7 dicas para viajar mais barato em 2023

0
3548
Mulher sorrindo com mala no aeroporto
5
(1)

Com a proximidade dos últimos meses do ano, todos começam a se perguntar: o que posso fazer para conseguir viajar barato neste fim de ano? Embora pareça uma tarefa difícil em 2023, é sim possível. 

Anúncios

Basta um pouco de planejamento e saber algumas dicas fundamentais para cortar os custos. Além disso, é importante pensar estrategicamente sobre destino, temporada, passagens aéreas e se há alguma festividade importante no período escolhido, tais como natal e ano novo. 

7 dicas para conseguir viajar mais barato

Viajar barato pode ser possível se você seguir algumas dicas:

Anúncios

  1. Reserve com antecedência

Se você reservar seus voos e acomodações com bastante antecedência, é provável que encontre preços mais econômicos. 

Além disso, algumas companhias aéreas e hotéis oferecem descontos para reservas antecipadas. Apenas certifique-se de que há cancelamento gratuito e quais são as condições, para o caso de haver imprevistos. 

  1. Viaje na baixa temporada

Evitar viajar durante as temporadas de alta do turismo aumenta as chances de encontrar melhores preços em voos e acomodações.

Anúncios

Para saber a época mais barata para viajar, primeiro escolha o destino e pesquise quando o local costuma ser mais frequentado por turistas. Vá contra o fluxo. 

  1. Procure ofertas

Existem muitos sites e aplicativos que oferecem descontos, como o Skyscanner para passagens aéreas, o Hotel urbano para hospedagens e vários outros. 

Essas plataformas oferecem promoções especiais em voos, acomodações e atividades turísticas. Procure em vários sites para encontrar a melhor.

  1. Compare preços

Não fique com o primeiro preço que encontrar. Compare em diferentes sites para encontrar a melhor oferta.

Se estiver pesquisando com antecedência, isso será ainda melhor pois te dará tempo de checar várias vezes. 

  1. Considere acomodações alternativas

Se você procurar por acomodações fora dos hotéis tradicionais, poderá encontrar opções mais econômicas. Por exemplo: hostels, albergues, pousadas ou quartos no Airbnb.

Porém, certifique-se de estar se acomodando em lugares confiáveis e que ofereçam infraestrutura adequada em casos de emergência, como incêndios e alertas de segurança. 

  1. Economize no transporte

Use o transporte público em vez de táxis ou veículos de aluguel. Se viajar em grupo, pode considerar compartilhar um carro ou alugar uma van para economizar no transporte.

Além disso, algumas cidades turísticas possuem atividade tão concentrada, que é possível fazer tudo a pé se você planejar um roteiro adequado. 

  1. Coma como um local

Em vez de comer em restaurantes turísticos todos os dias, procure lugares onde os locais comem. Além de economizar dinheiro, você poderá experimentar comidas autênticas e a cultura local.

Como economizar nas passagens e hospedagem?

Se a sua intenção é uma viagem de avião, buscadores como o Skyscanner permitem monitorar o preço das passagens nos sites das principais companhias aéreas. Esta é uma excelente saída para viajar mais barato. 

Se a sua rota é pela rodoviária, o Clickbus é uma opção para buscar os melhores preços, além dos sites da própria rodoviária da sua localidade. A maioria delas permite realizar filtros por preço e até comparar. 

Para hospedagens, o Booking e a maioria dos sites de reserva de hotéis permitem realizar filtros de acordo com o preço. Além disso, muitas reservas não exigem um cartão de crédito, permitindo o pagamento na sua chegada sem os juros. 

É importante checar se o pacote escolhido possui cancelamento gratuito. Geralmente é definido um limite, até determinada data anterior à viagem. 

Mas fique atento ao que você vai reservar: veja se há cobrança a qualquer momento antes do check-in, se há taxa para cancelamento da reserva, se o café da manhã está incluso, por exemplo.

O AirBnb é uma excelente opção em termos de economia, pois é possível encontrar acomodações mais acessíveis. Sempre verifique a reputação do anfitrião e todas as características da acomodação para não ser pego de surpresa. Alguns espaços podem ser compartilhados. 

Cuidados ao fazer a sua reserva em sites de hospedagem:

  • Verifique a reputação do site;
  • Veja o que outros hóspedes estão falando sobre a acomodação escolhida;
  • Cheque condições de pagamento e cancelamento gratuito;
  • Confirme todas as condições da hospedagem: se tem café da manhã incluso, qual estrutura o quarto oferece, se tem cozinha ou não etc.
Três mulheres em uma estação de trem utilizam máscaras faciais e uma delas segura uma mala de viagem
Brasileiros podem viajar mais barato com planejamento e pesquisa

Como viajar barato em destinos no Brasil?

Apesar da inflação, também é possível viajar barato dentro do Brasil. A alta do dólar, aliás, faz com que a maioria dos destinos aqui sejam mais econômicos. 

A principal dica é escolher os lugares certos. Recentemente, a CNN Brasil listou estes 15 destinos baratos no país:

  • Maragogi, Alagoas
  • Canoa Quebrada, Ceará
  • Natal, Rio Grande do Norte
  • Porto Seguro, Bahia
  • Ubatuba, São Paulo
  • Ouro Preto, Minas Gerais
  • Foz do Iguaçu, Paraná
  • Gramado e Canela, Serra Gaúcha
  • Cabo Frio, Rio de Janeiro
  • João Pessoa, Paraíba
  • Florianópolis, Santa Catarina
  • Socorro, São Paulo
  • Curitiba, Paraná
  • Brasília, Distrito Federal
  • Vitória, Espírito Santo

O conteúdo ajudou? Então compartilhe as dicas com seu companheiro de viagem! 

Leia também:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui