Quer ter a certeza de que uma empresa é segura ao contratar os serviços? Então você precisa aprender como consultar CNPJ. É dessa forma que será possível avaliar como anda a situação da empresa em questão, se ela está ativa ou não e minimizar os riscos que você possa estar correndo.
Anúncios
Apesar dessa consulta ser de extrema importância, não são todas as pessoas que sabem como realizá-la. Além disso, há quem pense que não é necessário fazer essa consulta, mas é exatamente aí que mora o perigo.
Isso porque você não sabe se de fato a empresa existe para o Governo Federal e ainda corre o risco de cair em golpes, que estão sempre sendo praticados no mercado.
Anúncios
Mas quando consultar o CNPJ de uma empresa? Quando essa atitude é recomendada aos clientes? É o que você vai descobrir lendo este artigo!
Por que é importante consultar o CNPJ?
Antes de explicarmos o passo a passo para você aprender a consultar o CNPJ, precisa entender a importância dessa atitude. Afinal, como falamos acima, ainda existem pessoas que acham que não é necessário fazer isso.
Além disso, essa consulta pode ser realizada em três situações diferentes, sendo elas: ao realizar negócio com clientes empresariais, antes de acordos com fornecedores e para avaliar o perfil financeiro do seu empreendimento.
Anúncios
Não importa qual seja o motivo para você realizar a consulta, ela sempre será vantajosa.
Dúvida? Veja abaixo alguns dos benefícios que você terá:
- Conferir dados cadastrais atualizados;
- Analisar existência de dívidas anteriores e score positivo;
- Reduzir risco de fraudes e inadimplência;
- Estabelecer acordos mais seguros, alinhados com o perfil do cliente ou do fornecedor;
- Evitar negativações para a sua empresa.
+ Cartão CNPJ: aprenda a como emitir e imprimir o seu – passo a passo
Quem pode e quando é recomendado?
É de extrema importância que você saiba que qualquer pessoa pode consultar o CNPJ de uma empresa. Não existe nenhum requisito que precisa ser preenchido para isso, apenas saber como é o processo.
Mas quando é recomendado que esse processo seja realizado? Em diversos momentos, um deles é para você monitorar o documento da sua empresa para melhorar o perfil financeiro perante o mercado.
Além disso, se você está contratando um serviço, também pode realizar a consulta para saber se a empresa em questão é confiável e definir a melhor forma de pagamento para que ninguém saia perdendo.
Vale frisar ainda que o processo de consulta é simples e ele não só pode, mas como deve ser incluído na política de vendas do seu negócio.
Como consultar CNPJ? Veja o passo a passo!
Agora que você já sabe sobre a importância de se consultar CNPJ e que este processo é bem fácil, chegou a hora de aprendê-lo.
A seguir, confira o passo a passo para realizar a consulta gratuitamente e online:
1º passo: acesse o site da Receita Federal gov.br;
2º passo: faça o seu login no gov.br para iniciar a consulta;
3º passo: autorize a utilização de seus dados pessoais;
4º passo: no campo “Tipo de pesquisa” escolha entre: CNPJ, título do estabelecimento (nome fantasia) ou nome empresarial;
5º passo: digite as informações no campo de busca e clique em “Pesquisar”.
Pronto! No resultado aparecerá a empresa procurada e se a sua situação está ativa.
Há outra forma de consultar CNPJ?
Também dá para realizar a consulta de CNPJ pelos sites dos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, este não é um serviço gratuito e você terá que contratar um plano para ter acesso a mais funções dentro do site.
O processo é bem simples: basta fazer um cadastro, realizar a contratação e poder realizar as consultas quando quiser. O Serasa é um dos que oferecem este serviço.
De acordo com a empresa, o cliente pode contratar créditos e ainda definir o tipo de pesquisa conforme as suas necessidades de negócio. A empresa dá, ainda, relatórios mais simples e completos, com informações societárias, de protestos, cheques devolvidos e outros dados.
Gostou de saber como consultar CNPJ? Então complemente sua leitura e saiba qual é a diferença entre um MEI e um profissional liberal.