InícioNotíciasInvestimentosQual é o rendimento do FGTS? Confira os detalhes!

Qual é o rendimento do FGTS? Confira os detalhes!

Tempo de leitura: 4 minutos
()

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo proteger o trabalhador demitido sem justa causa, através de uma abertura de conta vinculada ao contrato de trabalho. Mas você sabia que existe um rendimento do FGTS?

Conforme a Lei nº8.036, de 11 de maio de 1990, que fala sobre o FGTS, ficou estabelecido que os depósitos realizados nas contas vinculadas serão corrigidos monetariamente, todo dia 10 de cada mês, tendo como base os parâmetros fixados para atualização dos saldos dos depósitos de poupança e capitalização de juros.

Além disso, a Lei 13.446/2017, diz que a porcentagem que cada pessoa irá receber na distribuição dos resultados do FGTS é de 50% do lucro líquido do exercício anterior. Desta forma, ficou determinado que os valores a serem creditados serão o valor referente ao que havia na conta em dezembro do ano anterior.

+ Com corte, FGTS rende mais que a Selic

Como funciona o rendimento do FGTS

O rendimento previsto em lei para as contas com saldo positivo no FGTS é de 3% ao ano. Ou seja, se o trabalhador tiver R$100 disponíveis em conta, por exemplo, em um ano ele terá R$103.

Rendimentos do FGTS nos últimos anos

De acordo com dados dos últimos quatro anos, a rentabilidade do FGTS foi de:

  • 7,14% a.a em 2017;
  • 5,59% a.a em 2018;
  • 6,18% a.a em 2019;
  • 4,5% a.a. em 2020.

Como calcular o rendimento

O rendimento do FGTS é corrigido com juros mais a Taxa Referencial (TR). Ela é uma taxa mensal, criada para servir como referência para a taxa de juros no Brasil.

Porém, além disso, a Taxa Referencial é usada como um fator de correção monetária do FGTS. Além dos empréstimos e também de alguns investimentos. Além disso, o cálculo da TR é considerado complexo pelos especialistas.

Mas e quem pode sacar o rendimento do FGTS? Têm direito ao saque todos os trabalhadores que possuem dinheiro na conta do FGTS até o dia 31 de dezembro do ano anterior.

No entanto, é importante lembrar que esse rendimento não acontece todos os anos, somente quando o FGTS obtém lucro. Ou seja, se no próximo ano forem feitos cálculos e o FGTS registrar um bom desempenho, será acrescentado um “bônus” na conta. Caso não, o rendimento ficará somente 3%.

Esse lucro do FGTS ocorre devido ao investimento em diversas operações financeiras, como o financiamento de projetos de infraestrutura, títulos públicos, entre outras.

rendimentos-do-FGTS: notas de dois e vinte reais com moedas em cima
Saiba como funciona o rendimento do FGTS

Saque-aniversário do FGTS 2021: confira o calendário

O FGTS já divulgou o calendário de pagamentos do saque-aniversário para os primeiros beneficiários. É importante lembrar, no entanto, que o trabalhador somente poderá sacar um percentual da quantia disponível.

MÊS/ANIVERSÁRIOPERÍODO PARA SAQUE
JaneiroDe Janeiro a 31 de Março
FevereiroDe Fevereiro a 30 de Abril
MarçoDe Março a 31 de Maio
AbrilDe Abril a 30 de Junho
MaioDe Maio a 30 de Julho
JunhoDe Junho a 31 de Agosto
JulhoDe Julho a 30 de Setembro
AgostoDe Agosto a 29 de Outubro
SetembroDe Setembro a 30 de Novembro
OutubroDe Outubro a 31 de Dezembro
NovembroDe Novembro a 31 de Janeiro/2022
DezembroDe Dezembro a 28 de Fevereiro/2022
Calendário de Saque-aniversário do FGTS

Como consultar o FGTS

O trabalhador pode checar o saldo e o rendimento do FGTS de diferentes maneiras:

Site para consultar FGTS

No site da Caixa Econômica é possível consultar as informações do FGTS, após fazer um cadastro e criar uma senha. Para isso, é preciso saber seu número do NIS/PIS. Ele pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na Carteira de Trabalho ou no extrato impresso do FGTS.

Veja o passo a passo para consultar:

  • Informe o número do NIS/PIS e clique em “cadastrar senha”;
  • Leia o regulamento e clique em “aceito”;
  • Preencha seus dados pessoais;
  • Crie uma senha de até oito dígitos;
  • Após esse processo, faça o login para poder acessar as informações da sua conta.

Aplicativo para consulta do FGTS

Além disso, com a mesma senha do site é possível checar as informações no aplicativo do FGTS, disponível na App Store ou Google Play. O cadastro da senha também pode ser feito direto pelo aplicativo.

Veja o passo a passo:

  • Na tela inicial do aplicativo, clique em “primeiro acesso”;
  • Leia o contrato e aperte “aceitar”;
  • Informe o número do NIS e aperte “continuar”;
  • Preencha o formulário e aperte “próximo”;
  • Crie a senha e clique em cadastrar.

Consulta do rendimento do FGTS por sms ou e-mail

Também é possível receber, através do celular, as informações sobre o saldo disponível e os depósitos feitos na conta. Outra possibilidade de consultar o rendimento do FGTS é através do e-mail.

Neste caso, a mensagem eletrônica com o extrato do rendimento passa a ser enviada mensalmente, substituindo o extrato em papel, enviado a cada dois meses pelo correio.

O cadastro desses serviços pode ser feito pelo site ou aplicativo, depois de criada a senha pessoal. Além disso, ainda é possível atualizar o endereço residencial para receber o extrato em papel.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe com outras pessoas para que possa ser útil para mais gente.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos
Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui