o fim do abono salarial foi proibido, a equipe econômica passou a debater outros cortes de gastos que permitissem o Renda Brasil.

Nesta terça-feira, em entrevista ao G1, Rodrigues falou ainda em reduzir o número de parcelas do seguro-desemprego ou aumentar o tempo de carência.

Ideia do programa Renda Brasil era substituir Bolsa Família

Nos últimos meses, o programa Renda Brasil vinha sendo defendido para substituir o atual Bolsa Família.

O Bolsa Família é um benefício instituído no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. O benefício, no entanto, unificou e ampliou programas já existentes no governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso.

A criação do Renda Brasil seria para dar continuidade ao pagamento de benefícios sociais, como o auxílio emergencial, destinado para os trabalhadores informais em consequência da pandemia do coronavírus.

O auxílio emergencial vai até o final deste ano, após ser prorrogado por mais quatro meses.

+ Auxílio emergencial: Veja quem receberá as novas parcelas
+ Auxílio emergencial de R$300: veja calendário de pagamentos

O plano de Bolsonaro era ampliar o Bolsa Família e transformar o Renda Brasil na marca social da sua gestão. Mas a equipe econômica tem tido dificuldade em encontrar recursos para financiar o programa.

E você, gostou do nosso conteúdo? Achou ele bom? Então aproveite a visita em nosso site e assine a nossa newsletter. Dessa maneira, você recebe as atualizações diretamente no seu e-mail.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FGTS para empregados domésticos: entenda como funciona

É empregado doméstico ou tem um que trabalha para você? Sabe como funcionam as regras do FGTS para essa categoria? Tem dúvidas...

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Você sabe como abrir uma conta bancária no exterior? Ao contrário do que muitos pensam, o processo é fácil e pode ser...

Conta de luz volta a ter cobrança extra. O que muda no seu bolso?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, em 30 de novembro, que a conta de luz dos consumidores virá com uma...

Como economizar na ceia de natal

Ah, o natal! A melhor época do ano chegou e, com ela, certos prejuízos financeiros. É quase impossível sair das festas de fim de...

5 profissões em alta para 2021. Salários de até R$70 mil!

O ano está se aproximando do fim e com ele começam as expectativas para saber quais são as profissões em alta para...

Conheça 4 sites que oferecem cashback

Quer fazer uma compra e ter uma parte do valor devolvido para você? É o que fazem as empresas que lidam com...