InícioNotíciasInvestimentosCDI 2021: acompanhe o rendimento mês a mês

CDI 2021: acompanhe o rendimento mês a mês

5
(1)

O CDI ou Certificado de Depósito Interbancário é um título de empréstimo que é envi ado de um banco para outro. Ele é utilizado como indicador do mercado financeiro brasileiro e muitas aplicações utilizam seus índices de variação. Entenda como ficará CDI 2021.

É preciso estar atento ao crescimento dessa taxa, afinal de contas, é o CDI que determina o rendimento anual de vários tipos de investimento como o CDB, LCI ou LCA.

Por isso, se você pretende investir agora em 2021, entender o que é a taxa CDI é essencial na hora de optar pelo melhor lugar para deixar o seu dinheiro rendendo, porque ele está atrelado diretamente a quanto pode entrar no seu bolso.

Mas você sabe como o CDI funciona? E o que ele é? Continue lendo para entender a importância dessa sigla.

Como funcionará o CDI em 2021?

A princípio, não há nenhuma mudança de funcionamento em comparação aos anos anteriores.

Mas traçando um comparativo entre os índices já disponíveis, é esperado que essa taxa cresça em um ritmo mais lento. O que tem a ver com o momento que vivemos na economia por conta da pandemia de covid-19.

Para se ter uma ideia de como a pandemia afetou o crescimento, em 2019, a taxa do CDI ficou em 5,96%. Já em 2020, o CDI acumulado ao longo dos 12 meses foi de 2,75%.

Isso quer dizer que, um investimento em 2020 que rende 100% do CDI rendeu apenas 2,75%. Comparado com 2020, houve uma queda de pelo menos 3,2%.

E de onde vem a taxa CDI?

Apesar de parecer um assunto complexo, a explicação é bem simples.

O Banco Central, que é a autoridade monetária brasileira, possui uma regra. Nenhum banco pode terminar o dia com mais dinheiro saindo por saques e/ou transferências do que entrando via depósitos ou transferências.

Quando isso não é possível, o banco precisa pegar dinheiro emprestado de outro banco para fechar a operação do dia com o saldo positivo.

Esse empréstimo precisa ser pago em até 24 horas e, como em toda operação desse tipo, o banco que tomou o CDI também precisa pagar juros. Da taxa média aplicada nesses empréstimos entre bancos é que nasce a taxa CDI.

Lembra que já mencionamos ser uma taxa variável?

O CDI é uma taxa diária, calculada pela B3 – a bolsa de valores brasileira, a partir das operações feitas no dia. Com as taxas diárias, é calculada uma média mensal e a partir da média mensal, é calculado o CDI anual, que é a considerada para o rendimento de investimentos.

marketing digital
O CDI determina o rendimento anual de vários tipos de investimento. Fique atento!

E por que o CDI te afeta?

Sim, é normal pensar isso. Afinal de contas, você não investe diretamente no CDI. Mas as instituições financeiras usam essa taxa para estabelecer o quanto vai render alguns tipos de investimento.

Os investimentos mais afetados pelo Certificado de Depósito Interbancário são os de renda fixa, que se dividem em duas categorias: os pré-fixados e os pós-fixados.

Entenda cada um deles abaixo:

  • Pré-fixados: são aqueles em que a taxa de rendimento já é estipulada na hora que o cliente escolhe aquela aplicação. Ou seja, antes de fazer a aplicação, você já sabe quanto terá de lucros no vencimento.
  • Pós-fixados: aqueles definidos no vencimento da aplicação, por um índice de referência.

Há ainda a modalidade híbrida, em que há uma combinação entre o pré-fixado e o pós-fixado. Como exemplo, temos o Tesouro IPCA+.

O CDI 2021

Lembrando a você que a tabela abaixo será atualizada mensalmente com o valor do CDI do mês anterior. Ou seja, a taxa atualizada de março entrará em abril e assim por diante.

MêsTaxa CDI Mensal
Janeiro0,15%
Fevereiro0,13%
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Informações extraídas do Banco Central

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora o nosso Guia do Investidor Iniciante.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui