
Neste 1º de fevereiro é comemorado o dia nacional do publicitário, mas as notícias poderiam ser melhores. Mesmo que o mercado publicitário tenha crescido após a pandemia, o salário médio do publicitário no Brasil ainda não está entre os mais atrativos.
Sim, é possível chegar ao patamar dos R$13 mil, mas esse valor é distante da média nacional que não passa dos R$2,5 mil.
De acordo com pesquisa da Kantar Ibope Media, divulgada no ano passado, o setor expandiu e, inclusive, superou o patamar anterior à pandemia. O mercado movimentou cerca de R$69 bilhões em compra de mídia em 2021.
Este crescimento ainda não reflete em salários mais significativos para a categoria profissional.
Qual é o salário do publicitário?
De acordo com o Vagas.com, o salário de quem trabalha como publicitário é, em média, de R$2.108. Segundo levantamento do Quero Bolsa, o valor chega ao patamar de 2.544,54.
Os dados do Vagas.com apontam ainda que os profissionais com menor nível de experiência, ou seja, publicitários recém-formados, ganham em torno de R$1.243, enquanto os mais qualificados chegam a ganhar R$2.920.
Mas a maior média entre os estados é a do Distrito Federal, segundo a Quero Bolsa, onde a média chega a R$4.029,93. O dado é baseado nas 11.232 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil, de acordo com o site.
Além das médias, é importante considerar que há profissionais ganhando bem menos que isso.
De acordo com o Sindicato das Agência de Propaganda do Distrito Federal, na última convenção o piso ficou estabelecido no salário-mínimo para profissionais que desempenham funções administrativas e R$1.74,58 para funções técnicas.

Qual área da publicidade ganha mais?
Ainda de acordo com os dados do Quero Bolsa, os salários de publicitário são mais altos nas especialidades de Diretor de Criação, Diretor de Contas (Publicidade) e Analista de Negócios.
O maior salário médio por especialidade foi o de Diretor de Criação, chegando ao patamar de R$13.658,92. Confira a tabela por área:
Especialidade | Salário médio |
Diretor de Criação | R$ 13.658,92 |
Diretor de Contas (Publicidade) | R$ 11.945,10 |
Analista de Negócios | R$ 5.244,67 |
Analista de Pesquisa de Mercado | R$ 4.723,81 |
Diretor de Arte (Publicidade) | R$ 3.272,16 |
Redator de Publicidade | R$ 3.226,50 |
Agente Publicitário | R$ 3.008,86 |
O que faz um profissional publicitário?
Embora o salário do publicitário não seja tão atrativo, esta pode ser uma profissão bastante exigente, principalmente por exigir altos níveis de criatividade e planejamento.
O publicitário é um profissional de comunicação que atua criando e executando ideias, geralmente com foco em vendas e/ou propaganda. Pode ser de um projeto, se serviços (inclusive públicos), de produtos.
As áreas ou especialidades são diversas e variam de acordo com a empresa ou setor. Entre elas podemos citar a área de criação propriamente dita, gerência de produtos, marketing, mídia e outras.
O que você acha da média salarial dos publicitários brasileiros? Embarcaria nesta profissão? Deixe sua opinião nos comentários e leia também: