
As pessoas cadastradas no Bolsa Família vão receber cartões de débito para conseguirem sacar o benefício. O novo cartão Bolsa Família conta com a função de débito, o que permite realizar compras em lojas e mercados, além de operar contas-poupança para recebimento das parcelas.
“O cartão de débito vai facilitar movimentarem as contas e garante a bancarização, porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital aberta pela Caixa. Então nós vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos, pagamento em mercados, então a ideia é essa: facilitar pra que ninguém fique na fila”, disse Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica.
Quer saber como solicitar o novo cartão do Bolsa Família? Então continue a leitura deste texto!
Como solicitar o cartão do Bolsa Família 2023?
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, também conhecido como MDS, é o responsável pela distribuição do novo cartão Bolsa Família.
Segundo o governo federal, a emissão será automática na titularidade de cada pessoa beneficiária, logo, não há a necessidade de fazer as solicitações para o novo cartão do Bolsa Família 2023.
Além disso, o governo e o MDS informaram que enviarão o novo cartão do Bolsa Família para o endereço informado no CadÚnico. Por isso, deixar o cadastro atualizado é essencial.
Em alguns casos, no entanto, pessoas que moram em áreas de difícil acesso podem acabar não recebendo o novo cartão do programa. Nessas situações, a recomendação é que os Correios entreguem o cartão na sede ou deixe na agência Caixa Econômica mais próxima.

Como vai funcionar o novo cartão do Bolsa Família?
Os beneficiários que receberem o novo cartão do Bolsa Família e os beneficiários de outros programas sociais poderão usá-lo para fazer compras em débito automático.
Além disso, será possível fazer até dois saques por mês, de parte do saldo ou do saldo completo da parcela do benefício, na Caixa ou em bancos 24h.
Os serviços gratuitos do novo cartão e da poupança social ficam assim:
- dois saques por mês em terminal de autoatendimento, casa lotérica ou correspondente e bancos 24h
- três transferências por mês, para contas de outros bancos
- transferências ilimitadas para contas da Caixa
- transferências e recebimentos ilimitados via Pix no Caixa
Onde posso me cadastrar no Bolsa Família?
Para se inscrever no programa Bolsa Família é necessário ir até um posto de atendimento do CadÚnico da sua cidade. Ter o cadastro no CadÚnico é pré-requisito, mas não garante de imediato no benefício.
Para ter direito ao valor do novo Bolsa Família é preciso estar em situação de vulnerabilidade econômica e social. Os requisitos são:
- Apresentar renda per capita (por pessoa) de até R$218;
- Ter os dados atualizados no Cadastro Único;
- Não ter informações divergentes entre as declaradas no CadÚnico e em outras bases de dados federais (em outras palavras, não informar dados errados sobre a composição e situação da família em nenhum cadastro ou plataforma).
Além disso, para receber o Bolsa Família, as famílias precisam cumprir as seguintes contrapartidas:
- Acompanhamento do pré-natal para gestantes
- Manutenção das crianças e adolescentes na escola
- Atualização da caderneta de vacinação com todos os imunizantes previstos no Programa Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
Quer saber mais sobre o programa e as novas regras para conseguir o Bolsa Família 2023? Então leia também: Frequência escolar, vacinação e mais – Conheça as novas regras do Bolsa Família!
Compartilhe este artigo com mais pessoas que precisam saber sobre o benefício!