Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Saiba como otimizar o tempo no trabalho

Escrito por: Mateus Carvalho em 14 de fevereiro de 2020

Você tem a sensação de que seu dia precisa ter mais de 24 horas? Se a resposta é sim, saiba que não é o único. Por isso, o que a maioria das pessoas querem é otimizar o tempo.

Mas você sabe como fazer isso? Será que é possível dar conta de tantas atividades em um único dia?

Uma alternativa de otimizar o tempo no trabalho é utilizar as ferramentas de produtividade, por exemplo. Além disso, trabalhar e ter tempo para as demais atividades é resultado de organização e gestão das obrigações desenvolvidas.

tempo
Conseguir otimizar o tempo no trabalho é fundamental para concluir suas tarefas

O que significa otimizar o tempo? Para quem não conhece o termo, é extrair o melhor rendimento possível. E ao conseguir isso, é possível ter mais tempo para curtir o dia com a família ou até mesmo descansar.

Vale ressaltar que para otimizar o tempo no trabalho não é necessário colocar em risco a sua saúde. Algumas pessoas costumam fazer isso, porém é errado. Não deixe de dormir e se alimentar, por exemplo, para dar conta de todos os compromissos do dia.

Aprenda como otimizar o tempo no trabalho

Se você quer aprender a otimizar o tempo no seu trabalho, saiba que existem algumas dicas para que isso seja possível. Confira algumas abaixo:

Priorize as tarefas a serem feitas

Para que isso aconteça é necessário sempre ter em mente que realizar uma atividade é trabalhar com prioridades. Por isso, identifique na lista de tarefas o que é importante e o que é urgente.

Além disso, considere importantes as atividades que te ajudam a atingir os objetivos e os resultados esperados. Lembre-se que as atividades urgentes possuem prazo com limite próximo. 

Mas vale ressaltar que nem sempre o que é urgente contribui mais com os resultados esperados. E o que contribui com os resultados, é urgente.

E fazer essa avaliação das atividades facilita com que você planeje o que deve ser realizado primeiro e o que irá te tomar mais tempo. Ao terminar as tarefas importantes você ainda será acometido com sensações positivas de produtividade, que irão contribuir com as tarefas seguintes.

Delegue as tarefas

Se você está em cargo ou posição de chefia, absorver as tarefas que não dizem respeito à sua posição pode parecer algo normal, mas não é. Isso porque realizar compromissos que deveriam ser da equipe pode afetar a sua produtividade.

O que pode acabar impedindo que você desempenhe as funções que são realmente importantes para que a empresa cresça. Por isso, delegar as tarefas para as equipes é importante para manter o fluxo do trabalho.

Sendo assim, confie nas pessoas que trabalham com você e passe as atividades para elas. Assim, será possível que você tenha tempo para realizar as suas reais atribuições. Além de demonstrar confianças nos seus colegas de trabalho.

Organize os seus recursos e o espaço

Ter a mesa e os seus recursos desorganizados é um dos motivos para não conseguir otimizar o tempo no trabalho. Isso porque trabalhar no meio de um ambiente sem organização visível pode dificultar a execução das tarefas.

Por isso, arrume o seu espaço e deixe-o dinâmico. Além disso, mantenha os recursos que mais utiliza por perto e guarde aquilo que não for necessário, garantindo que o essencial esteja sempre acessível.

Dessa forma, você irá ganhar tempo nas tarefas, impedir que se confunda na hora de utilizar as ferramentas e os demais apoios para manter um bom fluxo de trabalho

Tenha foco

Esse é um fator importante para conseguir otimizar o tempo no trabalho. Por isso mantenha distância das distrações já que elas são as principais barreiras entre você e os resultados. Sendo assim, deixe um pouco de lado o celular e as redes sociais e avise as pessoas da sua indisponibilidade.

Essas são ótimas opções para garantir o foco no trabalho e, proporcionar o seu melhor desempenho. Vale lembrar que você irá se desconectar do que não é necessário naquele momento.

Isso porque caso você precise do celular para trabalhar, não irá dar atenção aos assuntos pessoais, por exemplo.

Inclua a vida pessoal na sua gestão de tempo

Você não vive só de trabalhar certo? Por isso é importante se lembrar de dar atenção à sua vida pessoal. Sendo assim, inclua na sua pauta as atividades relacionadas a sua vida pessoal.

Assim você também terá motivação e satisfação ao trabalhar. Prever ligações para os filhos, resoluções de situações domésticas e da vida pessoal é importante até mesmo para a sua saúde.

Dessa forma, alinhar a vida pessoal com a profissional é a chave para obter sucesso nos dois ambientes. Tenha em mente que é possível ter tudo planejado e executado no seu dia a dia.

Para isso, é necessário gerir o seu tempo com qualidade para que a sua rotina seja mais produtiva, em todos os aspectos e sentidos.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Economizar com produtos de beleza
Economizar com produtos de beleza
trabalhar em casa
mei
agronegócio