Pela quinta vez consecutiva, a taxa Selic foi mantida a 13,75% ao ano por unanimidade do Comitê de Política Monetária (Copom). Com isso, surge a dúvida, quais setores da bolsa se beneficiam com a Selic em alta?
Anúncios
O aumento dos juros tem um impacto sobre as ações, mas existem setores beneficiados no médio e longo prazo.
Leia este artigo completo para ver quais setores são beneficiados com o aumento da Selic e como conseguir investir melhor neste cenário! Vamos lá?
Anúncios
Quais são as ações que se beneficiam com a alta da Selic?
Com a Selic em alta, alguns investidores apostam mais em renda fixa do que em renda variável. Mas, na verdade, existem ações rentáveis com a Selic alta. E mais do que se costuma imaginar.
Por isso, separamos aqui algumas opções para você!
Bancos
Entre as ações que se beneficiam com a alta da Selic, vale a pena se atentar ao setor bancário.
Anúncios
No caso dos bancos, as operações de crédito são aumentadas. Esse spread é definido como a diferença entre os juros pagos pelos bancos e os juros dos financiamentos ou dos empréstimos.
Com isso, as margens de lucro são elevadas também. E é aí que os investidores aproveitam essa oportunidade para pagamento de dividendos.
Importadoras
De forma geral, as importadoras também acabam se beneficiando com a alta da Selic. O motivo é que, com o aumento da taxa de juros, o câmbio também é afetado. Isso ocorre porque os investidores estrangeiros se interessam pelos títulos públicos daqui.
Assim, também é possível diversificar o portfólio e potencializar os ganhos com investimentos nas ações das importadoras.
Varejo
Se você quer saber quais ações que se beneficiam com a alta da Selic, no varejo é possível encontrar algumas alternativas. É o exemplo, por exemplo, das ações da Magazine Luiza.
Contudo, deve-se sempre pensar no médio e no longo prazo quando se trata de ações, sobretudo as de varejo.
Seguradoras
Outra opção para investir são as seguradoras. Elas também se beneficiam com a alta da Selic e merecem atenção.
A vantagem é que as seguradoras usam o dinheiro pago pelos clientes para renderem em CDI, o qual tem, atualmente, um índice atraente e bastante expressivo.
Por esse motivo, as empresas conseguem maior retorno financeiro. Vale a pena conhecer, por exemplo, a BB Seguridade (BBSE3), que acumulou 2022 com alta significativa.
Selic em alta: quando será a próxima reunião do Copom?
Para quem gosta de ficar atento à taxa Selic, já foi divulgado pelo Copom o calendário de reuniões para 2023. Veja abaixo quando ocorrerão os oito encontros previstos:
31 de janeiro e 1º de fevereiro21 e 22 de março- 2 e 3 de maio
- 20 e 21 junho
- 1º e 2 de agosto
- 19 e 20 de setembro
- 31 de outubro e 1º de novembro
- 12 e 13 de dezembro
Quais áreas estão em desvantagem com a alta da Selic?
Agora que você já viu quais são as melhores opções para investir com a Selic em alta, vamos te explicar também em qual setor não está tão bom assim. Nesse momento de alta da taxa Selic, um dos segmentos mais afetados é o da construção civil.
Isso acontece porque, se pensarmos a curto prazo, os juros elevados têm impacto maior sobre o mercado imobiliário e, consequentemente, da procura por imóveis.
E isso vira uma bola de neve, já que o crédito pessoal é essencial para que o setor de imóveis seja aquecido.
Além disso, também há a elevação dos preços dos insumos no setor de construção.
O conteúdo foi útil? Então compartilhe com outros amigos que também querem investir e aproveitar a alta da Selic.
*Colaboração: Mateus Carvalho