Dia do publicitário: salário da profissão pode chegar a R$13 mil

0
352
mulher sentada em frente a um notebook com um sorriso no rosto
0
(0)

Neste 1º de fevereiro é comemorado o dia nacional do publicitário, mas as notícias poderiam ser melhores. Mesmo que o mercado publicitário tenha crescido após a pandemia, o salário médio do publicitário no Brasil ainda não está entre os mais atrativos. 

Sim, é possível chegar ao patamar dos R$13 mil, mas esse valor é distante da média nacional que não passa dos R$2,5 mil. 

De acordo com pesquisa da Kantar Ibope Media, divulgada no ano passado, o setor expandiu e, inclusive, superou o patamar anterior à pandemia. O mercado movimentou cerca de R$69 bilhões em compra de mídia em 2021.

Este crescimento ainda não reflete em salários mais significativos para a categoria profissional.

Qual é o salário do publicitário?

De acordo com o Vagas.com, o salário de quem trabalha como publicitário é, em média,  de R$2.108. Segundo levantamento do Quero Bolsa, o valor chega ao patamar de 2.544,54.

Os dados do Vagas.com apontam ainda que os profissionais com menor nível de experiência, ou seja, publicitários recém-formados, ganham em torno de R$1.243, enquanto os mais qualificados chegam a ganhar R$2.920.

Mas a maior média entre os estados é a do Distrito Federal, segundo a Quero Bolsa, onde a média chega a R$4.029,93. O dado é baseado nas 11.232 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil, de acordo com o site.

Além das médias, é importante considerar que há profissionais ganhando bem menos que isso. 

De acordo com o Sindicato das Agência de Propaganda do Distrito Federal, na última convenção o piso ficou estabelecido no salário-mínimo para profissionais que desempenham funções administrativas e R$1.74,58 para funções técnicas.

carreira pública
Salário do publicitário fica na média de R$2,5 mil

Qual área da publicidade ganha mais?

Ainda de acordo com os dados do Quero Bolsa, os salários de publicitário são mais altos nas especialidades de Diretor de Criação, Diretor de Contas (Publicidade) e Analista de Negócios. 

O maior salário médio por especialidade foi o de Diretor de Criação, chegando ao patamar de R$13.658,92. Confira a tabela por área:

EspecialidadeSalário médio
Diretor de CriaçãoR$ 13.658,92
Diretor de Contas (Publicidade)R$ 11.945,10
Analista de NegóciosR$ 5.244,67
Analista de Pesquisa de MercadoR$ 4.723,81
Diretor de Arte (Publicidade)R$ 3.272,16
Redator de PublicidadeR$ 3.226,50
Agente PublicitárioR$ 3.008,86
Fonte: Quero Bolsa

O que faz um profissional publicitário?

Embora o salário do publicitário não seja tão atrativo, esta pode ser uma profissão bastante exigente, principalmente por exigir altos níveis de criatividade e planejamento. 

O publicitário é um profissional de comunicação que atua criando e executando ideias, geralmente com foco em vendas e/ou propaganda. Pode ser de um projeto, se serviços (inclusive públicos), de produtos. 

As áreas ou especialidades são diversas e variam de acordo com a empresa ou setor. Entre elas podemos citar a área de criação propriamente dita, gerência de produtos, marketing, mídia e outras. 

O que você acha da média salarial dos publicitários brasileiros? Embarcaria nesta profissão? Deixe sua opinião nos comentários e leia também:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui