InícioNotíciasCarreirasSetembro amarelo: melhore a saúde mental no trabalho com 4 dicas

Setembro amarelo: melhore a saúde mental no trabalho com 4 dicas

5
(1)

O mês de setembro é marcado pelo Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio e de muita importância para a população.

Isso porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa tira a sua própria vida e há mais de 1 milhão de suicídios por ano em todo o mundo.

E esses dados vão muito além quando pensamos na realidade brasileira. O país ocupa a oitava posição entre o ranking dos países com o maior número de suicídios.

Além disso, há estudos que comprovam que vivemos atualmente um período de cérebro pandêmico. Essa condição mostra que o estresse crônico e os longos períodos de confinamento afetaram não só a memória e a concentração, mas fez que com que regiões do cérebro diminuíssem de tamanho.

Todas essas situações afetam de forma muito significativa a nossa relação com a vida profissional. E, querendo ou não, o ambiente de trabalho é uma das causas que afetam a qualidade de vida e a saúde mental das pessoas.

Hoje em dia, é muito comum encontrar pessoas que tenham deixado o seu emprego, priorizando a sua saúde mental.

No entanto, não são todos que hoje em dia podem deixar seus empregos, para dar atenção a sua saúde mental e psicológica.

Pensando nisso, o FinanceOne preparou uma série de dicas que podem ajudar você a melhorar a sua saúde mental dentro do seu ambiente profissional. Para conferir, basta continuar a leitura.

Mas vale lembrar também que nenhuma dessas dicas substituem o auxílio de um profissional da saúde. Por isso, não hesite em procurar!

imagem de uma pessoa segurando um crânio simbolizando saúde mental
De acordo com o INSS, o número de pessoas que solicitaram o auxílio-doença sofreu um aumento de 33,7%

1. Atividades físicas

Antes de mais nada, a atividade física é uma grande aliada para quem sofre com ansiedade e/ou depressão.

Isso porque, no geral, exercícios físicos ajudam a reduzir o estresse e equilibram a produção de hormônios neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a endorfina.

Para isso, aposte em atividades físicas como caminhadas, corridas, bicicleta e outras atividades que possam ser realizadas ao ar livre como parques.

Além de ajudar na saúde mental, as atividades físicas também contribuem para a sua saúde física, melhorando o seu desempenho em áreas como a saúde do sono, a sua disposição no dia a dia e também com a prevenção de doenças.

Atualmente muitas empresas oferecem um incentivo para que seus colaboradores frequentem a academia. Quem sabe o seu local de trabalho não é uma dessas?

Por fim, caso o seu trabalho não ofereça, você pode sugerir uma parceria para o departamento que cuide de gente e gestão!

2. Meditação

A meditação também é uma ótima alternativa para melhorar a saúde mental neste Setembro Amarelo, principalmente para pessoas que sofrem de ansiedade e depressão em um grau leve ou moderado.

Essa prática milenar estimula a redução de perda de memória e a potencialização de autoconhecimento e autoestima de seus praticantes.

E para isso, não é necessário muito tempo. Com 10 minutos diários, a meditação já ajuda e muito com o desenvolvimento de foco em atividades.

Ou seja, uma ótima prática para realizar alguns minutinhos antes de assumir o seu posto de trabalho!

3. Sessões de terapia

Não menos importante, temos a terapia. Nada melhor do que cuidar da sua saúde mental como com um profissional da área, como um psicólogo.

Nas sessões de terapia, você terá alguém que possa te ouvir e te ajudar a lidar com situações que afetam o seu bem-estar e a sua saúde mental.

Muitas pessoas acham que só devem procurar por um psicólogo em situações extremas. Mas, na verdade, o ideal é que você procure antes disso.

Atualmente, existem muitos profissionais que atendem de forma on-line, facilitando a prática em horários livres, como o almoço.

4. Estabeleça seus limites

Por fim, estabeleça seus limites! Com o home office, muitas pessoas passaram a trabalhar por muito mais tempo e precisaram se dedicar muito mais.

Por isso é muito importante que você defina seus horários de trabalho e que pare exatamente no fim de seu expediente.

Vale lembrar que a luta pelo Setembro Amarelo dura o ano inteiro!

Agora que você já sabe como melhorar a sua saúde mental no trabalho, confira também como cuidar da sua saúde financeira durante períodos de crise.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui