Início Notícias Finanças Pessoais Seguro fiança: o que é e como funciona

Seguro fiança: o que é e como funciona

5
(1)

Você já escutou falar em seguro fiança? Sabe o que significa e como funciona? Então, calma, pois o FinanceOne te explica. Esse tipo de seguro é utilizado para quem quer alugar um imóvel.

Neste caso o que acontece é que locador precisa de uma garantia de que o inquilino irá cumprir com as obrigações, como o pagamento do aluguel.

Entese, o seguro fiança substitui o fiador para aquelas pessoas que não têm um. Mas o que é o seguro fiança, de fato?

Ele funciona como se fosse uma mensalidade paga pelo inquilino que não tem um fiador. Além disso, tem como função cobrir todos os custos que surjam caso o aluguel não seja pago.

seguro-fiança
O seguro fiança tem vantagens tanto para o inquilino quanto para o proprietário

Além disso, há uma outra vantagem. Ela está ligada ao fato que esse tipo de seguro também oferece a cobertura total de possíveis despesas, como danos causados ao imóvel. Além de encargos, multas e até mesmo as taxas de rescisão.

Vale destacar, ainda, que o seguro fiança é regulado por normas específicas, incluindo a Lei do Inquilino, que define e limita as garantias de locação.

As regras gerais do seguro foram estabelecidas pela Resolução nº202, de 2008, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Entenda como funciona o seguro fiança

Agora que você já sabe o que é um seguro fiança, está na hora de saber como ele funciona. Assim como no seguro de um automóvel, nesse tipo de seguro você também pode escolher complementos para a cobertura do imóvel.

Dessa forma, existe uma possibilidade de abranger o condomínio e o IPTU, por exemplo. O seguro fiança pode ser considerado mais interessante que um fiador porque estabelece uma maior segurança para ambos os lados.

Isso porque quando é utilizado um fiador, se pede o valor de três aluguéis para a cobertura de possíveis prejuízos. Logo, se o imóvel for danificado e o inquilino não tiver como pagar, o proprietário irá usar o depósito caução para cobrir os gastos.

Porém, se o valor da perda for maior que o deixado em caução, o dono do imóvel terá que arcar com todos os gastos. Agora, com o seguro, a garantia é muito mais sólida para o proprietário, até mesmo caso o condomínio não seja pago pelo inquilino.

Nesses casos, o proprietário ainda é cobrado pela administração do imóvel e tem que assumir mais esse gasto.  

Ter um seguro para a casa
Ter um seguro para a casa é ideal

Quem contrata o seguro fiança: proprietário ou inquilino?

Leu essa pergunta e ficou em dúvida também? Normal, poisessa é uma pergunta comum para quem está pensando em contratar esse tipo de serviço.

Como o proprietário exige uma determinada quantia que seja apresentada, quem contrata o seguro é o inquilino. O seguro pode ser realizado tanto por pessoa física quanto jurídica. Mas, há um ponto importante a ser destacado.

A única diferença é na documentação que é exigida, que varia dependendo do regime de contratação do profissional ou do tipo da empresa. Normalmente, para pessoas físicas os documentos são uns e para jurídicas há mudanças.

Pessoa física

-> Identidade;

-> CPF;

-> Cópia do Imposto de Renda;

-> Cópia dos três últimos recibos de aluguel (caso já resida no imóvel);

-> Comprovante de rendimento.

Pessoa jurídica

-> Contrato social;

-> Cópia do Imposto de Renda;

-> Balanços e balancetes dos dois últimos exercícios.

Conheça as vantagens do seguro fiança

Para esse tipo de serviço ser considerado bom, ele precisa atender às necessidades de ambos os lados, inquilino e imobiliária.

Confira abaixo algumas vantagens para cada um dos envolvidos no seguro fiança.

► Inquilino

  • Dispensa a busca por um fiador;
  • Maior agilidade na aprovação do contrato;
  • Evita o desembolso imediato do seguro;
  • O valor a ser pago pode ser parcelado;
  • Existe o desconto progressivo na renovação do seguro;
  • Algumas seguradoras oferecem coberturas extras para os inquilinos;
  • Possibilidade de assistência jurídica da seguradora;
  • Maior rapidez no recebimento do valor do aluguel do imóvel pelo seguro;
  • Garantia da locação até o término do contrato;
  • Elimina o risco de fiadores profissionais;
  • Cobertura adicional de danos de risco ao imóvel.

Imobiliária

  • A análise do cadastro é dispensada e passa a ser realizada pela seguradora;
  • Possibilidade de assistência jurídica da seguradora;
  • A certeza do recebimento do aluguel garante a regularidade no recebimento da taxa de administração do imóvel;
  • Existem vários corretores de seguros especializados no ramo.

Qual é o valor do seguro fiança?

Ficou interessado e quer fazer um seguro fiança? Então, você deve estar curioso para saber qual é o valor desse tipo de serviço, certo? Fica ligado nessas informações a seguir para esclarecer essas dúvidas.

Geralmente, o preço costuma ser de duas a três vezes o valor de um mês de aluguel do imóvel. Mas, é importante destacar que essa é uma informação bem relativa e que varia, de caso a caso.

E, diferentemente do cheque caução de aluguel, o seguro fiança não é pago de uma única vez. Pode ser parcelado em 12 parcelas que correspondem a um ano de contrato.

Desse modo, ele precisa ser renovado anualmente, devido aos reajustes que podem surgir. Mesmo com a possibilidade de parcelar o valor do seguro, o inquilino também pode optar pelo pagamento do valor em uma única parcela.

Mas cabe ao corretor fazer essa imediação e verificar se é vantajoso ou não, e se é possível realizar essa alternativa para ambas as partes.

E aí, gostou dessas informações? Este conteúdo te ajudou a conhecer mais sobre o seguro fiança? Então compartilhe com outras pessoas e consulte sempre que quiser o site do FinanceOne para ficar por dentro de tudo sobre o mercado financeiro.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui