Início Notícias Mercado Cambial Sites e apps para comprar moeda que você deve conhecer

Sites e apps para comprar moeda que você deve conhecer

5
(1)

Viajar, hoje em dia, sem o auxílio da tecnologia é quase impossível. Há aquelas viagens em que você vai justamente para se afastar de aparelhos tecnológicos em busca de paz interior.

Na maioria dos casos, entretanto, esse auxílio é mais que bem-vindo. Serve desde pesquisar e comprar a passagem, verificar as avaliações dos passeios, abrir um mapa e até consultar os sites e apps para comprar moeda.

A viagem já começa com a pesquisa do destino e das passagens. Sabia que é possível viajar quase sem gastar com a passagem aérea? Nesse caso, estamos falando dos programas de milhas.

São programas de relacionamento das companhias aéreas, em que a cada viagem realizada é possível acumular milhas e, posteriormente, trocá-las por outras passagens. É possível também acumular pontos com o uso do cartão de crédito, por exemplo.

Maneiras são o que não faltam para economizar na sua viagem. Falando nisso, você sabe como viajar barato? Uma dessas maneiras é ficar atento às regras de seu bilhete aéreo.

E evitar também pagar pelo excesso de bagagem, que faz encarecer ainda mais as viagens, principalmente as internacionais. Na hora de fazer câmbio, há sites e aplicativos também que ajudam a comprar a moeda.

A primeira dica é: acompanhe a variação da moeda. Se você já está com a viagem marcada ou planejada, verificar todos os dias o valor da moeda ajuda a conseguir comprar pelo melhor valor. Assim, você não gasta tudo de uma única vez e com um preço maior.

sites e apps para comprar moeda
Entre os principais sites e apps para comprar moeda, está o do Banco Central, com o aplicativo Câmbio Legal

Sites e apps para comprar moeda

O Banco Central do Brasil é responsável por garantir um sistema financeiro sólido no país. As taxas de câmbio e informações sobre compra e venda de moedas oficiais podem ser todas consultadas no portal da instituição.

Além das consultas em seu site, o BC lançou um app para auxiliar no câmbio. Chamado de Câmbio Legal, o aplicativo está disponível tanto para aparelhos com sistema Android como iOS.

Através do app é possível encontrar os locais para fazer câmbio pelo país. As informações são das instituições que foram autorizadas pelo Banco Central a operar câmbio.

Essa aplicação serve tanto para turistas brasileiros em viagem ao exterior como turistas estrangeiros no Brasil. Os serviços do aplicativo incluem a conversão de moedas, histórico das cotações, consulta do custo total, entre outros.

Na opção Próximos, é possível localizar as rotas para o ponto de câmbio desejado. Você ainda pode usar os Favoritos para marcar seus pontos. A Consulta VET é para consultar o custo total das operações realizadas.

Há ainda a Conversão de Moedas, com 160 opções cadastradas, e as Taxas de Câmbio, para verificar o histórico de fechamento em um determinado período.

Outro site e app para comprar moeda

Outra plataforma para comprar moeda é a TransferWise. A plataforma permite às pessoas enviarem dinheiro ao exterior com o menor custo possível. Ainda assim, o câmbio tem pequenas comissões, que estão explícitas.

A TransferWise foi criada por Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann. A ferramenta destaca que é 8x mais barata transferências e remessas de dinheiro ao exterior.

Conforme eles explicam, é uma transferência entre contas nos países.

“Transfira o seu dinheiro para a nossa conta bancária no seu país. Nós fazemos a transferência da nossa conta bancária para o seu beneficiário, no país dele, usando o câmbio médio de mercado”, diz a empresa em seu site.

Melhor Câmbio é mais uma opção de sites para comprar moedas

O Melhor Câmbio é considerado um dos sites mais populares existentes no mercado para realizar pesquisas de cotação de moedas estrangeiras. A ferramenta também está disponível como aplicativo tanto para iOS quanto Android.

Por meio da plataforma é possível saber as instituições que realizam câmbio na sua região. Ainda é possível filtrar os resultados pelos que oferecem a melhor preço para a moeda desejada naquele momento. 

dicas cambio
Existem diversos sites e aplicativos para você encontrar moedas estrangeiras

Se você realizar uma busca para comprar dólar no Rio de Janeiro, aparecem 21 opções de lojas de câmbio. Vale ressaltar que o Melhor Câmbio é somente uma plataforma de buscador de preços de moedas estrangeiras.

O site ainda informa o telefone e o site de cada empresa para que o consumidor possa entrar em contato com a instituição escolhida e conclua a operação.

Sendo assim, é importante frisar que existe o risco de na hora da compra, o preço da moeda não ser o mesmo que o da cotação. E isso acontece devido a instabilidade do mercado cambial. 

Além disso, o buscador conta com a função “faça uma oferta”, no qual é possível informar o valor que você quer pagar na cotação da moeda. E ao informar o preço, as corretoras irão avaliar se querem ou não fechar negócio.

Ainda é possível saber quais as chances de você conseguir fechar o negócio e em quanto tempo as empresas costumam responder.

O FinanceOne também tem um conversor de moedas com base em dados diários fornecidos pelo Banco Central do Brasil. Confira!

Economizar com o câmbio em uma viagem

O que é certo é, se você quiser economizar com o câmbio, há maneiras seguras de fazer isso. A primeira dica de segurança é sempre fazer o câmbio em um lugar registrado. Você não quer correr o risco de pagar por moeda falsa, certo?

Além disso, para economizar com o IOF, dinheiro em espécie é sempre a melhor forma. Se esse valor ultrapassar R$10 mil, entretanto, deve ser declarado à Receita Federal no momento da viagem.

Muito cuidado também com o cartão de crédito! Sim, o valor da moeda será o do dia em que a sua fatura é fechada e não no dia da compra. Então, se for um momento de grande instabilidade cambial, isso pode fazer grande diferença.

Além disso, incide o valor de 6,38% referente ao IOF. Há também os cartões pré-pagos, em que você paga o IOF quando você “recarrega”.

O importante é ficar atento e tomar cuidado ao viajar, pensando sempre em um plano B. Afinal, dinheiro pode ser perdido ou roubado se você não ficar atento, ou até mesmo acabar no final da viagem.

O cartão de crédito pode ser bloqueado se você esquecer de avisar ao banco. O importante é fazer um bom planejamento com antecedência para prever as situações fora da rotina.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...

Descubra 5 ferramentas semelhantes ao PIX

Pagamento via QR Code, transferências rápidas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias na semana: o Pix é...

Como calcular quanto você precisa de renda extra

Em tempos de crise econômica, conseguir uma renda extra se torna o objetivo de muitos profissionais. No entanto, algumas pessoas não conseguem...

Como reclamar uma cobrança bancária indevida

Uma das maiores reclamações de consumidores com relação às instituições financeiras é a cobrança bancária indevida. Esse ainda é um problema recorrente, mas que...

4 vantagens do Open Banking para clientes e empresas

Antes de descobrir quais as vantagens do Open Banking para clientes e empresas, você precisa saber o que é essa nova realidade...