Você é do tipo de pessoa que viaja muito durante o ano? Está sempre em um aeroporto diferente? Se a resposta for sim, talvez deva considerar fazer um seguro de viagem anual.
Também é uma boa opção para quem vai passar um período entre 30 e 60 dias num mesmo destino no exterior. É o caso de estudantes em intercâmbio, mochilão, viagens a trabalho e afins.
Essa é uma modalidade de proteção oferecida a quem viaja com cobertura válida durante todos os 12 meses do ano.
Ou seja, é uma forma de mais segurança e até de economia. Porém, é preciso ficar atento às vantagens e desvantagens. Além disso, antes de contratar o serviço, verifique se ele atende a todas as suas necessidades.
Ao contratar um seguro desse tipo, é comum que as pessoas tenham determinadas dúvidas, como: quem pode contratar, a quais serviços tenho direito, se vale a pena fazer um seguro viagem anual e o que é necessário para contratar.
+ Os melhores seguros viagem, segundo a Proteste
As questões são muitas, mas essa pode ser a melhor opção para quem tem de viajar muito durante todo o ano.
Quem pode contratar o seguro de viagem anual?
O seguro de viagem anual pode ser contratado por qualquer pessoa e não tem limite de idade. Sua cobertura abrange os 365 dias do ano.
Mas vale ressaltar que, dependendo do tipo de plano contratado, é preciso ter noção do tempo máximo que cada viagem pode ter.
Em alguns, a estadia em outro país pode se estender até, no máximo, 30 ou 60 dias de duração. Em outros, há uma cobertura mais ampla.Esse período varia de acordo com o plano contratado.
Esse tipo de serviço não é recomendado para quem fará uma viagem longa. Nessas situações, em que for ficar mais de dois meses fora, o ideal é que o cliente contrate um seguro convencional.
É importante lembrar que o seguro anual vale para qualquer lugar do mundo.
E a maioria dos planos que são oferecidos pelas empresas estão de acordo com as exigências dos países.
Sendo assim, você não precisará se preocupar na hora de escolher o destino da sua viagem.
+ Conheça o novo seguro viagem Santander
Principais coberturas e assistências
Todo seguro de viagem realiza cobertura e assistências para determinados imprevistos que podem acontecer durante toda a viagem.
A mesma coisa acontece com o seguro de viagem anual. A cobertura pode variar de acordo com o plano, mas de modo geral pode abranger:
- Assistência jurídica/financeira;
- Assistência médica, odontológica e farmacêutica;
- Cobertura para doenças preexistentes, prática de esportes e assistência gestante;
- Invalidez total por acidente durante a viagem;
- Morte ou doença grave de um membro da família;
- Seguro por extravio ou dano de bagagem e problemas relacionados aos voos;
- Translado médico;
- Translado de corpo e cobertura por óbito;
- Invalidez total por acidente durante a viagem.
Vantagens e desvantagens do seguro de viagem anual
Contratar um seguro viagem anual tem inúmeras vantagens. Mas também tem algumas desvantagens ou ressalvas.
Para te ajudar a entender se vale a pena ou não solicitar um, separamos alguns prós e contras. Confira!
Vantagens
- Como já foi dito anteriormente, para contratar um seguro de viagem anual não é necessário ter limite de idade e nem são cobradas taxas extras.
- O atendimento é 24 horas por dia, e a cobertura é válida para países de todos os continentes.
- Maior economia, já que quando se contrata seguros individuais os preços variam de acordo com o destino, a data da viagem e outros fatores.
- Retornou de viagem? Tudo aquilo que você utilizou em termos de cobertura é zerado e você poderá utilizar novamente na próxima.
Para te ajudar a entender melhor, vamos a um exemplo: você contratou um seguro que oferece uma cobertura de 60 mil euros para despesa médica hospitalar.
+ Seguro viagem barato: dá para conseguir?
Viajou para a Europa e necessitou usar o seguro por conta de algumas dores. Você foi ao hospital, realizou exames e comprou medicamentos.
Com isso, acabou utilizando parte do seguro. Mesmo assim, em sua próxima viagem você terá novamente os 60 mil para usar.
Desvantagens
- Se você viajar pouco, poderá gastar mais do que gastaria contratando planos individuais. Nesse caso, o melhor é contratar um plano convencional.
- Os planos oferecidos abrangem viagens de até 30 dias. Depois desse prazo, você deverá voltar para a cidade de origem se quiser continuar usufruindo do seguro viagem anual.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!
*Colaboração: Isabella Mercedes