InícioNotíciasInvestimentosEntenda o que significa render 100% do CDI

Entenda o que significa render 100% do CDI

4.1
(28)

É bem provável que você já tenha escutado a seguinte frase: “rende 100% do CDI”, mas você sabe o que isso significa? É comum escutar falar disso porque grande parte dos investimentos tem como base essa remuneração.

E com tantos nomes diferentes no mercado financeiro, é comum se esquecer ou não saber o que significa cada termo ou frase. A primeira coisa que você precisa saber é que CDI significa Certificado de Depósito Interbancário.

Ele é um título de renda fixa que é emitido pelos bancos quando solicitam empréstimos de outros bancos. Assim, evitando que eles fechem o dia com o caixa negativo.

Mas então, o que significa render 100% do CDI? Para quem não sabe, ter o rendimento 100% do CDI significa que o investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período que ficar aplicado.

Sendo assim, se o CDI tem rendimento de 2,75%, você terá o mesmo rendimento durante o período.

É taxa de CDI ou DI? 

Agora que você já sabe o que significa render 100% do CDI, está na hora de entender os dois termos das taxas: CDI ou DI? É comum escutar falar os dois nomes, mas qual de fato é o certo? 

Ou melhor, será que tem um termo correto para essa taxa? Ambos estão corretos, mas cada um tem o seu significado, que você vai conhecer a partir de agora!

Quando você está calculando a média das taxas de juros dos depósitos interbancários com prazo de um dia, o cálculo resulta na Taxa DI. Sendo assim, ela é a remuneração média que os bancos pagam para os bancos que vão emprestar o dinheiro.

Grande parte dos investimentos rendem 100% do CDI

Já no mercado de investimentos, grande parte das pessoas chamam essa taxa de CDI. Mas o que você precisa ter em mente é que ele é um certificado de depósito, o que acaba representando uma operação financeira.

Vale a pena investir com CDI em 100%?

Você entendeu o que é, a diferença com a taxa de DI e o que significa render 100%. Agora, se alguém quiser investir mesmo com este percentual, é vantajoso?

Para essa resposta, a pessoa precisará analisar e compreender alguns investimentos que a utilizam como parâmetro. A partir disso, calcule os seus rendimentos para saber se vale a pena ou não.

No geral, render 100% significa que determinado investimento terá o mesmo rendimento durante aquele período em que ficar aplicado. Logo, se o CDI é de 1,90%, o dinheiro renderá esses mesmos 1,90% pelo mesmo período. 

Mas, se a taxa variar, o valor a ser remunerado também pode mudar para mais ou para menos – de acordo com a variação. Logo, conclui-se que todos os investimentos com base na taxa DI devem ser analisados com cuidado. Isso porque nem sempre as maiores porcentagens do CDI resultam em melhores rendimentos.

Quando for decidir qual produto vai investir o seu dinheiro, fique atento nas taxas que estarão envolvidas, além dos tributos para aquele investimento. Com isso, você consegue identificar qual aplicação vai te trazer um retorno maior.

Saiba qual é o rendimento do CDI

Quer saber mais sobre o rendimento do CDI? Geralmente, é bem simples fazer esse cálculo de investimento atrelado ao CDI. Inicialmente, verifique nos sites qual é o CDI do período desejado.

Em seguida, aplique o percentual do investimento em questão e pronto. Como exemplo, em 2020 o CDI rendeu 2,75% ao ano. Portanto, se um investimento rende 100% do CDI aplicado ao longo de 2020 acaba rendendo esta mesma porcentagem. 

Veja como exemplo os rendimentos do CDI 2020 mensalmente:

MêsCDI Mensal
Janeiro0,38%
Fevereiro0,29%
Março0,34%
Abril0,28%
Maio0,24%
Junho0,21%
Julho0,19%
Agosto0,16%
Setembro0,16%
Outubro0,16%
Novembro0,15%
Dezembro0,16%
Acumulado do ano2,15%
Fonte: Banco Central

“Ou seja: a taxa CDI é calculada diariamente, mas a taxa que é considerada quando se fala de investimentos é a anual”, é o que diz o banco Nubank.

Este conteúdo te ajudou? Você já sabe o que significa render 100%. Por isso, compartilhe este artigo e ajude outras pessoas que também precisam entender sobre o assunto.

O que achou disso?

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 28

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui