Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Renda extra: 4 formas criativas de ganhar dinheiro

Escrito por: Redação em 26 de março de 2018

Com a crise econômica que o país vem passando, sobreviver apenas com o salário mensal está cada vez mais complicado. Os produtos e serviços estão cada vez mais caros. Dessa forma, o mercado do empreendedorismo e a busca por uma renda extra vem crescendo cada vez mais.

Mulheres, homens, jovens, adultos, desempregados, assalariados, líderes, liderados, seja lá qual for o seu status. O famoso “bico”, freela, ou serviço informal vem ganhando força para aumentar o valor arrecadado e sustentar o básico para sobreviver em sociedade.

renda extra
A renda extra tem sido uma grande aliada dos brasileiros por conta da crise econômica

Além disso, com o salário cada vez mais apertado e uma renda comprometida devido à quantidade de despesas, está difícil conseguir separar aquelas economias e juntar aquela grana. Na hora do imprevisto, por exemplo, faz muita falta.

Se você quer juntar dinheiro para viajar, comprar um imóvel, fazer uma faculdade, iniciar um curso, comprar algum bem material ou qualquer outra coisa, fique atento às dicas abaixo. Confira quatro formas criativas para ganhar dinheiro.

Desemprego aumenta procura por renda extra

De acordo com dados do Brasil Econômico, tendo como base uma pesquisa realizada pela Unitfour, o país tem cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas. Com isso, o número de empreendedores cresceu mais de 20% nos últimos anos.

“O aumento do desemprego tem encorajado o brasileiro a apostar em seu próprio negócio. Isso explica porque EIRELI e MEI são os tipos de empresa com maior taxa de abertura”, disse o diretor comercial da Unitfour, Rafael Albuquerque.

A busca por uma renda extra tem aumentado. Muita gente não sabe o que fazer ou por onde começar, ainda mais quando a necessidade é grande. Mas, às vezes, o que falta é uma pitada de criatividade.

1. Artesanato ajuda a aumentar renda

renda extra
Artesanato é uma forma de conseguir uma renda extra

Ganhar dinheiro com artesanato é uma excelente ideia, pois são muitas opções para investir e aumentar a renda. No entanto, o mercado do artesanato já está bem intensificado.

Para quem está chegando agora nesse meio, será preciso pensar fora da caixinha, inovar, ser criativo para ter um diferencial e se destacar.

O primeiro passo para conseguir ter um bom desempenho com esse modelo de negócio é conhecer o mercado de artesanato. Pesquise na internet os conceitos, modelos, especificidades, variações, texturas, público alvo. Avalie o mercado como um todo.

É possível fazer artesanato com MDF, madeira, jornal, garrafa pet, garrafa de vidro, EVA, feltro, tecido, crochê e tricô, entre outros. Você vai precisar de recursos e criatividade. Muitos desses materiais citados, inicialmente, você já deve ter dentro de casa. Logo, dá para dar aquele pontapé inicial e depois investir mais no negócio.

2. Doces estão em alta

Brigadeiros, trufas, bombons, pão de mel, bem-casado, bolos de pote, entre outras opções. Quem tem a mão boa para a cozinha e é criativo consegue obter uma boa renda com essas delícias. Atualmente, o mercado dos doces está em alta e fazendo sucesso em todos os lugares. Não tem quem resista.

As opções para o tipo de venda nesse mercado tem crescido bastante. O que precisa ser intensificado e melhorado, contudo, é a divulgação, que infelizmente ainda é um pouco fraca. Talvez por esse motivo poucas pessoas conheçam e saibam que virou tendência.

Quem tem o dom para esses dotes culinários pode vender na empresa em que trabalha, na igreja, entre a vizinhança, amigos dos filhos, familiares. Além disso, é possível utilizar a internet para divulgação. Grupos de Facebook, um perfil no Instagram, criar uma Fanpage, mensagens de transmissão no Whatsapp, entre outros.

3. Revender produtos de terceiros

A quantidade de pessoas que são revendedoras no país vem crescendo consideravelmente. É um mercado informal, que não precisa comprometer outras atividades, pois dá para exercê-la simultaneamente.

Outro ponto positivo é que opção não falta. Revender produtos de terceiros é uma forma fácil e rápida de lucrar e adquirir uma renda extra. Além disso, é uma prática que exige pouco esforço braçal. É mais um trabalho de adquirir confiança e saber divulgar o seu produto.

Entretanto, nesse caso é preciso ter bastante cuidado com o tipo de terceiro. Antes de entrar nesse meio, conheça o vendedor e o produto ou serviço que você vai repassar, seja ele roupa, comida, produto de higiene pessoal. Saiba da qualidade, pois é a sua imagem que estará em jogo perante os clientes.

A revenda pode ser também de infoprodutos. Já publicamos aqui um artigo sobre as melhores plataformas de afiliados.

4. Serviços de Web Design no mercado freelancer

renda extra
O freela de web designer é uma ótima oportunidade para garantir uma renda extra

Se você é criativo e domina as ferramentas básicas de imagem está perdendo tempo. O mercado freelance está cheio de oportunidades para profissionais de web design, que sabem se virar produzindo artes criativas e não muito amadoras.

Para se dar bem nesse meio será preciso ter criatividade. Se você não tem muita, pelo menos o básico será necessário para criar. Esse verbo é fundamental: criar!

Quem contrata os serviços de um web designer não quer uma cópia de algo que já existe. Afinal, isso é plágio. O cliente quer algo original.

Se você é capaz de criar algo original com a sua criatividade, comece já a ganhar dinheiro com isso. O Photoshop é um grande aliado desses profissionais.

No entanto, se você não tem domínio da plataforma, alguns sites oferecem ajuda (de maneira gratuita). O Canva, por exemplo, é a ferramenta de design para iniciantes que virou febre entre profissionais de comunicação.

Conclusão: A criatividade é a alma do negócio

A crise gera o desemprego, que traz a necessidade por uma renda extra. As coisas estão cada vez mais inflacionadas. Dessa forma, nem mesmo aqueles que estão garantidos no mercado de trabalho conseguem se manter apenas com o que recebem.

A necessidade por uma segunda renda tem aumentado. No entanto, não é tão fácil como parece. Muita gente, na empolgação, inicia algum empreendimento ou vira freelancer, mas acaba se frustrando na primeira tentativa. Fazer por fazer não é a solução.

Esse mercado está bastante competitivo. Mesmo que de maneira informal, é preciso se destacar para conseguir bons resultados. Como? Sendo criativo! A criatividade é, sim, a alma do negócio. Você precisa ser inovador. Parece clichê, mas não é. O mercado carece de pessoas que tragam além de mais do mesmo.

A criatividade é fundamental, mas não pense que apenas isso basta. Você precisa ganhar a confiança do seu cliente, fazer um produto ou ter um serviço confiável e de qualidade. Esses atributos, alinhados à sua criatividade, trarão bons frutos. Pratique!

E se você quer ir além da renda extra e investir a fundo em um novo negócio, confira 15 negócios em alta para 2018!

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

negociar-as-dívidas-com-o-banco
CPF-na-nota-fiscal
diminuir a conta do celular
ganhar-dinheiro-em-2019
economizar luz no verão