
Você já parou para pensar se os seus funcionários preferem ter um salário maior ou mais benefícios? Essa pergunta pode parecer um pouco estranha no primeiro momento, mas saber exatamente o que o seu colaborador deseja pode trazer vantagens para a empresa.
Isso porque o funcionário realiza as suas atividades com mais empenho, já que ele sabe que está sendo valorizado e, principalmente, escutado.
+ Cartão Flash Benefícios: saiba como funciona e onde usar
Agora, sabendo disso, é provável que você tenha mudado de ideia sobre começar a pensar no que o seu funcionário prefere: salário maior ou mais benefícios. E, talvez, você esteja se perguntando como saber essa informação?
Foi realizada uma pesquisa pela Flash, em parceria com a Offerwise, justamente para descobrir o que os trabalhadores estão preferindo, se salário maior ou mais benefícios.
Ficou curioso para saber o resultado da pesquisa, continue lendo este artigo!
Salário maior ou mais benefícios: o que os trabalhadores preferem?
Se você acha que os trabalhadores estão querendo ter um salário maior, está muito enganado. O estudo realizado pela Flash mostrou o contrário, os funcionários estão preferindo ter mais benefícios.
Provavelmente isso é resultado da pandemia, momento em que os brasileiros precisaram ficar mais tempo em casa para se protegerem.
A pesquisa, que é inédita, trouxe a importância que os benefícios oferecidos pelas empresas podem gerar para os trabalhadores. Principalmente pelo fato que isso acaba aumentando o engajamento e a retenção deles dentro das companhias.

Para se ter uma ideia, 77% dos entrevistados revelaram que a empresa que fornece benefícios é um fator considerado na hora de tomar a decisão de mudar de emprego ou não.
Agora, quando perguntados sobre a relação “salário x benefícios”, 54% das pessoas revelaram que preferem mais a segunda opção.
Empresa com mais benefícios é sinônimo de valorização?
Embora a diferença de quem optou por salário maior e mais benefícios seja pequena, os trabalhadores acham que as empresas que oferecem mais benefícios se importam mais com os colaboradores. E, de fato, essa é uma realidade.
Para você ter uma ideia, 54% dos colaboradores entrevistados preferiram mais benefícios a salário maior.
Mesmo que o percentual seja disputado, é um dado importante para as empresas e companhias. É preciso repensar as políticas de valorização do funcionário, pois a oferta de benefícios, principalmente atrativos, está diretamente ligada ao fato do colaborador querer permanecer na empresa ou não.
+ Entenda o que é reabilitação profissional e quem tem direito
Na pesquisa, 85% dos entrevistados responderam que desejam continuar quando a empresa concede benefícios.
Por que colaboradores não preferem maior salário?
É importante dizer que, por incrível que pareça, não é o caso de não querer um, mas achar o outro mais vantajoso. O colaborador sabe que atualmente existem benefícios para qualquer possibilidade, seja auxílio home office, saúde, mobilidade, educação e vários outros.
+ Entenda como comprovar tempo de trabalho sem registro em carteira
Com o salário, ele pode não ver o destino deste dinheiro. Com muitos benefícios que atenderão a várias demandas específicas, ele vai conseguir suprir a várias necessidade de uma só vez. Talvez por este motivo a grande parte não tenha escolhido salário maior. Mas, é claro, que um up na remuneração é sempre bem vindo.
CRO da Flash, Rafael Maia fala sobre essa percepção de que mais benefícios são unanimidade entre os profissionais:
”Quanto mais benefícios com qualidade os colaboradores possuem, mais valorizados eles se sentem. A demanda por mais benefícios que atendam as demandas específicas, que dizem respeito a cada funcionário, é antiga. As empresas, principalmente por conta das novas necessidades que a pandemia trouxe, estão entendendo isso. Hoje, diversas empresas buscam complementar o seu quadro de benefícios para melhorar seus níveis de turnover, com entretenimento, saúde mental, bem-estar, educação e outros serviços.”
Na pesquisa, alguns benefícios foram citados e o preferido dos trabalhadores é o plano de saúde. Afinal, quando a empresa oferece é uma salvação já que contrastar por fora está cada vez mais caro. O vale-alimentação vem logo em seguida e o vale-cultura é o menos desejado entre os citados.
Gostou do conteúdo? Então deixe a sua opinião: você prefere uma empresa com maior salário ou mais benefícios?